Carregando

Concursos para médicos recém-formados

Para todas as profissões, a estabilidade no emprego é um objetivo importante. Afinal, a gente sabe que a realidade do nosso país não é fácil, concorda? Na Medicina não é diferente, existem muitos desafios no mercado de trabalho e por isso vale a pena descobrir um pouco mais sobre os concursos para médicos recém-formados.

As modalidades e opções são muitas. É possível se dedicar ao serviço público, ao Sistema Único de Saúde (SUS) ou às Forças Armadas. Os salários e propostas também mudam de acordo com o cargo e o programa. Então, o ideal é estudar as oportunidades para entender qual delas se encaixa em seu planejamento de carreira.

Quer entender melhor como os concursos da área funcionam? Segue o fio e acompanhe as dicas desse artigo para saber o que vale mais a pena!

Como funcionam os concursos para médicos?

Primeiro, é hora de conhecer os melhores concursos para médicos recém-formados! Assim, você entende onde pode investir, vantagens e desvantagens. Vamos lá?

Municipal, estadual e federal

O concurso municipal é aquele oferecido por prefeituras ou outros órgãos de saúde municipais. Nem sempre eles estarão abertos para vagas para a prática médica, pode ser também para cargos administrativos.

O esquema é praticamente o mesmo para um concurso estadual. Em ambas as modalidades, você talvez seja encaminhado, depois de aprovado, para uma cidade diferente da que reside. Depois de um tempo trabalhando, pode pedir transferência. Então, é preciso ler o edital com muita atenção para entender os detalhes.

Os dois concursos podem ser efetivos ou simplesmente para um período menor, de 2 ou 5 anos de contratação. Os direitos do médico incluem férias remuneradas, 13º salário, aposentadoria integral e demais benefícios.

Assim como em um concurso federal. Esse tipo inclui instituições e programas do governo como: 

  • Programa Mais Médicos;
  • Rede SARAH;
  • Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares);
  • INSS.

Boa parte das vagas são destinadas para especialidades como Medicina do Trabalho, Medicina da Família e Comunidade, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Cirurgia Geral e Pediatria.

Forças Armadas

Você ainda pode realizar a prova de concurso para se tornar um médico das Forças Armadas. Para isso, além de provas objetivas com 50 questões das áreas básicas da Medicina, encara exames intelectivos, para avaliar aptidões e habilidades mentais, e exames de personalidade, para verificar características de personalidade e motivacionais do candidato.

É fundamental ter também um excelente condicionamento físico, porque você fará um teste específico para isso. As exigências são similares para Exército, Marinha e Aeronáutica. Assim como outros oficiais das Forças Armadas, o médico também sobe de patente de acordo com seu desempenho.

O trabalho não se restringe ao quartel. O profissional atua em ambulatórios, hospitais e policlínicas que pertencem às Forças Armadas, presta atendimento exclusivo a oficiais e familiares, e auxilia a população em missões especiais.

Toda a preparação para esse concurso demanda foco total. Ele é extremamente concorrido, tanto para especialidades quanto para médicos generalistas (caso você não tenha uma residência médica por ser recém-formado).

SUS

Como o SUS é composto por Ministério da Saúde, Secretarias Estaduais de Saúde e Secretarias Municipais de Saúde, os concursos oferecidos por ele são distribuídos em cargos por essas organizações, além de hospitais públicos e UBSs. Todas as contratações de médicos são efetivas.

Aqui também são disponibilizados cargos administrativos. Então, as provas costumam cobrar, além de conhecimentos médicos quando é o caso, disciplinas como Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico e Conhecimentos Gerais de acordo com a área.

A carência de servidores no setor é alta, então os concursos são abertos com bastante frequência. As remunerações geralmente são satisfatórias e essa é uma das melhores alternativas para garantir a tão sonhada estabilidade financeira na Medicina.

Residência médica também é um concurso para médicos recém-formados

Quando se trata de concursos para médicos recém-formados, sim, a residência médica também entra na lista! Embora não seja considerada com essa denominação exatamente, o formato é muito similar, assim como o cálculo da pontuação, a concorrência e as fases e etapas.

A vantagem é que ela é uma especialização. Ao longo do programa, o residente recebe uma bolsa para se manter, afinal, sua prática é considerada como um estágio dentro da especialidade escolhida. Então, ao obter sua certificação, ele sai muito mais preparado para prestar outros concursos, inclusive com a titulação mais alta para pontuar.

Você pode prestar a residência médica tanto em instituições públicas quanto privadas, ou ainda nas vagas oferecidas pelo SUS. São muitas especialidades oferecidas e muitas instituições de referência nacional e internacional, que rendem experiências profissionais incríveis.

Se por acaso você não quiser prestar a residência médica assim que se formar, não tem problema. Desde que você tenha concluído a graduação, qualquer momento é ideal para que você comece a se preparar para as provas e conquiste de vez a vaga que deseja.

Acompanhe a cobertura para a residência médica 2022

E os resultados das provas da residência médica 2022 já começaram a sair! A gente não poderia deixar de fazer uma cobertura completa para nossos alunos e aspirantes a residentes, não é mesmo?

Então, sempre que uma nova prova acontece, a Medway corre para dar dicas de última hora, passar revisões importantes e fazer as correções e comparativos dos gabaritos divulgados. Ou seja, mesmo que você não tenha feito algum processo seletivo para esse ano, essa também é uma ótima maneira de ficar por dentro do que rola nas maiores e melhores instituições do país.

E aí, pronto para a residência médica?

E aí? Pronto para se jogar em concursos para médicos recém-formados? Ou enfrentar o desafio de entrar para a residência médica? A gente tem exatamente o que você precisa para conquistar um ótimo resultado, seja qual for a sua escolha! Temos três cursos Extensivos especiais para todo tipo de necessidade: o Extensivo São Paulo prepara você em 1 ano para todas as provas de SP, o Extensivo Programado oferece 4 cursos em 1 e o Extensivo Base, que é ideal para quem quer começar a se preparar a partir do 5º ano da graduação. Faça sua escolha e venha para o nosso time!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
Ana KarolineBittencourt Alves

Ana Karoline Bittencourt Alves

Catarinense nascida em 1995, criada em Imbituba e apaixonada por uma praia. Formada pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2018, com residência em Clínica Médica pela Universidade de São Paulo (USP-SP 2019-2021) e professora de Clínica na Medway. "Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender" - Paulo Freire.