Carregando

Curso para prova de título em cardiologia: tudo o que você precisa saber

A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) conta com diversos departamentos especializados e grupos de estudos. Os associados têm acesso a publicações, eventos exclusivos e uma série de cursos voltados para formação continuada, como o curso para prova de título em cardiologia.

Esta é a forma que a SBC encontrou para aumentar o protagonismo dos cardiologistas na Medicina brasileira. A sociedade também defende as políticas de saúde em nosso país e se preocupa em disseminar valores como o conhecimento científico, a ética, a inovação e o cuidado com o paciente.

Quer saber mais sobre o apoio prestado aos médicos dessa especialidade pela SBC e o curso para prova de título em cardiologia? Então, confira mais sobre a instituição e saiba como fazer parte dela no artigo que preparamos para você!

A Sociedade Brasileira de Cardiologia

A SBC é considerada a maior sociedade de cardiologia latino-americana e se encontra na terceira posição entre as maiores sociedades médicas de todo o mundo. Ao todo, são 26 regionais, com a subdivisão de 14 departamentos, o que constitui o caráter de entidade científica nacional.

A infraestrutura da sociedade é ideal para planejar e executar uma infinidade de projetos para beneficiar os profissionais associados. Dessa forma, facilita a troca de informações científicas e mantém todos os profissionais devidamente atualizados e ativamente participantes dos eventos e das propostas da instituição.

O que a SBC faz?

A SBC concentra todos os esforços para transformar e reconhecer a cardiologia como uma ciência que beneficia o paciente. Por isso, se dedica a alguns serviços e ações que visam essa conscientização do médico, além de ajudar a promover mais conhecimento e atualização para a área. Veja só!

Serviços do conselho

A SBC conta com conselhos e departamentos específicos destinados à pesquisa na área e em subespecialidades da cardiologia, como, por exemplo: cardiologia clínica, cardiopatia, cardiologia da mulher, cirurgia cardiovascular, arritmia cardíaca, reabilitação, hipertensão arterial, entre outros.

Publicações

A Diretoria de Comunicações da Sociedade Brasileira de Cardiologia é responsável por editar as revistas Arquivos Brasileiros de Cardiologia (ABC Cardiol) e International Journal of Cardiovascular Science (IJCS). Para completar, ela também desenvolve o Jornal da SBC. As publicações apresentam artigos e matérias científicas da cardiologia nacional e internacional.

Curso da Sociedade Brasileira de Cardiologia

A SBC também promove cursos de aperfeiçoamento para os médicos, como o Curso Preparatório para Título de Especialista em Cardiologia e o TECA 360 – Treinamento em Emergências Cardiovasculares Avançado. 

A cada ano, a instituição desenvolve novas propostas de formação para os associados. Então, vale a pena ficar de olho e aproveitar ao máximo as oportunidades de aperfeiçoamento oferecidas.

Mesmo que você ainda seja acadêmico de Medicina, pode começar a participar dos eventos e do curso para prova de título em cardiologia. Inclusive, essa é uma forma de melhorar seu currículo para a avaliação das instituições de residência médica ou complementar a documentação exigida para o título de especialista da SBC.

Título de especialista na SBC

Por falar nisso, a Sociedade Brasileira de Cardiologia é responsável pela designação para os profissionais que desejam prestar a prova de título para a especialidade. 

O Título de Especialista em Cardiologia (TEC) recebe mais de 1.200 interessados por ano no processo seletivo, desenvolvido pela Comissão de Julgamento do Título de Especialista em Cardiologia (CJTEC).

Para participar, é importante acompanhar as atualizações do edital na internet. Ele é lançado do meio do ano em diante, com datas, horários e demais detalhes importantes para o candidato se preparar. Há chances de mudanças curriculares no edital, por isso, é indispensável ler cada cláusula com atenção.

Para ter uma ideia do que espera na prova, é possível fazer o curso para prova de título em Cardiologia ou consultar as provas anteriores no próprio site da instituição, assim como algumas questões comentadas e outros detalhes do processo. Desse modo, você estuda em casa, de acordo com o conteúdo do teste.

A residência em cardiologia

Caso você opte pela residência tradicional, não tem problema! Ela dura dois anos, com pré-requisito de outros dois anos de curso em clínica médica. Essa experiência prepara o residente para trabalhar na cardiologia clínica geral. No programa, o médico trabalha:

  • em ambulatórios;
  • com interconsultas;
  • na avaliação de métodos diagnósticos;
  • durante plantões;
  • no atendimento de pacientes;
  • no acompanhamento e no monitoramento de UCOs e pós-operatório de cirurgia cardíaca.

O processo seletivo para a residência em cardiologia é bastante tradicional. Normalmente, inclui uma prova prática, uma prova teórica e a análise de currículo, que pode incluir ou não uma entrevista com a banca avaliadora.

Prepare-se com a gente!

Ficou com vontade de fazer essa residência e ingressar no curso para prova de título em cardiologia? Com certeza, você terá muito sucesso nessa jornada, mas se precisar de uma mãozinha, pode contar com a gente.
Ao fazer parte da Academia Medway, você tem acesso a vários conteúdos exclusivos que vão te ajudar a se preparar para as provas de residência de cardiologia e ter um currículo padrão-ouro!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
DjonMachado

Djon Machado

Catarinense e médico desde 2015, Djon é formado pela UFSC, fez residência em Clínica Médica na Unicamp e faz parte do time de Medicina Preventiva da Medway. É fissurado por didática e pela criação de novas formas de enxergar a medicina.