Saiba quais são as especialidades menos concorridas no SUS-SP

Conteúdo / Residência Médica / Saiba quais são as especialidades menos concorridas no SUS-SP

Está se preparando para prestar a prova de residência? Tem vontade de começar a atuar no sistema público de saúde? Então, que bom que chegou até aqui! O assunto da vez são as especialidades médicas menos concorridas no SUS-SP!

Ainda que sejam várias instituições vinculadas ao SUS-SP, o que permite mais vagas abertas e atrai mais interessados, alguns programas realmente mostram aquela folga na concorrência. Porém, esse não é um sinal verde para abandonar a rotina de estudos.

A concorrência é um estímulo para você se concentrar ainda mais e sair na frente da galera. Então, continue a leitura e aproveite algumas dicas sobre o processo seletivo.

Entendendo a prova de residência médica do SUS-SP

Antes de falar sobre as especialidades médicas menos concorridas no SUS-SP, vale a pena repassar como a prova funciona. Afinal, ela é um pouco diferente das demais instituições que oferecem programas de residência.

Para começar, são 50 instituições e mais de 700 vagas disponíveis nessa disputa. O processo seletivo para residência médica SUS-SP é de fase única, ou seja, você precisa enfrentar apenas uma prova com 100 questões de múltipla escolha.

Isso significa que a prova de residência no SUS-SP é mais fácil? De jeito nenhum! O conteúdo é puxado, e o nível de dificuldade é alto. Ainda mais pela falta da prova prática, é preciso compensar o desafio de outra forma, concorda?

Em compensação, os temas são considerados um tanto quanto previsíveis, enquanto as questões são objetivas e diretas. Assim, se você estudar com dedicação a partir de outras edições da prova, tem chances de se dar muito bem.

Característica das vagas para o SUS-SP

Importante: o SUS-SP trabalha com um sistema de leilão de vagas. Quanto maior a sua nota final, mais opções de instituições para escolher porque esse processo funciona de acordo com a ordem de classificação por especialidade. Vale olhar os aprovados do SUS-SP para residência médica em 2022.

Você precisa comparecer pessoalmente ao leilão e assinar uma lista para ter direito de escolha. Vale ressaltar que a lista costuma rodar bastante porque, na época em que a prova do SUS-SP é aplicada, muitas instituições já realizaram as provas, os candidatos passaram e fizeram matrícula. Então, fique de olho!

Fique por dentro das especialidades menos concorridas do SUS-SP

Agora, veja quais são as especialidades médicas menos concorridas no SUS-SP na tabela abaixo. Será que a que você deseja cursar faz parte dessa lista? Lembrando que você pode acompanhar a relação completa pelo site do Instituto Quadrix, responsável pelo processo seletivo. 

  • Medicina Nuclear: relação candidato x vaga: 1,57;
  • Medicina Física e reabilitação: relação candidato x vaga: 2,25;
  • Radioterapia: relação candidato x vaga: 2,35;
  • Medicina de Emergência: relação candidato x vaga: 2,88;
  • Medicina da Família e Comunidade: relação candidato x vaga: 2,95;
  • Ortopedia e Traumatologia: relação candidato x vaga: 4,90;
  • Patologia: relação candidato x vaga: 5,16;
  • Pediatria: relação candidato x vaga: 6,20;
  • Radiologia e Diagnóstico de Imagem: relação candidato x vaga: 7,36;
  • Infectologia: relação candidato x vaga: 7,66.

Como você pode ver, a Medicina Nuclear está entre as especialidades médicas menos concorridas no SUS-SP. Em compensação, os números começam a subir com Ortopedia e Traumatologia. Em Infectologia, já apresentam um valor considerável, mesmo abaixo de outras mais populares. Fique de olho!

Agora, você já sabe quais são as especialidades médicas menos concorridas no SUS-SP!

É isso aí! Essas são as especialidades médicas menos concorridas para Medicina no SUS. Como a gente fala e sempre reforça, nada de se distrair e achar que menos gente é sinônimo de menos dedicação.

Se a escolha da instituição na qual você fará residência médica depende da ordem de classificação, esse é mais um motivo para focar nos estudos. Assim, pode escolher primeiro! 

Aproveite a oportunidade de concorrer a uma vaga em uma das especialidades médicas menos concorridas no SUS-SP, planeje seus estudos com dedicação, consulte os editais anteriores e mantenha um cronograma. Certamente, uma dessas vagas será sua! 

Conquiste sua vaga na residência do SUS-SP com a gente!

Agora, você já está por dentro de quais são as especializações médicas menos concorridas no SUS-SP. Porém, não vacile nos estudos! Para ajudar, desenvolvemos um Guia Definitivo do SUS-SP com tudo o que você precisa para a prova e os dias como residente. Vem com a gente conquistar sua vaga!

Ana KarolineBittencourt Alves

Ana Karoline Bittencourt Alves

Catarinense nascida em 1995, criada em Imbituba e apaixonada por uma praia. Formada pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2018, com residência em Clínica Médica pela Universidade de São Paulo (USP-SP 2019-2021) e professora de Clínica na Medway. "Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender" - Paulo Freire. Siga no Instagram: @anakabittencourt