Estudar só por livros e apostilas para residência médica realmente vale a pena?

Conteúdo / Residência Médica / Estudar só por livros e apostilas para residência médica realmente vale a pena?

Estudar por livros e apostilas para residência médica geralmente é a primeira opção de muitos candidatos. De fato, são materiais que trazem um conteúdo completo e podem ser fonte segura de muito aprendizado. Mas será que ficar somente nisso vale mesmo a pena?

É importante lembrar que as informações e as disciplinas se atualizam a todo momento. Ainda mais na Medicina, onde as pesquisas não param e a tecnologia está em constante desenvolvimento. Sem dizer que cada instituição tem uma forma de cobrar o conteúdo, e é preciso se atentar a isso na hora de estudar.

Mas se não for em apostilas e livros, por onde começar? Calma, porque a resposta para isso é mais simples do que você imagina! Continue a leitura e saiba mais.

Estudar só por livros e apostilas para residência médica é suficiente?

Bom, de cara dá para adiantar: estudar só por livros e apostilas não é suficiente! Eles ajudam, é claro, mas só até certo ponto.

Mas, se você parar para pensar, não é à toa que existem vídeo aulas, cursos preparatórios, mentorias, simulados e mais um monte de outras orientações e propostas para que você se prepare para a prova de residência médica. Junto a todas essas possibilidades, os livros serão uma fonte de consulta, mas não uma verdade absoluta.

Sem dizer que cada candidato tem uma forma de aprender diferente, que funciona mais. Nem sempre se sentar e ficar lendo sem parar, na base do decoreba, realmente traz resultados para todos os perfis.

E nem mesmo para aqueles que se identificam com o método. Portanto, é indispensável investir em outras fontes até mesmo para que você se encontre como estudante e consiga perceber a evolução do seu desempenho.

Como posso estudar para a residência médica?

Então, se não for por livros, como é possível estudar para a residência médica? Essas dicas são valiosas para que você encontre caminhos ainda mais ricos do que o simples conteúdo registrado nas páginas. Veja só!

Estude o conteúdo com direcionamento

Primeiro, você precisa estudar o conteúdo com direcionamento. Mas o que isso significa? Simplesmente aprender a priorizar o que é mais importante.

Estudar por livros e apostilas e nada além pode causar um certo senso de urgência que é desnecessário. Não dá tempo de rever todos os capítulos ou repassar todos os tópicos de uma apostila, por mais que você tenha um cronograma rígido ou comece a estudar com antecedência.

Mais tarde, durante a residência médica, você terá a chance de revisar ainda mais coisas na medida em que realiza suas práticas. Então, haverá tempo suficiente para estudar aquilo que não teve espaço dessa vez, principalmente aqueles assuntos pertinentes à sua especialidade.

Além disso, não cai tudo isso na prova, certo? Ou seja, o mais indicado é realmente focar seus esforços no que de fato importa, para que os estudos rendam de verdade.

Inclusive, você pode se direcionar para o conteúdo certo com o Intensivo SP da Medway, sabia? Esse é um curso específico para quem quer prestar instituições do estado de São Paulo. Se esse é o seu caso, cadastre-se na lista de espera do curso para conhecer tudo o que ele oferece e garantir sua chance de se preparar com a gente!

Estude as instituições que você quer prestar

Para que a primeira dica realmente funcione, você deve, também, estudar as instituições que quer prestar. Afinal, como elas costumam cobrar as questões?

E quais são os temas e assuntos mais cobrados na prova? As questões contam com imagens ou costumam ser mais sucintas? Todos esses detalhes serão muito importantes para que você consiga complementar seus conhecimentos.

Você pode puxar na internet as edições antigas das provas e conferir esses detalhes. Ou então, consultar guias estatísticos que mostram com maior precisão as porcentagens de recorrência de conteúdo em cada uma das 5 grandes áreas médicas.

É indispensável, ainda, ler, reler, marcar, grifar e revisar várias vezes o edital. Ele conta com mais do que informações formais de prazos e datas, porque orienta a respeito do que a instituição espera do candidato.

Além disso, para ajudar no estudo direcionado, você pode verificar a bibliografia recomendada pela instituição. Viu só como os livros ainda ajudam, se usados da forma correta?

Faça as questões das instituições

O estudo por questões faz toda a diferença na sua preparação para a residência médica. Aproveite que está com provas de edições passadas em mão e treine bastante a partir delas.

Depois, não se esqueça de contar seus acertos e revisar seus erros. Faça tudo com calma para realmente perceber sua evolução, além de fazer correções que reforçam seu aprendizado sobre os temas mais frequentes da prova.

Outro ponto interessante que o estudo por questões proporciona é o controle do tempo. No dia da prova, você precisará ter muito cuidado com ele, então ao treinar em casa ficará mais fácil avaliar quantos minutos são gastos em cada enunciado.

As questões também são uma ótima maneira de entender o estilo das questões e da própria instituição. Algumas são mais objetivas no enunciado, outras gostam de pegadinhas, outras priorizam imagens e assim por diante. Se preparar para o que vem por aí evita surpresas desagradáveis que possam te desconcentrar na hora da prova.

Participe de simulados

Por último, mas não menos importante, participe de simulados. Alguns contam com professores para comentar as questões e o conteúdo em seguida, o que pode trazer informações preciosas para a sua preparação.

Especialmente, aqueles que são aplicados ou desenvolvidos por cursos preparatórios. Eles já elaboram o teste pensando no que o aluno precisa exercitar e saber sobre a prova, para que os resultados sejam mais efetivos.

Os simulados, além disso, contam com estruturas similares às provas, e apresentam o conteúdo direcionado que você estudou antes. Assim, fica mais fácil entender o que você já domina e o que precisa de uma atenção maior.

Estudar por livros e apostilas para residência médica? Estude pela Medway!

Sim, estudar por livros e apostilas para residência médica é legal, mas estudar pela Medway é muito melhor! Agora que você tem essas dicas à disposição, e sabe mais sobre nosso Intensivo SP, não deixe de se organizar melhor e ampliar suas fontes de estudos para chegar afiado no dia da prova. Quer aprender mais sobre o assunto e pegar outras dicas mais? Saiba como fixar conteúdo na memória para as provas de residência!

AlexandreRemor

Alexandre Remor

Nascido em 1991, em Florianópolis, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP (HC-FMUSP) e Residência em Administração em Saúde no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Fanático por novos aprendizados, empreendedorismo e administração. Siga no Instagram: @alexandre.remor