Carregando

Curso intensivo e extensivo: como se preparar para a residência?

Quando a graduação em Medicina está terminando, é comum surgir a dúvida: como se preparar para a residência? Afinal, há várias possibilidades de estudo, como curso preparatório intensivo e extensivo, on-line e presencial, ou até mesmo organizar os conteúdos por conta própria, o que exige muita disciplina.

Para decidir, é importante avaliar prioridades e demandas. Você prefere ter acesso a bancos de questões e materiais completos para imprimir? O contato presencial com os professores é fundamental ou sua ideia é estudar on-line para ter horários flexíveis? Saiba mais sobre as opções!

Tipos de cursos preparatórios para residência médica

Para ter os estudos direcionados por professores especializados, a melhor opção é fazer um curso preparatório para residência médica. Nesse caso, será preciso escolher entre intensivo, extensivo, extensivo programado e mentoria, nas modalidades on-line ou presencial. 

Curso intensivo

O curso intensivo costuma durar um semestre e dá prioridade aos conteúdos considerados mais importantes e recorrentes. Pela rapidez, é indicado a quem já teve uma preparação prévia, pois funciona mais como uma revisão.

Nem todo intensivo de residência médica condensa os mesmos conteúdos de um extensivo. No entanto, quando bem formulado, pode dar o direcionamento necessário, fazendo o melhor uso possível do tempo escasso e abordando os conhecimentos que fazem a diferença.

Curso extensivo

Como o próprio nome diz, o curso extensivo é mais extenso. Geralmente, tem duração de um ano e é mais completo que o intensivo, pois o tempo maior possibilita a aplicação de mais conteúdos e aprofundamento.  

Entre intensivo e extensivo, essa modalidade pode ser a melhor opção para os estudantes que dispõem de menos tempo, seja por estarem trabalhando, seja por ainda estarem concluindo a faculdade. Afinal, com os conteúdos distribuídos por um ano inteiro, é possível dedicar menos horas por dia aos estudos.

Curso extensivo programado

Além de intensivo e extensivo, há a opção de curso extensivo programado, que tem uma duração ainda maior. Essa modalidade costuma ser direcionada a alunos do 5° ano de Medicina, que querem usar 2 anos para se preparar para as provas de residência.

Com esse tempo extra, o aluno pode se aprofundar em conteúdos que, embora sejam cobrados nas provas, não são prioritários nas outras modalidades. 

Mentoria

Com a proximidade das provas, podem surgir certas dificuldades para focar nos estudos. Isso não é tão incomum e pode acontecer tanto com quem resolveu estudar por conta própria, quanto com quem escolheu entre os cursos intensivo e extensivo. Para driblar esse problema, existe a mentoria.

A mentoria não é focada no conteúdo, mas em orientar sobre organização de conteúdos e gestão de tempo. Além disso, os profissionais envolvidos podem ajudar os estudantes a lidarem com bloqueios psicológicos para o aprendizado de determinadas matérias.   

Curso on-line ou presencial?

Após o isolamento social exigido a partir da pandemia de COVID-19, tornou-se comum disponibilizar todas as modalidades de cursos preparatórios para residência médica on-line. Para escolher entre aulas à distância ou presenciais, é necessário analisar a rotina diária.

Há quem prefira curso intensivo e extensivo no modo presencial, por possibilitar uma maior proximidade física com os professores e os colegas. Isso facilita a criação de laços de amizade e a separação entre ambiente doméstico e de estudo.

No entanto, com um curso on-line, há a praticidade de organizar os horários de estudo de acordo com a rotina. Isso não significa que o aluno seja deixado à deriva, pois, entre os melhores cursos, também há aulas ao vivo e outros tipos de atividades projetadas para manter o engajamento.

Como escolher os melhores cursos on-line

Para escolher entre os melhores cursos on-line, um dos principais fatores a serem levados em conta é o corpo docente. Prefira opções com professores que se disponibilizem a tirar dúvidas e tenham um bom currículo, com passagem por um programa de residência prestigiado.

Também análise a metodologia e a trilha de estudos. Você vai se preparar para um passo importante em sua carreira, por isso é importante escolher um método de ensino e um cronograma que combinem com sua rotina, gerando o melhor aproveitamento.

Outro fator essencial é o material didático, que deve ser atualizado e fácil de consultar em qualquer dispositivo, on-line e off-line. Conteúdos direcionados para as provas de residência, como guias de questões, podem fazer a diferença para a sua aprovação nas principais instituições do país.  

Por fim, observe o histórico de sucesso do curso que você está pesquisando. Prefira uma empresa com conteúdos focados e bons índices de aprovação nas instituições para as quais você vai prestar. Que exemplo melhor para seguir do que o de quem atingiu o mesmo objetivo que você deseja?

Veja como a gente pode direcionar os seus estudos

Agora que você sabe o que deve levar em conta para focar seus estudos, que tal conferir as nossas opções? Aqui, você encontra mentoria, curso intensivo e extensivo com professores qualificados, plantão de dúvidas, aulas ao vivo e tudo o que você precisa para se destacar nos principais processos seletivos de residência.

Para complementar o seu aprendizado sem custos extras, você também pode contar com os nossos conteúdos gratuitos da Academia Medway, como minicursos, guias de residência médica e questões comentadas. Confira e aproveite! 

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
DjonMachado

Djon Machado

Catarinense e médico desde 2015, Djon é formado pela UFSC, fez residência em Clínica Médica na Unicamp e faz parte do time de Medicina Preventiva da Medway. É fissurado por didática e pela criação de novas formas de enxergar a medicina.