Guia para escolher entre os melhores cursos online de preparação para residência médica

A gente sempre reforça aqui no blog como a jornada para a residência médica é repleta de decisões. Seja a de qual residência fazer ou onde se especializar, esse é um percurso no qual você sempre vai ter de fazer escolhas, muitas das quais têm de ser feitas desde a preparação para as provas. A própria preparação, aliás, precisa ser pensada com cuidado: fazer cursinho ou estudar por conta própria? Cursinho online ou presencial? Qual o tipo de direcionamento? E quais seriam os melhores cursos online?

Se fazer essas perguntas é essencial para tomar a melhor decisão, porque não existe preparação que funcione pra todo mundo. Portanto, quais as suas demandas? Banco de questões com provas na íntegra? Contato próximo com os professores? Material impresso? Simulados direcionados? Apoio psicológico, calls, preço acessível, cronograma de estudos…? A lista continua. 

A verdade é que a gente sabe que não é fácil racionalizar tudo isso, e muito menos escolher entre os tantos cursos que existem por aí. E é por essa razão que, nesse post, a gente vai falar exatamente sobre isso, passando por todos os pontos essenciais que você precisa levar em conta na hora de escolher entre os melhores cursos online de preparação para a residência médica! Bora lá?

Escolher entre os melhores cursos online pode ser uma tarefa difícil

Os tipos de curso de preparação para residência médica

Intensivo

O nome já diz tudo: é um curso que busca passar os conteúdos de uma forma intensiva, pois o tempo de duração deles é menor. Geralmente, cursos intensivos são semestrais, e vale a pena destacar que nem todos os cursos intensivos vão apresentar os mesmos conteúdos de um extensivo de forma “condensada”.

Há muitos cursos intensivos, especialmente os que aparecem mais na reta final, que tendem a dar prioridade aos conteúdos considerados mais importantes e recorrentes, indicados para quem já teve algum tipo de preparação antes, pois funciona mais como uma revisão.

Pode-se dizer que é um intensivo bem formulado quando o curso em questão sabe dar o direcionamento necessário, fazendo o melhor uso possível do tempo escasso e abordando os conteúdos que vão fazer diferença.

Extensivo

Sabendo como funcionam os cursos intensivos, o funcionamento de um extensivo acaba sendo intuitivo: é um curso de maior duração – normalmente, anual – e, de certa forma, mais completo que um intensivo, por causa do maior período para se aprofundar nos conteúdos.

Para aqueles que trabalham ou que, por quaisquer razões, têm menos tempo para se dedicar completamente ao cursinho, o extensivo costuma ser uma boa pedida, pois concilia aprofundamento e menor quantidade necessária de dedicação por dia.

Extensivo Programado

Uma modalidade alternativa para quem busca um período de preparação ainda maior e mais distribuída, o extensivo programado é um curso geralmente direcionado a alunos do 5° ano de Medicina, que querem usar 2 anos para se preparar para as provas de residência.

Seus diferenciais são, na maioria das vezes, benefícios de outros cursos das empresas que o oferecem, além da disponibilidade ainda maior de tempo para se aprofundar em conteúdos que, embora sejam cobrados, não costumam receber prioridade, dada a má relação custo-benefício de estudar esses conteúdos.

Mentoria

Os cursos de mentoria, diferentemente das modalidades anteriores, não são focados no conteúdo, e sim na forma de estudar, além da organização. Uma boa mentoria não busca entregar mais questões, simulados e aulas, e sim identificar os bloqueios do aluno na hora do estudo, ajudando-o a superá-los e ter um melhor rendimento no aprendizado.

São indicados para pessoas cujos problemas são mais relacionados à dificuldade de fixar conteúdos, de focar no estudo e de fazer melhor uso do próprio tempo, em geral – situações que podem acometer tanto um aluno de intensivo quanto um de extensivo.

Online x Presencial: as vantagens de um curso online na preparação para a residência médica

Pensar sobre a modalidade de curso que se pretende escolher é pensar, ao mesmo tempo, em como esse novo compromisso diário vai afetar sua rotina. A escolha entre plataformas online e cursos presenciais, por consequência, tem a mesma premissa.

Por mais que algumas pessoas tenham preferência por cursos presenciais, seja pela proximidade mais imediata ao professor, pela oportunidade de mudança e separação entre ambiente doméstico e de estudo ou por um simples gosto pelo deslocamento, a verdade é que cursos online têm crescido – e muito. Com a pandemia de Covid-19, pode-se dizer até que os cursos online se tornaram uma modalidade dominante no mercado, e que veio para ficar.

Nos melhores cursos online, o desenvolvimento de canais de comunicação direta eliminaram problemas como a sensação de distância dos professores, e a acessibilidade proporcionada pela possibilidade de encaixar o curso a qualquer momento na sua rotina também não são de se menosprezar. 

Ao invés da rotina engessada, em que todos os outros compromissos giram em torno dos horários do curso, as plataformas online permitem que você monte seu horário de acordo com o que é melhor para você, trazendo um fator individual bastante inédito – o que também não significa que o aluno seja deixado totalmente à deriva, pois entre os melhores cursos online também costumam haver aulas ao vivo e outros tipos de atividade projetadas para manter o engajamento do aluno.

O que você deve analisar ao escolher entre os melhores cursos online

Professores e didática

Esse é um fator obviamente essencial. O professor vai ser o responsável por te passar o conhecimento necessário para sua aprovação, então nada mais justo que procurar um curso que tenha professores com uma boa didática, que saibam organizar as aulas, definir os objetivos de aprendizado, utilizar tecnologias a seu favor e, obviamente, que saibam transmitir o conhecimento

Outro diferencial que pode ser destacado é a proximidade com os alunos, fundamental para muita gente – afinal de contas, ninguém gosta da sensação de não entender um conteúdo e não ter a quem perguntar, né? Portanto, leve tudo isso em conta e não passe direto pelos nomes dos professores quando estiver olhando as páginas dos melhores cursos online de preparação para residência médica por aí, hein?

Ah, e claro: contar com professores que passaram pelo que você está passando e já foram aprovados nas instituições onde você quer fazer o seu R1 também faz toda a diferença. Quem melhor do que alguém que já percorreu essa jornada para te mostrar o melhor caminho?

Material didático

Apesar de os professores serem indiscutivelmente importantes, a gente tem que concordar que professor sozinho não faz milagre. Por isso, também é muito importante avaliar o material didático oferecido! Sempre falamos aqui no blog sobre como ler apostilas de cabo a rabo não só é praticamente impossível, como também é improdutivo – mas isso não significa que os materiais didáticos que circulam nos melhores cursos online não tenham a sua utilidade.

Nem todo curso utiliza material impresso, o que pode ser um diferencial, pois os materiais escolhidos têm o potencial de serem ainda mais direcionados ao conteúdo estudado. Além disso, pode representar um preço menor, considerando que não haverá custos como o de impressão! No entanto, isso não significa que um modelo desse tipo seria necessariamente melhor que o modelo tradicional das apostilas. Avalie de acordo com sua demanda!

Metodologia e direcionamento

Cursos de preparação para residência médica são, quase sempre, massivos. São muitos alunos, e isso costuma gerar uma relação mais impessoal no que diz respeito ao ensino – tenho certeza de que você já viu aquelas peças de publicidade que dão a entender que o estudo para a residência é quase que uma fórmula que você só não descobriu ainda, mas que qualquer um que a seguir com rigidez o suficiente vai conseguir.

Um exemplo disso são os famosos cronogramas de estudo, oferecidos por muitos dos que estão entre os melhores cursos online. Nós já falamos anteriormente aqui no blog sobre cronogramas, mas pra dar uma resumida: não achamos positivo o uso de cronogramas quando eles são passados – e recebidos – sem que se levantem questionamentos antes. Como mencionamos no começo deste post: suas demandas são pessoais, logo, as soluções também são! 

Por isso, vale a pena analisar o tipo de metodologia utilizada em qualquer um dos melhores cursos online pelos quais você se interessar, pois é importante que você adquira o que tiver o melhor direcionamento para você, em específico! Isso não diz respeito só a cronogramas, mas ao escopo de instituições contempladas pelo curso também, entre outros aspectos. 

Trilha de estudos

Esse é um ponto que, de certa forma, também está dentro da questão do direcionamento. Basicamente, a trilha de estudos (ou trilha estratégica) é um “mapa” de o que deve ser estudado a fim de atingir um objetivo. Não costuma vir como uma imposição, mas como um suporte, principalmente para aqueles alunos que não sabem por onde começar ou o que priorizar. Nesse caso, também é importante buscar, entre os melhores cursos online, aqueles que têm maior flexibilidade no que diz respeito à montagem dessas trilhas de estudo – afinal, você não tem necessariamente as mesmas dificuldades que seus colegas de sala. 

A trilha de estudos é um fator importante a se levar em consideração quando precisamos escolher entre os melhores cursos online

Sem um filtro que direcione o aluno ao objetivo pessoal dele, situações como a resolução de questões de instituições totalmente diferentes das que o aluno deseja, ou o famoso burnout, de tanto ler apostilas, acabam se tornando mais comuns. Portanto, reforçamos mais uma vez: busque o que é ideal para você, e somente você!

Aplicativo para o mobile

Uma demanda mais recente entre os alunos de cursos preparatórios para residência médica, a presença de um aplicativo de celular é um diferencial enorme. Não só aumenta massivamente a acessibilidade do material, considerando que não é todo mundo que tem um computador em casa, mas também torna diversas partes do processo de estudo muito mais práticas.

Um bom aplicativo desse tipo deve, além de ter configurações acessíveis, leves e que não gerem problema para o usuário, obviamente, também trazer funções como filtros no seu banco de questões, que facilitem o estudo, a revisão e permitam o melhor uso possível do tempo do aluno, sem que ele precise buscar uma agulha no palheiro.

Resumindo: um bom custo-benefício.

Plantão de dúvidas

Relacionada à questão dos professores, a presença de um plantão de dúvidas, um espaço para tirar dúvidas e solicitar assistência, é muito importante, e precisa estar presente para que um curso figure entre os melhores cursos online. 

A absorção de conteúdo nem sempre é um processo fácil, e por isso é necessário que exista um canal para a resolução de dúvidas – e não só isso: também é fundamental que ele tenha profissionais atenciosos, que sejam ágeis em tirar as dúvidas dos alunos, a fim de otimizar o tempo deles.

O plantão de dúvidas propriamente dito também tem o diferencial de permitir uma aproximação entre professor e aluno, eliminando o tom impessoal presentes em muitos dos considerados melhores cursos online. Portanto, fica a dica: ter um espaço para tirar suas dúvidas é essencial!

Aprovações nas instituições que você quer prestar

Essa é uma das mais óbvias! Se você quer fazer residência médica na USP, pouco importa se o curso aprovou 90% dos que tentaram residência em Goiás – afinal, esse não é o seu objetivo. 
Portanto, procure sempre analisar, entre os melhores cursos online de preparação para residência médica, aqueles que contam com bons índices de aprovação nas instituições para as quais você prestar. Que exemplo melhor para seguir do que o de quem atingiu o mesmo objetivo que você deseja?

Recursos que você deve buscar nas plataformas dos melhores cursos online de preparação para residência médica

Facilidade de navegação pelo conteúdo em múltiplos dispositivos

Que nem já comentamos enquanto falávamos da questão do aplicativo, não é todo mundo que tem um computador em casa, e não é todo mundo que tem um smartphone também. É essencial que o conteúdo seja acessível, possibilitando que o aluno consiga estudá-lo em diferentes locais, com diferentes ferramentas. Também vale notar que ser “possível de acessar” é diferente de ser “fácil de navegar”! Ou seja: priorize plataformas que tenham sido projetadas pensando em cada tipo de demanda!

Muitas vezes, o próprio aplicativo cumpre esse papel, então reforçamos: é um ponto a se ficar atento quando estiver fazendo comparações entre os melhores cursos online de preparação para residência médica.

Possibilidade de estudar online e offline

A lógica é similar à do ponto anterior: aumentar a acessibilidade, permitindo que o aluno estude mesmo em locais ou situações em que não tenha acesso à Internet. Tempo é o recurso mais importante de quem se propõe a vivenciar a preparação para a residência médica, e não poder fazer uso do conteúdo por conta de problemas técnicos acaba sendo, no fim das contas, uma grande perda de tempo.

A possibilidade de estudar online e offline é muito importante na preparação para a residência médica

Por isso, antes de fechar com algum dos melhores cursos online de preparação para residência médica sempre verifique se vai poder estudar offline ou até mesmo imprimir conteúdos para estudar “de forma física” entre um plantão e outro.

Direcionamento sobre o que cai em cada instituição

Nem precisamos repetir, né? Se você quer resultados diferentes, precisa usar metodologias diferentes! Não dá pra se contentar com o que é feito para que todo mundo use, e não é todo mundo que tem os mesmos objetivos e demandas que você.

Por isso, independentemente do seu objetivo ser USP, Unifesp, Unicamp, SUS-SP, UFRJ, EMESCAM, UFES, qualquer outra instituição, compare, entre os melhores cursos online de preparação, aqueles que atendem à sua demanda. O que cai nas instituições de São Paulo é bem diferente do que é cobrado em outros estados do País. Ao mesmo tempo, o que cai na USP, por exemplo, é diferente do que cai no IAMSPE, então o estudo para o IAMSPE precisa ser diferente do estudo para a USP. Entendeu?

Isso acaba nos levando a outro ponto, que é a presença de questões – de preferência, comentadas – e de provas da instituição para a qual você quer prestar. As melhores pessoas para comentar essas questões são aquelas que passaram na instituição em que você quer passar, e ter esse acesso direto permite uma familiarização muito grande do aluno com a prova – daí, mais uma vez, a importância de avaliar com muito carinho quem são os professores!

Simulados específicos por instituição

Assim como é importante poder acessar provas na íntegra das instituições desejadas, também é fundamental a presença de simulados. Os simulados são uma ferramenta muito importante na preparação do candidato, mas é importante notar que sua eficácia também depende de um direcionamento.

De nada adianta fazer simulados com questões que abordam temas que não caem na instituição que você quer prestar e, acredite, o que é cobrado muda MUITO de instituição para instituição! Por isso é bom priorizar, entre os melhores cursos online, aqueles que oferecem simulados originais, montados sob a demanda de cada instituição, ao invés dos que oferecem simulados nacionais, sem direcionamento!

Comunidade exclusiva

A ideia de comunidade vem do compartilhamento de objetivos e sonhos comuns. Por mais que tenhamos reforçado – e muito – o fato de que você não deve se contentar com fórmulas que são montadas a fim de atender uma massa de pessoas, é positivo estar rodeado de pessoas que estão vivenciando a mesma experiência que você! Compartilhar inseguranças, dúvidas e sucessos atingidos também faz parte da jornada de aprovação para a residência médica, e uma comunidade exclusiva proporciona essa possibilidade da melhor maneira possível.

Em muitos casos, essa comunidade exclusiva também funciona como um canal para manter proximidade com os professores e receber deles uma série de conteúdos exclusivos que vão ser úteis para sua preparação.

Nem todo curso possui uma plataforma desse tipo, mesmo entre os melhores cursos online de preparação para a residência. Ou seja: atenção para não acabar ficando à deriva depois!

Fácil acesso aos professores do curso

Por fim, achamos que vale a pena mencionar a questão da acessibilidade aos professores mais uma vez, até por se tratar de um aspecto fortemente ligado à ideia que temos de comunidade, como mencionamos acima. Os professores estão ali exatamente para te ajudar a fixar o conteúdo estudado e tirar suas dúvidas, e é essencial que você consiga acioná-los de forma rápida, sem dificuldades e sem nenhuma espera excessiva.

Revendo todos os recursos que mencionamos, você provavelmente vai perceber que todos eles se relacionam de diferentes formas. Nossa ideia, ao enumerá-los dessa maneira, era exatamente a de te ajudar a visualizar os elementos que você precisa observar na hora de fazer essa escolha. Afinal de contas, independentemente do modelo escolhido, esse curso não só vai ter um custo razoável, mas também vai te acompanhar por um tempo considerável. Vale a pena usar um tempo extra pra pensar no que é melhor pra você!

Recado dado! Agora é com você

Esperamos que, agora, você tenha um pouco mais de noção do que precisa observar na hora que for fazer a busca pelo melhor – pra você, hein? – entre os melhores cursos online de preparação para a residência médica.

E se você tá buscando um curso online de preparação para a residência médica, está mais do que na hora de conhecer o Extensivo São Paulo 2021, que recentemente teve vagas reabertas. Quer saber por quê?

No Extensivo São Paulo, você conta com aulas gravadas e ao vivo, tem acesso a um app com mais de 12 mil questões comentadas, material didático online, simulados específicos para as provas de SP e muito mais – além de contar com um time de professores aprovados nas principais instituições onde você sonha fazer o seu R1 e fazer parte da Comunidade Medway no Telegram. Essa preparação padrão-ouro é o caminho para chegar ao fim do ano com desempenho acima de 80% e pronto para ser aprovado em todas as instituições que prestar!

Até mais!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
AlexandreRemor

Alexandre Remor

Nascido em 1991, em Florianópolis, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP (HC-FMUSP) e Residência em Administração em Saúde no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Fanático por novos aprendizados, empreendedorismo e administração.