Especialidades cirúrgicas: qual escolher?

Conteúdo / Residência Médica / Especialidades cirúrgicas: qual escolher?

Todo mundo quer saber o mais cedo possível qual caminho escolher após a graduação. Muitas vezes, primeiro, é mais fácil pensar em especialidades cirúrgicas e clínicas para buscar uma definição mais apurada depois.

Se você tem afinidade com procedimentos cirúrgicos e boa dose de adrenalina no dia a dia, a residência médica nas especialidades cirúrgicas é uma boa opção. Quem planeja virar especialista quer saber quais são as áreas que possibilitam colocar as habilidades em prática.

Por isso, vamos contar detalhes sobre algumas especialidades cirúrgicas da Medicina e explicar sobre as residências que mais envolvem cirurgia, tanto de acesso direto quanto com pré-requisitos.

Especialidades cirúrgicas de acesso direto

As especialidades de acesso direto são aquelas em que o médico pode se inscrever sem ter cursado uma especialidade prévia. Ao final da graduação em Medicina, o candidato já está apto para prestar as provas de seleção para residência médica. Confira as especialidades cirúrgicas, a seguir.

Cirurgia cardiovascular

O programa de residência de Cirurgia Cardiovascular dura cinco anos, com atividades teóricas, práticas e acadêmicas. Ao longo dos diversos estágios obrigatórios, você acompanha cirurgias, ajuda na avaliação de casos diversos e aprende como cuidar dos pacientes na prática.

Para explicar como a residência médica nessa especialidade funciona, conversamos com uma residente da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), que contou diversos detalhes sobre o curso e as atividades realizadas na instituição. Clique aqui para conferir.

Cirurgia Geral

A residência em Cirurgia Geral contempla a formação tanto na área de Cirurgia Geral quanto em Emergência e Trauma. Além disso, uma mudança significativa, discutida pelo CBC (Colégio Brasileiro de Cirurgiões), entrou em vigor em 2019, dividindo dividiu a Cirurgia Geral em duas áreas: Área Cirúrgica Básica e Cirurgia Geral.

Essa divisão foi necessária, pois a Área Cirúrgica Básica é pré-requisito para outras especialidades cirúrgicas, ou seja, o médico interessado deve ser submetido ao processo seletivo da especialidade desejada após os dois anos de cumprimento da carga horária obrigatória do curso.

Já o programa de Cirurgia Geral confere o título de especialista em Cirurgia, permitindo que o médico-cirurgião realize atendimentos ambulatoriais, plantões nas emergências de prontos-socorros e cirurgias eletivas. Isso porque o campo de atuação é bastante amplo e abrange diversas áreas.

Neurocirurgia

A Neurocirurgia é uma especialidade cirúrgica que exige muita dedicação por parte do residente. Apesar de ter acesso direto, para concluí-la, são necessários mais cinco anos de estudos após a graduação.

Para quem deseja adquirir ainda mais conhecimento e desenvolver novas habilidades, com mais um ano, é possível cursar alguma subespecialidade da Neurocirurgia e atuar nas subáreas de Cirurgia de Coluna, Neurocirurgia Pediátrica e Vascular, por exemplo.

Especialidades cirúrgicas com pré-requisito

Algumas especialidades para residência médica em Cirurgia possuem pré-requisitos, ou seja, exigem que outra especialidade seja concluída. Confira algumas delas, a seguir.

Cirurgia do Aparelho Digestivo

A Cirurgia do Aparelho Digestivo cuida de todo esse sistema: esôfago, estômago, vesícula biliar, pâncreas, fígado e extensão dos intestinos. Ela também é responsável por realizar procedimentos cirúrgicos importantes, como hérnias, retirada da vesícula ou tumores malignos.

Cirurgia de Cabeça e Pescoço

A Cirurgia de Cabeça e Pescoço é uma das especialidades médicas cirúrgicas responsáveis pelo diagnóstico, pelo acompanhamento e pelo tratamento dos pacientes adultos e pediátricos portadores de tumores benignos e malignos na região da cabeça e do pescoço.

Hoje, no Brasil, a prevalência do câncer de boca em homens e do câncer de tireoide em mulheres aumenta, colocando o médico-cirurgião de Cabeça e Pescoço em uma atuação relevante, tanto no diagnóstico precoce quanto no tratamento especializado.

Cirurgia Plástica

A Cirurgia Plástica não está atrelada apenas à ideia de reparação estética. A especialidade também cuida da reconstituição de alguma parte do corpo, por meio da retirada ou da transferência de tecidos entre diferentes regiões para reconstruir anatomia e função de algum local acometido por deformidades, congênitas ou adquiridas.

Cirurgia Vascular

A Cirurgia Vascular é uma área da cirurgia que trata dos vasos sanguíneos, de todo o sistema linfático, das artérias, das veias e de tudo que envolve o sistema circulatório e as doenças, como aneurismas de aorta e aterosclerose.

Urologia

A Urologia cuida das doenças do trato urinário de homens e mulheres, assim como do sistema reprodutor dos pacientes do sexo masculino. É uma especialidade que exige a visita ao menos uma vez ao ano, especialmente de homens de meia-idade, de 45 a 50 anos.

Cirurgia Torácica

A Cirurgia Torácica trabalha em colaboração com outros médicos, como pneumologistas e radiologistas intervencionistas, para tratar de doenças da região do tórax e do sistema respiratório, como a parede torácica, a traqueia, os brônquios, os pulmões e as pleuras.

Cirurgia Oncológica

A Cirurgia Oncológica é uma das especialidades essenciais no tratamento do câncer. Ela pode ser realizada sozinha ou em conjunto com outros métodos, como a quimioterapia e a radioterapia, com a atuação de outros profissionais da saúde.

Cirurgia Pediátrica

A Cirurgia Pediátrica é responsável por todo o tratamento clínico-cirúrgico de crianças e adolescentes com doenças congênitas ou não. É uma área bem extensa: o profissional pode atuar em vários sistemas orgânicos, como digestório, respiratório, genitourinário e vascular.

Cirurgia Coloproctológica

A Cirurgia Coloproctológica é uma especialidade bem ampla, que inclui o diagnóstico, todo o tratamento clínico e cirúrgico das afecções benignas e malignas do intestino delgado, dos cólons, do reto e das disfunções do assoalho pélvico de homens e mulheres.

Saiba mais sobre as especialidades cirúrgicas com a nossa ajuda!

Agora que você já está por dentro de quais são as especialidades cirúrgicas, que tal aprender mais um pouco sobre elas? Em nosso podcast Finalmente Residente de Cirurgia Geral na Unifesp, nosso convidado Daniel Haber explica como é a rotina em um centro cirúrgico e dá outros detalhes!

AlexandreRemor

Alexandre Remor

Nascido em 1991, em Florianópolis, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP (HC-FMUSP) e Residência em Administração em Saúde no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Fanático por novos aprendizados, empreendedorismo e administração. Siga no Instagram: @alexandre.remor