Carregando

Aplicativos para estudantes de Medicina que você precisa conhecer

Que a rotina do estudante de Medicina é extremamente cheia, todo mundo sabe. Estudar tantos conteúdos e acumular uma quantidade tão grande de conhecimentos, mesmo que ao longo de vários anos, é um desafio e tanto. É comum se sentir perdido, não saber direito o que fazer — e isso não é uma fraqueza! Contudo, é importante reconhecer o problema para, então, solucioná-lo. Felizmente, hoje em dia há muitas ferramentas que podem te ajudar nesse sentido: um ótimo exemplo são os apps de celular. Mas como saber quais são, entre tantas opções, os melhores aplicativos para estudantes de Medicina

Vem com a gente!

No post de hoje vamos te mostrar alguns dos apps que julgamos ser mais interessantes para maximizar seu rendimento na graduação, e não só de uma maneira. E mais: no final, ainda temos um bônus que também pode te interessar!

Mas antes, eu tenho um convite pra você, que quer ter uma preparação incrível para as provas de residência médica do próximo ano! Estão abertas as inscrições para a Mentoria 2022, nosso curso que ensina as melhores metodologias de estudo e te ajuda a potencializar seus resultados. Inscreva-se já e bora brilhar na residência!

Vamo lá?

Medscape

Não tem como. A gente sabe que alguns de vocês já devem estar cansados de ver esse nome — até por já termos falado do Medscape quando conversamos sobre alguns apps para te salvar no plantão —, mas não dá pra não ressaltar a importância do Medscape para qualquer médico.

Logo do Mescape, um dos melhores aplicativos para estudantes de Medicina

O aplicativo médico mais baixado do mundo, o Medscape é uma grande rede de dados e informações que dizem respeito aos mais diversos conteúdos médicos. Um de seus destaques, frequentemente mencionado quando se fala no app, é o seu grande “catálogo” de doenças, com explicações aprofundadas dos mais diversos tópicos ligados a cada doença. Uma enorme enciclopédia de enfermidades!

E não é só por isso que consideramos ele um dos melhores aplicativos para estudantes de Medicina, hein? Além desse mundo de informações, o Medscape conta com o chamado Drug Interaction Checker. Basta colocar lá as drogas que você quer checar — o resto ele faz, te mostrando se há interação entre elas e como monitorar essa interação. 

Por fim, no Medscape você tem acesso a notícias e artigos médicos recentes, além de descrições de procedimentos, calculadoras etc. 

Vale notar: todo o conteúdo é em inglês!

Figure 1

Não há dúvidas de que o Medscape é um app muito completo, pelos motivos que mencionamos acima. No entanto, se você está procurando por uma plataforma mais focada no diálogo e na troca de informações e ideias, o Figure 1 é mais uma boa opção entre os aplicativos para estudantes de Medicina que selecionamos.

A premissa é bem simples. Sabe o Instagram? Pois é. No Figure 1, você pode publicar fotos de exames ou patologias para pedir opiniões e discutir casos com outras pessoas, como em uma sala de aula ou clínica. As publicações são separadas por áreas de especialidade, como Neurologia, Psiquiatria e Pediatria, ou partes do corpo. 

Novamente, vale notar alguns contrapontos. No caso do Figure 1, apesar de o aplicativo ser aberto a todos, apenas profissionais de saúde podem, de fato, usufruir completamente do aplicativo, comentando e postando. De qualquer maneira, é gratuito e em português.

Medicamentos

Já que mencionamos aplicativos para estudantes de Medicina com premissas simples, aqui vai mais um que pode ser uma baita mão na roda: o Medicamentos. Até o nome é autoexplicativo!
Basicamente, o Medicamentos, te permite consultar medicamentos, ler bulas, descobrir os genéricos e similares disponíveis onde você estiver. Se você parar para pensar, é uma boa combinação com o Medscape, pois você passa a poder estabelecer ligações entre doenças e determinados remédios. Prescrever remédios passa a ser tiro e queda, né?

E, assim como o Figure 1, o Medicamentos é gratuito, então nem precisa se preocupar com peso no bolso, hein?

CliniCalc

Não se deixe enganar pelo nome: o CliniCalc é mais do que uma simples calculadora médica. Algumas das ferramentas mais destacáveis desse, que também está entre os melhores aplicativos para estudantes de Medicina, são os diversos escores disponíveis, o cálculo de déficit hídrico, o manejo de infusão, a taxa de produção urinária, a variação no sódio sérico, a escala de coma de Glasgow clássica e pediátrica e o cálculo da área corporal.

Além disso, o CliniCalc também possui diversos conteúdos, separados por sistemas orgânicos na página inicial do aplicativo, facilitando bastante a navegação — afinal, não dá pra ficar perdendo tempo procurando as coisas tim-tim por tim-tim, né? 

Anki

Mais um nome que pode ser familiar para alguns, devido à menção que fizemos em nosso post sobre os melhores apps para estudar para a residência, o Anki, por sua vez, é um aplicativo que, apesar de não ser exatamente um aplicativo para estudantes de Medicina, pode ser usado a seu favor, se manuseado corretamente.

Veja bem: o Anki é baseado na memorização por repetição espaçada, uma proposta parecida com a dos famosos flashcards, bastante utilizados por estudantes de diversos ambientes. O Anki faz isso de maneira um pouco mais automatizada, por mais que, inevitavelmente, seja necessário que você monte os cards, o que nem sempre tem um custo-benefício de tempo tão bom. Mesmo assim, vale a dica.

Logo do Anki, outro dos melhores aplicativos para estudantes de Medicina

Pra ser bem resumido: o Anki vai te passar pequenos testes, que funcionam da seguinte forma: se você responde corretamente, ele separa esse teste para que ele seja enviado a você novamente dentro de um período grande de tempo. Caso você erre, no entanto, o teste reaparece mais cedo, para que você seja levado a exercitar com mais intensidade apenas os conhecimentos em que você tem dificuldade, sem perder tempo com conteúdos já aprendidos. Pode ser uma baita ajuda na hora de fazer uma revisão para a prova de alguma matéria ou coisa do tipo, tá pegando a ideia?

Vale notar que, em função de a montagem de cards demandar algum tempo, é importante que cada carta seja o mais simples e direta possível, mas que contenha informações que auxiliem na memorização. Senão, o Anki acaba é te prejudicando.

Além disso, não vai ficar fazendo carta daquele ponto específico da matéria que é mais complexo, mas que tem poucas chances de ser cobrado, né? Enfim!

Bônus: o aplicativo da Medway!

Recentemente, nós aqui da Medway lançamos um app projetado para quem quer passar na residência médica, tanto em 2021 quanto nos próximos anos! Disponível tanto na App Store quanto no Google Play, o Medway Residência Médica, disponível para smartphones Android e iOS, é voltado para os alunos do Intensivo e do Extensivo São Paulo, nossos cursos de preparação para as provas teóricas.

Com mais de 10 mil questões comentadas das principais de instituições de São Paulo — USP, Unifesp, USP-RP, Unicamp, IAMSPE, ISCMSP, SUS-SP e outras —, além até de algumas instituições de outros estados, como UFPR, UFRJ e UERJ, o aplicativo busca te dar o direcionamento necessário para o exame que você quer, sem oferecer soluções genéricas que “funcionam para todo mundo”. Além do filtro por instituição, você pode filtrar as questões por tema e foco, com a possibilidade de marcar questões como favoritas e de fazer anotações sobre elas!

Além disso, o aplicativo da Medway também oferece simulados, com o diferencial de serem simulados originais, específicos por instituição! Toda semana, o aplicativo recebe atualizações, incluindo novos desafios que são publicados no feed.

O app também permite que os alunos se comuniquem de mais uma forma com os professores, podendo tirar dúvidas sobre conteúdos dentro do próprio aplicativo. E é muito simples: ao finalizar a compra do nosso curso Intensivo ou do Extensivo, você já recebe um acesso para o app, com acesso a todos os recursos.

A melhor parte do app da Medway é que você consegue começar a experimentar de graça! Ainda não é aluno do Extensivo São Paulo? Não tem problema! Você pode ter acesso imediato a mais de 3 mil questões, além de poder criar até 3 trilhas personalizadas e acessar provas antigas dos últimos 2 anos de mais de 15 instituições. Clique AQUI para saber mais sobre o aplicativo da Medway e começar a usar!

É isso!

Como dissemos no começo do texto,o estudante de Medicina tem uma demanda de tarefas muito cansativa. Por isso, é importante selecionar as melhores ferramentas para te auxiliar. E não se engane: não existe um entre os melhores aplicativos para estudantes de Medicina que vai resolver todos os seus problemas. A ideia é que você escolha vários, para que eles se complementem, pois cada um traz uma proposta diferente. E opção não falta, viu?

Aliás, se você se interessou pelo app da Medway, vale mencionar que temos vagas tanto no Extensivo São Paulo 2021 quanto no Intensivo São Paulo — todos desenvolvidos pelo nosso time de professores para te oferecer os melhores recursos para chegar nas provas das instituições em que você sonha fazer seu R1 tirando mais do que 80% e pronto para ser aprovado e conquistar sua vaga na residência médica!

Forte abraço!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
AlexandreRemor

Alexandre Remor

Nascido em 1991, em Florianópolis, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP (HC-FMUSP) e Residência em Administração em Saúde no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Fanático por novos aprendizados, empreendedorismo e administração.