Carregando

Dermatologia: saiba tudo sobre a especialidade e as funções

A Dermatologia é uma das especialidades médicas mais conhecidas entre o grande público na atualidade e uma das residências médicas de acesso direto mais disputadas entre os recém-formados em Medicina.

O sucesso da especialidade não está apenas associado ao campo da Cosmiatria e da Estética. Essa área da Medicina cuida de patologias do tecido cutâneo e subcutâneo, abrange as áreas clínicas e cirúrgicas e ainda pode tratar de alguns aspectos das doenças sexualmente transmissíveis que atingem a pele ou os pelos.

O que faz o Dermatologista?

Antes de conhecer as principais funções da área, é importante saber que o médico especializado em Dermatologia não é responsável por cuidar apenas da pele. Ele também diagnostica e trata, de forma clínica e cirúrgica, muitos problemas relacionados às unhas e aos cabelos.

Para explicar mais sobre esse universo, conversamos com Fernanda Rytenband, graduada em Dermatologia pela Unicamp. Ela diz que “é uma especialidade clínica, cirúrgica e cosmiátrica, muito completa. Um médico dermatologista cuida da saúde, do bem-estar e da autoestima a partir do cuidado com a pele”.

A procura pela especialidade no país

Apesar do número expressivo de dermatologistas no país, a procura por esse profissional é crescente em muitas regiões brasileiras, como Nordeste e Sudeste, mas ainda muito centrada nas regiões metropolitanas. 

É de se esperar que problemas que afetam a estética e a autoestima das pessoas das grandes cidades sejam a maior demanda da área, o que, muitas vezes, exige sensibilidade e empatia do dermatologista. Confira algumas atribuições da área abaixo:

  • diagnosticar e tratar cânceres de pele e problemas ocasionados pela exposição excessiva ao sol ou aos produtos químicos;
  • identificar alergias e micoses;
  • ajudar na recuperação de queimados e acidentados;
  • possuir habilidades manuais finas para realizar procedimentos delicados com precisão;

Como é o mercado de trabalho da área?

Quem gosta de uma rotina mais calma e organizada acerta em cheio ao escolher essa especialidade médica, já que grande parte do dia a dia de trabalho é ambulatorial: são atendimentos clínicos, pequenos procedimentos cirúrgicos e tratamentos estéticos que podem ser realizados apenas no consultório.

“O que geralmente atrai os médicos para a Dermatologia é a promessa de uma vida ambulatorial com bom retorno financeiro. Por outro lado, muitos médicos acham que a especialidade é supérflua por atuar na parte da estética também”, afirma Fernanda.

Entretanto, os atendimentos são variados: biópsias, cauterizações, preenchimentos estéticos, quimioesfoliação, exéreses de lesões neoplásicas, crioterapia, pintas com suspeita de malignidade, sudorese excessiva, lipomas e cistos, onicomicoses e outros procedimentos.

O médico que termina a residência em Dermatologia ainda pode prestar concursos públicos para atuar em UBS (Unidades Básicas de Saúde) e hospitais públicos municipais e estaduais.

Como dermatologista, há a possibilidade de migrar para outros ambientes, como centros de pesquisa, empresas particulares e grandes indústrias de cosméticos. Na área da educação, é possível fazer parte da formação de outros médicos em cursos para concursos públicos e residências ou graduações e pós-graduações.

A residência médica em Dermatologia

A Dermatologia é uma especialidade médica de acesso direto, ou seja, é necessário apenas concluir a graduação em Medicina para estar apto a cursar a residência médica na área. Por meio de concursos, você pode ingressar nos programas de residência que oferecem vagas nessa especialidade.

R1

No R1, cercado de desafios e novidades, o cerne dos programas de estudos é a Clínica Médica. Todo o conhecimento teórico-prático visa ampliar os fundamentos e os princípios da Dermatologia, proporcionando ao médico maior familiaridade com as principais ferramentas e os métodos clínicos utilizados.

Sendo assim, durante o R1 de Dermatologia, o residente faz o treinamento para manejo clínico e cirúrgico de doenças cutâneo-mucosas, dos anexos e dos fâneros mais prevalentes.

“O R1 é voltado para clínica médica, com estágios como PS, semi-intensiva, endocrinologia, reumatologia, hematologia, infectologia, enfermaria geral de clínica médica, UBS clínica médica e com alguns poucos estágios na própria Dermatologia.” explica Fernanda sobre essa etapa da residência na especialidade.

R2

Já no R2, o especialista em Dermatologia treina para dominar a utilização dos componentes da abordagem centrada na pessoa. Nesta fase, o residente deve realizar pronto atendimentos dermatológicos, manejar a assistência às doenças nas faixas etárias pediátrica e geriátrica, realizar exames e outros procedimentos.

Além disso, o especialista realiza o treinamento para a avaliação dos nervos periféricos. Assim como das cadeias linfonodais periféricas, os princípios da biópsia da pele, a solicitação de interconsultas com outros especialistas, compreender diagnóstico e tratamento das queimaduras; dominar os princípios básicos de curativos, entre outros.

R3

Chegando ao R3, finalmente, é a hora de consolidar todo o aprendizado, conhecimento, habilidades e atitudes. O estudante deve ser capaz de agir com segurança na realização de exames dermatoscópicos, nas avaliações de complexidade avançadas para diversos procedimentos e na atuação no campo científico.

Passada a etapa da residência, o médico dermatologista pode se embrenhar pelas áreas de atuação da Dermatologia. Uma delas é a Dermatologia Clínica, que busca o diagnóstico e o tratamento de doenças cutâneas.

Além dela, existe a Dermatologia Cirúrgica, que abrange desde as cirurgias básicas até as avançadas e as cosméticas. A Dermatologia Cosmiátrica faz tratamentos e procedimentos estéticos, como lasers, preenchimentos, botox e outros.

Subespecialidades

Uma boa oportunidade é conhecer outras subespecialidades da área. É possível ingressar em áreas como a Hansenologia, voltada para o tratamento de hanseníase, a Dermatopatologia, que aborda a área histopatológica das doenças dermatológicas, entre outras opções de especialização em Dermatologia.

Melhore seu desempenho com nossos materiais!

Como pôde observar, a Dermatologia é uma área que abrange diversos assuntos e proporciona muitas oportunidades para quem sonha com a especialização. Portanto, confira nossos materiais na Academia Medway para ter acesso a conteúdos exclusivos e aprofundar seus conhecimentos. Assim, você vai brilhar nas provas de residência!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
AlexandreRemor

Alexandre Remor

Nascido em 1991, em Florianópolis, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP (HC-FMUSP) e Residência em Administração em Saúde no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Fanático por novos aprendizados, empreendedorismo e administração.