Edital de residência médica do SUS-SP 2022: tudo que você precisa saber

Finalmente chegou quem estava faltando, o edital de residência médica do SUS-SP 2022. Considerado o maior processo seletivo de residência médica do País, se você está aqui, certamente também estava esperando por ele, certo? Então já vai ficando por aqui mesmo, pois vamos contar o que há de mais importante nele, pronto?

Ah, e não se esqueça de acessar o documento completo para ler TODO o edital, hein? Para ver, é só clicar AQUI.

Agora bora para as principais informações do edital de residência médica do SUS-SP 2022.

Inscrições para a residência médica do SUS-SP 2022

  • Quando: De 16 de dezembro de 2021, a partir das 10h, a 22 de dezembro de 2021 até 23h59
  • Taxa de inscrição: R$ 65,00

Segundo o edital de residência médica do SUS-SP 2022, as inscrições vão ser feitas pela internet, exclusivamente por meio do site do Instituto Quadrix, empresa que, este ano, vai ser responsável pelo processo seletivo. Você deve lembrar que o Instituto Quadrix também é responsável pelo processo seletivo da Santa Casa de São Paulo e do IAMSPE, não é? Inclusive já adiantamos aqui no blog para você a notícia sobre a mudança na banca do SUS-SP, tá lembrado?

Depois de se inscrever, é só pagar o boleto bancário, que também fica disponível no site do Instituto Quadrix, ou fazer o pagamento via PIX (siga as instruções do edital) para confirmar sua inscrição. Não vai esquecer da data limite de pagamento, que é até o dia 23 de dezembro, hein? Não vão ser consideradas as inscrições nas quais o pagamento do valor da inscrição seja feito no último dia de inscrição, após os horários limites das instituições financeiras, então cuidado!

Vagas das especialidades de acesso direto

EspecialidadeDuraçãoVagas previstas
Anestesiologia03 anos105
Cirurgia Cardiovascular05 anos7
Cirurgia Geral03 anos98
Clínica Médica02 anos199
Dermatologia03 anos24
Ginecologia e Obstetrícia03 anos128
Infectologia03 anos26
Medicina de Emergência03 anos12
Medicina de Família e Comunidade02 anos38
Medicina Física e Reabilitação03 anos2
Medicina Intensiva03 anos15
Medicina Nuclear03 anos7
Neurocirurgia05 anos6
Neurologia03 anos9
Oftalmologia03 anos19
Ortopedia e Traumatologia03 anos79
Otorrinolaringologia03 anos15
Patologia03 anos12
Pediatria03 anos109
Psiquiatria03 anos53
Radiologia e Diagnóstico por Imagem03 anos47
Radioterapia03 anos14

Prova de residência médica do SUS-SP 2022: o que muda?

Bom, nada mudou em relação ao formato da prova de residência médica do SUS-SP. O processo seletivo continua sendo composto de uma única fase, que contém uma prova objetiva, de múltipla escolha.

Fase única: prova escrita objetiva

  • Quando: 15 de janeiro de 2022
  • Onde: Local a ser divulgado
  • Duração: 4 horas
  • Divulgação do resultado: 28/01/2022 (preliminar)

O edital de residência médica do SUS-SP 2022 confirma que a primeira fase continua praticamente com a mesma estrutura: 100 questões de múltipla escolha com cinco opções de resposta.

A prova, logicamente, corresponde a 100% da nota, então tem que caprichar! Sugiro que você dê uma olhada no Guia Estatístico que fizemos com os cinco temas que mais caem em cada grande área com base em uma análise que fizemos das provas de residência médica do SUS-SP dos últimos seis anos!

O edital de residência médica do SUS-SP 2022 não divulga o local nem horário da prova – exceto pelo fato de que ela acontecerá no período da tarde –, então fica esperto para a divulgação dessas informações, que vai ser feita por meio do Instituto Quadrix.

A divulgação do gabarito acontece no dia 16 de janeiro de 2022. O resultado parcial sai no dia 28 de janeiro de 2021, enquanto a classificação final, após a consideração dos recursos, sai só no dia 3 de fevereiro de 2022.

Leilão de vagas

Já falamos bastante desse assunto aqui, que é sobre a variedade enorme de instituições que participam do processo seletivo de residência médica do SUS-SP, mas vale lembrar que o método usado para definir quem faz residência onde é o tradicional leilão de vagas do SUS-SP, que já explicamos tudo sobre como funciona aqui no blog.

Ao fazer sua inscrição, você vai escolher somente a sua especialidade. A escolha da instituição, que vai rolar depois da divulgação dos resultados, é feita com base na classificação final no processo seletivo, com os candidatos mais bem colocados dentro de suas especialidades escolhendo primeiro. Na prática, é realmente um “leilão” de vagas.

Fechou?

Como já falamos, o processo seletivo de residência médica do SUS-SP é um dos maiores do Brasil, especialmente por reunir uma série de instituições tradicionais e muito concorridas. E se você está afim de fazer a sua especialização em uma delas, tem que estar com esse edital na ponta da língua.

E não precisa subir as paredes, ainda dá tempo de estudar para passar na prova. Com o Intensivo São Paulo você vai poder assistir 40 aulas direcionadas por instituição. Isso significa 40 aulas só do SUS-SP para você dar o gás final e arrasar na prova teórica. Além disso, alunos do Intensivo SP ainda têm acesso gratuito e irrestrito ao aplicativo da Medway, com mais de 10.000 questões e possibilidade de filtrá-las e direcioná-las para o seu estudo.

Bora pra cima?

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoanaRezende

Joana Rezende

Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina.