Conflitos na residência médica: como lidar com os percalços

Conteúdo / Residência Médica / Conflitos na residência médica: como lidar com os percalços

Você é o tipo de pessoa que tem problemas de interação com outras pessoas? Se sim, comece a controlar isso, pois o hospital precisa de um bom ambiente e uma clima pacifico entre seus colaboradores para que os atendimentos ocorram em harmonia. Por isso, vamos te ajudar a lidar com os conflitos na residência médica.

Estamos aqui para te auxiliar com todo tipo de situação e mal-entendido durante seu período no programa de residência médica, afinal, você vai se sair melhor se sua equipe estiver em equilíbrio e funcionando bem, e vamos ser sinceros, sabemos que você não quer ninguém atrapalhando sua experiência.

Por isso, confira modos de lidar com os conflitos na residência médica a seguir!

Principais causas de conflitos na residência médica

Em todo local de trabalho haverá conflitos. São pessoas diferentes lidando com a emoções uma da outra, não tem como fugir disso. Se ambos os lados não compreenderem isso, o clima do hospital e da equipe será afetado. 

Assim, conheça os principais conflitos que você poderá encontrar nos seus anos de residência médica e aprenda a reconhecer os sinais.

Diferenças de opinião

Parece que não, mas é extremamente comum médicos divergirem em técnicas de diagnóstico ou tratamento. No estresse, algumas palavras mais agressivas podem sair de ambos os lados.

O principal a se pensar nessa situação é: ambos querem o bem do paciente. Evite sentir raiva e controle a fúria. Se a diferença de opinião for com outro médico residente, procure um médico superior para ajudar com a discordância. 

Agora, se for com outro médico superior, busque entender a diferença entre os dois. Lembre-se que ele tem mais experiência que você. Se você continuar com uma opinião diferente, siga as orientações pedidas com determinação, pois ele é superior a você na hierarquia do hospital. 

Falta de comunicação

É preciso criar laços profissionais com a sua equipe médica. Evitar conversas por causa de timidez ou por falta de afeição pode atrapalhar na comunicação durante o trabalho, o que pode levar a um deslize e desentendimento na hora do atendimento. 

É comum que nessa situação de falta de comunicação, cada lado jogue a culpa um no outro, resultando em um clima ruim no ambiente hospitalar. Mas, lembre-se de que em um plantão caótico, a equipe precisa estar sincronizada para lidar com a crise da melhor forma.

Não só com os colegas de equipe, mas uma comunicação clara com o paciente pode levá-lo a responder melhor às perguntas na hora da anamnese. Além disso, é importante frisar que a comunicação não verbal também conta e pode deixar o paciente ainda mais confortável com sua presença.

Sobrecarga de trabalho

Como visto na Demografia Médica 2023, a carga horária semanal na residência médica acaba passando da prevista, deixando os residentes muitas vezes sobrecarregados.

Consequência disso é um profissional mais estressado, desfocado e cansado, que pode acabar descontando nos colegas do trabalho involuntariamente ou atrapalhando sua atuação no trabalho. Não se esqueça que os residentes são avaliados pelos seus comportamentos éticos também.

Como lidar com os conflitos na residência médica

É difícil evitar os conflitos sempre. Mesmo você não querendo, alguns deles podem vir direto a você. Sendo assim, o ideal é aprender a lidar com isso, para que os conflitos que cheguem até você possam ser solucionados da melhor forma possível. 

O resultado disso vai ser um clima mais amistoso durante a residência e uma performance melhor na sua atuação profissional!

Mantenha a calma e o respeito

Como disse anteriormente, todos querem o bem do paciente e estão trabalhando com as informações que tem para fazer o melhor. Qualquer divergência de trabalho é comum. Mas é importante manter a calma e o respeito para o bem do paciente, que depende do atendimento, e do restante do ano da sua residência.

Afasta-se no momento que sentir raiva e respire fundo sozinho para poder voltar e conversar com a cabeça mais fria e a racionalidade presente para entender o lado do seu colega.

Ouça todas as partes envolvidas 

Mesmo não te envolvendo, não é nada legal trabalhar no clima hostil de sua equipe. Escute o lado de todo mundo com neutralidade e sem tomar partido. Quem está certo? Não importa, se estiver tudo dentro da legalidade, é resolver o mais rápido possível para não influenciar o trabalho. 

Um bom líder deve ter a capacidade de desvincular as suas vivências e preconceitos pessoais, não deixando influenciar nos casos que vivenciará na equipe. 

Uma boa maneira de resolver isso é usando o formato de feedback. Escute os problemas profissionais de cada lado com atenção e entenda qual é o ponto principal do incomodado, para conseguir resolver da melhor forma. 

Busque uma solução conjunta

Procure uma solução que agrade os dois lados, tente convencer as pessoas do conflito em entender o lado da outra pessoa. Com a possibilidade de atingir o lado empático dos envolvidos, será mais fácil achar uma solução que favoreça e agrade os dois lados da moeda. 

Escute as propostas de mediação e não se envolva, mas procure achar uma solução que você entenda que os ambos os lados vão sair felizes com isso. 

Peça ajuda, se necessário

Observe o ambiente nos próximos dias. Se as fofocas permanecerem ou mais conflitos novos surgirem, tome uma providência. Assim que você perceber que está atrapalhando na qualidade de atendimento dos pacientes do hospital ou clínica, faça o que tem que ser feito. Chame um superior.

Entretanto, nem tudo está ao seu alcance. Se, depois de todas as tentativas, os conflitos permanecerem, fale com um superior que vai dar a atenção necessária para a ocorrência. Afinal, conflitos assim atrapalham o trabalho de toda a equipe e seus resultados.

Agora você já sabe como lidar com conflitos na residência médica!

Ficamos por aqui! Queremos que seu tempo de residente seja o mais produtivo possível, e sabemos que você é capaz de fazer seu nome. Assim, não deixe que os conflitos na residência médica atrapalhem o seu trabalho, certo? 

Está a fim de ser o novo residente? Então, venha conhecer os nossos Extensivos, que darão todo suporte que você precisa para conseguir a tão sonhada aprovação. Teste o Extensivo Medway por 7 dias totalmente gratuitos e conheça todos os benefícios e as ferramentas que vão fazer a diferença nos seus estudos!

DjonMachado

Djon Machado

Catarinense e médico desde 2015, Djon é formado pela UFSC, fez residência em Clínica Médica na Unicamp e faz parte do time de Medicina Preventiva da Medway. É fissurado por didática e pela criação de novas formas de enxergar a medicina. Siga no Instagram: @djondamedway