Se você tá lendo esse texto, provavelmente já teve aquela semana ruim, durante a qual você se pergunta por que seus estudos para as provas de Residência Médica não estão rendendo como deveriam.
Aquela semana em que você não queria estudar nada, muito menos ouvir falar sobre as provas. A semana em que você foi sugado pela Netflix e maratonou tudo que aparecia pela frente.
Sim. Todos nós tivemos essa semana. E tudo bem.
O problema é quando essa semana se prolonga. Quando você termina de assistir àquela série – no meu caso, Game of Thrones – e já avança direto pra Dark.
Daí quando você percebe, tá em um loop de procrastinação e só tem uma certeza: a de que não quer nem saber de estudar.
Essas coisas não podem acontecer.
Pensando nisso, vamos falar nesse post sobre o principal motivo para os seus estudos para as provas de Residência Médica não estarem rendendo. Queremos que você encontre a solução para engrenar de vez na sua preparação.
Parece óbvio, a gente sabe. Mas a verdade é que essa é a principal causa do baixo rendimento nos estudos de muita gente.
Ela pode ser provocada por uma série de motivos. Alguns dos mais frequentes são:
Se sentir perdido em relação ao futuro é um fator determinante para o baixo desempenho. Nos estudos para as provas de Residência Médica, em especial, não saber qual especialidade fazer ou qual instituição escolher são problemas bastante recorrentes.
Sabendo que muitos estudantes vivem esse problema, nos aprofundamos um pouco mais nos 5 programas de Residência Médica mais procurados de São Paulo. Dá uma olhada, quem sabe a gente não te ajuda a decidir!
Mas se seu problema é com a especialidade em si, nada tema! É só dar uma passada no nosso blog e digitar “como é” na barra de buscas. Lá você vai achar uma série de posts que fizemos sobre como é a Residência Médica em diversas especialidades nas principais instituições de São Paulo.
Estamos aqui pra te ajudar, mas lembre-se: é só você quem pode mudar esse panorama!
Esse é um pensamento frequente, e que me incomoda muito. Digo isso porque aqui na Medway acreditamos que a principal competição ao longo do ano é a que você trava contra si mesmo! Pouco importa o que seu concorrente faz. Ele não pode influenciar no seu desempenho.
Um bom primeiro passo para deixar de lado a insegurança é mudar seu mindset. Afinal, pra entrar em uma boa instituição não basta decorar os conteúdos.
Tenho que te lembrar que também existem a Prova Prática e a Entrevista, duas etapas que requerem bastante confiança do candidato.
E lembre-se: “o sucesso é a paz de espírito proveniente da certeza de que você fez o seu melhor”.
Talvez você não espere o que eu vou te dizer, mas a verdade é que independentemente de estar indo bem nas provas e simulados, o medo da reprovação sempre vai existir.
A questão é que, assim como acontece com você, acontece com todo mundo. Portanto, não se preocupe. Isso é normal.
Confesso que eu sempre tive essa noia… e embora não fizesse nenhuma diferença, não conseguia me livrar dela.
Mas, sinceramente? Com exceção dos seus familiares e amigos, ninguém tá nem aí se você vai passar ou não na prova. Portanto, nada mais justo que você também não ligar pra isso.
Nesse caso, novamente, você não é o único.
Não se sinta desmotivado por não conseguir dar conta de todo o conteúdo. Isso não é necessário para sua aprovação.
Nós não fizemos todas as apostilas e mesmo assim fomos aprovados em grandes instituições do país.
Para ter sucesso, é necessário que você saiba como estudar e que tenha prioridades.
Como disse acima, são vários os fatores que podem influenciar no seu desempenho. Mas a maioria deles, você mesmo pode contornar.
Motivação é algo pessoal. Cada um tem uma.
Seja o sonho de fazer determinada especialização ou de trabalhar em um grande centro do país; de voltar a instituição onde você se formou e se tornar professor ou de ter o seu consultório particular em sua cidade natal. Só você sabe a sua.
São esses sonhos que nos levam à frente e nos motivam a passar pelo duro período de preparação para as provas de residência.
Então, apegue-se ao seu sonho e corra atrás dele.
Não tem motivo pra se segurar.
Se quiser se aprofundar mais ainda em tudo isso, dá uma olhada no nosso e-book sobre os 15 Bloqueios que te impedem de ser aprovado na Residência Médica.
Bons estudos!
Capixaba, nascido em 90. Graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e com formação em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) e Administração em Saúde pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Apaixonado por aprender e ensinar. Siga no Instagram: @joaovitorsfernando