Carregando

Concorrência das especialidades clínicas no IAMSPE 2022: relação candidato/vaga

E aí, moçada? Hoje é dia de analisar a concorrência das especialidades clínicas no IAMSPE 2022! Então, se você pretende prestar essa etapa da residência médica na instituição, é bom ficar de olho nesses números.

Confira a concorrência das especialidades clínicas no IAMSPE
Confira a concorrência das especialidades clínicas no IAMSPE

Mesmo que as coisas mudem um pouco de um ano para o outro, eles trazem um excelente parâmetro para saber o que te espera no futuro. Ainda mais em um complexo hospitalar tão famoso e cheio de reconhecimento, com altas exigências e candidatos que chegam de todos os locais do país.

Ou seja, se preparar é indispensável? Portanto, vamos ao que interessa! Confira os dados a seguir e outras informações valiosas que separamos!

Concorrência das especialidades clínicas no IAMSPE

A concorrência das especialidades clínicas no IAMSPE foi bem acirrada, como não poderia ser diferente. Porém, o número de vagas para certos programas, em comparação a outras instituições de São Paulo, se mostrou um pouco maior. Sabendo disso, veja só como ficou a relação candidato/vaga por lá em 2022!

Especialidade ClínicaVagasCandidatosCandidato/Vaga
Alergia e Imunologia231,50
Cardiologia382,67
Endocrinologia e Metabologia59519,00
Gastroenterologia56012,00
Geriatria10585,80
Hematologia e Hemoterapia34314,33
Nefrologia8465,75
Oncologia Clínica2126,00
Pneumologia5336,60
Reumatologia4379,25

Por esse quadro, dá para perceber que a Endocrinologia e Metabologia teve o maior número de candidatos inscritos. Lá atrás, ficou a Alergia e Imunologia. Mas, proporcionalmente, a quantidade de candidatos por vaga se mostrou significativa para a maioria dos programas.

A prova de especialidades clínicas do IAMSPE foi composta por 80 questões objetivas, com peso de 50% na nota final. Ela foi aplicada em janeiro deste ano, e os candidatos tiveram 3 horas e 30 minutos para responder às questões.

Quem se classificou encarou ainda a prova prática, que também tinha 50% de peso na nota final. Ela contou com questões de caráter prático e aconteceram no mesmo dia da prova teórica, mas em outro turno.

Ufa! Um processo seletivo bastante puxado, não é verdade? Daí a importância de estudar e se dedicar ao máximo para derrubar a concorrência que não espera tantas exigências.

Quem tem medo da concorrência?

Nada de deixar os números te desanimarem! É normal sentir aquela ansiedade básica ao vê-los, mas essa sensação não pode e não deve te dominar. Pelo contrário, entender mais sobre a concorrência das especialidades clínicas no IAMSPE deve servir como incentivo para você continuar a se preparar e tirar esse desafio de letra quando chegar sua vez.

A gente, inclusive, deu muitas dicas por aqui: falou sobre a residência no IAMSPE, destrinchou o edital e ainda contou mais sobre a prova da instituição. Então aproveite para, além de dominar o conteúdo, conhecer melhor a estrutura deste processo seletivo.

Agora, pra cima! Com seu esforço e inteligência, não tem pra ninguém. Mas você pode turbinar seu conhecimento e experiência com a Medway, sabia? Inscreva-se no CRMedway Online ou no CRMedway Online+Presencial e mergulhe de cabeça nesse curso preparatório, com materiais de qualidade e os melhores professores do mercado!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
DjonMachado

Djon Machado

Catarinense e médico desde 2015, Djon é formado pela UFSC, fez residência em Clínica Médica na Unicamp e faz parte do time de Medicina Preventiva da Medway. É fissurado por didática e pela criação de novas formas de enxergar a medicina.