Carregando

Concorrência das especialidades clínicas na Unicamp 2022: relação candidato/vaga

Quer continuar a sua residência médica em uma instituição renomada de São Paulo e do Brasil? Então é hora de saber mais sobre a concorrência das especialidades clínicas na Unicamp 2022!

Por aqui, a gente mostra a relação candidato/vaga de cada programa e ainda fala um pouquinho sobre a prova. Afinal, toda informação é vantagem quando se trata de uma das principais universidades do país, certo?

Agora, sem mais conversas e vamos direto ao ponto. Continue a leitura para conferir todos os detalhes que serão essenciais para a sua preparação!

Concorrência das especialidades clínicas na Unicamp 2022: confira!
Concorrência das especialidades clínicas na Unicamp 2022: confira!

Concorrência das especialidades clínicas na Unicamp 2022

Como não poderia ser diferente, o bicho pegou e a concorrência das especialidades clínicas na Unicamp 2022 ficou apertada. Mesmo que de ano para ano esses números mudem um pouco, vale a pena saber o que anda rolando e usar isso como incentivo para a preparação. Veja só o quadro com os números!

Especialidade ClínicaVagasCandidatosCandidato/Vaga
Alergia e Imunologia122,00
Cancerologia Clínica5224,40
Cardiologia6589,67
Endocrinologia e Metabologia47619,00
Gastroenterologia46716,75
Geriatria23015,00
Hematologia e Hemoterapia6589,67
Nefrologia4358,75
Pneumologia2168,00
Reumatologia4225,50

Em 2022, o programa que teve mais inscritos foi Endocrinologia e Metabologia, seguido de perto pela Gastroenterologia. Para a Alergia e Imunologia, a procura não foi tão grande, mas deu para ver que a disputa foi “mano a mano”. Mas à parte de números, a prova da Unicamp foi bem puxada para todo mundo.

O exame rolou em dezembro do ano passado, e teve peso 9 na nota final. Os candidatos tiveram 4 horas para responder às questões, que se direcionaram aos conteúdos de pré-requisito em Clínica Médica.

A segunda fase consistiu na análise de currículo, com peso 1. Ou seja, também foi preciso caprichar nas informações sobre a experiência na Medicina para dar mais um empurrãozinho na nota final.

Bom, nem mesmo essas particularidades fizeram a galera desanimar, não é mesmo? Todo mundo estava bastante firme no objetivo para encarar mais essa etapa da residência médica.

Quem tem medo da concorrência?

É natural, ao acompanhar esses índices, ficar meio inseguro e pensativo sobre seu desempenho na prova. Porém, pense que você já foi muito longe e chegar até esse momento é um privilégio que você também vai conquistar!

Além disso, são só números. Com foco e dedicação, você pode se destacar entre eles, então deixe o desânimo e a ansiedade de lado e se concentre naquilo que realmente importa.

Para te ajudar nessa missão, além dessa breve análise da concorrência das especialidades clínicas na Unicamp 2022, também já destrinchamos o edital da instituição, falamos sobre como é a residência por lá e explicamos um pouco mais sobre a prova. Vale a pena mergulhar nesse material para se preparar ainda melhor.

E pra finalizar o texto sobre a concorrência das especialidades clínicas na Unicamp 2022, vai aí mais uma dica de ouro: a gente ainda tem duas modalidades de cursos preparatórios especiais para você: inscreva-se no CRMedway Online ou no CRMedway Online+Presencial para aproveitar todo nosso conteúdo e estudar com os melhores. Pra cima!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoanaRezende

Joana Rezende

Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina.