Edital de residência médica do SUS-SP 2021: tudo que você precisa saber

E chegou mais um! Depois dos da Famerp, USP-SP, Unifesp, Unicamp, Santa Casa, Einstein, Unesp, FAMEMA, Sírio-Libanês, USP-RP e IAMSPE (ufa!) agora é a hora de falarmos, finalmente, do edital de residência médica do SUS-SP 2021, maior processo seletivo de residência médica do Brasil. E como você já sabe, estamos aqui pra te passar tudo que você precisa saber!

Então vamo que vamo que seu tempo é precioso! Ao contrário de muitas instituições, o SUS-SP não apresenta grandes mudanças no processo seletivo 2021! Segundo o edital, o concurso deste ano será composto apenas pela famosa prova de múltipla escolha em fase única, que já é tradicional do SUS-SP.

O Hospital Santa Marcelina é um dos mais disputados em várias especialidades do SUS-SP. Vem saber tudo sobre as novidades do edital de residência médica do SUS-SP esse ano
O Hospital Santa Marcelina é um dos mais do SUS-SP. Vem saber as novidades do edital de residência médica do SUS-SP 2021

Como já falamos em outros posts, o ideal é que você leia o edital na íntegra, então é só clicar aqui para baixar e ter acesso a ele por inteiro. Em todo caso, continue com a gente pra ficar sabendo as principais novidades do processo seletivo de residência médica do SUS-SP 2021!

Inscrições para a residência médica do SUS-SP 2021

  • Quando: De 30 de novembro de 2020 a partir das 10h a 14 de dezembro de 2020 até as 23h59
  • Taxa de inscrição: R$ 77,50

Segundo o edital de residência médica do SUS-SP 2021, as inscrições vão ser feitas pela internet, exclusivamente por meio do site da Vunesp, empresa que, na edição deste ano, vai ser responsável pelo processo seletivo, incluindo a elaboração, aplicação, correção da prova de residência médica do SUS-SP e divulgação dos resultados. Você deve lembrar que a Vunesp também é responsável pelo processo seletivo da Unesp, não é? No site da Vunesp, você também vai encontrar o edital de residência médica do SUS-SP 2021 completo e ficar sabendo de outras atualizações ao longo do concurso.

Depois de se inscrever, é só pagar o boleto bancário, que também fica disponível no site da Vunesp, para confirmar sua inscrição. Não vai esquecer da data limite de pagamento, que é até o dia 14 de dezembro, hein? Não vão ser consideradas as inscrições nas quais o pagamento do valor da inscrição seja feito no último dia de inscrição, após os horários limites das instituições financeiras, então cuidado! Não adianta nada ter estudado o ano inteiro pra cair agora por algo tão bobo.

De qualquer forma, você vai poder acompanhar no site da Vunesp se os dados da sua inscrição foram recebidos e se o valor foi mesmo pago – durante e após o período de inscrições.

Vagas das especialidades de acesso direto

ProgramaDuraçãoVagas Previstas
Anestesiologia03 anos102
Área Cirúrgica Básica02 anos134
Cirurgia Cardiovascular05 anos7
Cirurgia Geral03 anos22
Clínica Médica02 anos224
Dermatologia03 anos26
Infectologia03 anos27
Medicina de Emergência03 anos18
Medicina de Família e Comunidade02 anos42
Medicina Física e Reabilitação03 anos4
Medicina Nuclear03 anos7
Neurocirurgia05 anos6
Neurologia03 anos10
Obstetrícia e Ginecologia03 anos138
Oftalmologia03 anos24
Ortopedia e Traumatologia03 anos88
Otorrinolaringologia03 anos19
Patologia03 anos12
Pediatria03 anos114
Psiquiatria03 anos59
Radiologia e Diagnóstico por Imagem03 anos47
Radioterapia03 anos14

Aproveita pra checar também a concorrência da residência médica no SUS-SP 2021 por especialidade aqui no nosso blog!

Prova de residência médica do SUS-SP 2021: o que muda?

Como já comentamos, o edital de residência médica do SUS-SP 2021 trouxe que esse ano o formato de prova tradicional do concurso se mantém: a prova objetiva, de múltipla escolha, em fase única.

Fase única: prova escrita objetiva

  • Quando: 10 de janeiro de 2021
  • Onde: Local a ser divulgado
  • Duração: 5 horas
  • Divulgação do resultado: 29 de janeiro de 2021 (classificação prévia)

O edital de residência médica do SUS-SP 2021 confirma que a primeira fase continua praticamente com a mesma estrutura: 100 questões de múltipla escolha com cinco opções de resposta.

A prova, logicamente, corresponde a 100% da nota, então tem que caprichar! Sugiro que você dê uma olhada no Guia Estatístico que fizemos com os seis focos que mais caem em cada grande área com base em uma análise que fizemos das provas de residência médica do SUS-SP dos últimos cinco anos!

O edital de residência médica do SUS-SP 2021 não divulga o local nem horário da prova – exceto pelo fato de que ela acontecerá no período da tarde –, então fica esperto para a divulgação dessas informações, que vai ser feita por meio da divulgação do Edital de Convocação para Provas, que deve ser publicado no site da Vunesp e no Diário Oficial.

A divulgação do gabarito acontece no dia 12 de janeiro, a partir das 10h. O resultado parcial sai no dia 29 de janeiro, enquanto a classificação final, após a consideração dos recursos, sai só no dia 9 de fevereiro.

Leilão de vagas

Muita gente já sabe, mas não custa ressaltar: com a variedade enorme de instituições que participam do processo seletivo de residência médica do SUS-SP, o método utilizado para definir quem faz residência onde é o tradicional leilão de vagas do SUS-SP, que já explicamos tudo sobre como funciona aqui no blog.

Ao fazer sua inscrição no site da Vunesp, você vai escolher somente a sua especialidade. A escolha da instituição, que vai rolar depois da divulgação dos resultados, é feita com base na classificação final no processo seletivo, com os candidatos mais bem colocados dentro de suas especialidades escolhendo primeiro. Na prática, é realmente um “leilão” de vagas.

E quais são as instituições participantes do leilão, segundo o edital de residência médica do SUS-SP 2021?

O edital define cerca de 50 instituições participantes, que são:

Atenção aos protocolos de segurança para a prova!

Apesar de não ter apresentado grandes mudanças na estrutura da prova, não dá pra ignorar que a pandemia de Covid-19 vai tornar a prova desse ano diferente pra todo mundo. Isso significa que o edital de residência médica do SUS-SP 2021 trouxe uma série de orientações quanto aos cuidados necessários para a realização da prova. Alguns você já deve imaginar, como a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção facial – pois não vai ser permitido permanecer no local de prova sem ela –, distanciamento e higienização das mãos.

O edital de residência médica do SUS-SP 2021 também recomenda que os candidatos tragam sua própria garrafa d’água para uso individual, além de álcool em gel para uso pessoal e máscaras adicionais, de acordo com o período de duração da prova.

Fechou?

Já que você chegou até aqui, que tal checar nosso levantamento dos os hospitais mais concorridos do SUS-SP? Comentamos sobre as instituições mais disputadas das especialidades de Cirurgia Cardiovascular, Clínica Médica, Dermatologia, Ginecologia e Obstetrícia, Neurocirurgia, Oftalmologia e Otorrinolaringologia.

Se esse monte de informação fez surgir aquela insegurança, calma! A gente sabe que a ansiedade bate nessa reta final, mas ainda dá tempo de sobra pra estudar do jeito certo e com direcionamento para ser aprovado na residência médica do SUS-SP e outras instituições que prestar, chegando no dia da prova com chances reais de mandar bem e conquistar a vaga dos seus sonhos!

Bora correr atrás? O Intensivo São Paulo tem provas de residência médica comentadas dos últimos cinco anos, além de aulas direcionadas e guias estatísticos das principais instituições de São Paulo! Abrimos 10 vagas extras do Intensivo São Paulo e agora restam poucas! Corre, pois estão se esgotando!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoanaRezende

Joana Rezende

Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina.