A American Heart Association (AHA)/American Stroke Association (ASA) divulgou as novas diretrizes de tratamento para hemorragia subaracnóidea atualizada. O relatório completo foi publicado na revista Stroke. Clique aqui para entender mais sobre.
A hemorragia subaracnóidea aneurismática (HSAa) é uma condição grave e letal, com taxas entre 22% e 26% de mortalidade por esta condição antes de ser possível o paciente receber assistência médica. Sua ocorrência é de 6,1 a cada 100 mil pessoas por ano.
Especialistas mostraram dados dos campos de cuidados neurocríticos, medicina e cirurgia vasculares, tratamento intervencionista neurológico, anestesiologia, reabilitação, enfermagem e a comunidade de pacientes. Esses especialistas também representavam inúmeras associações de neurologia e neurointervenção.
Eles também consultaram documentos relevantes da AHA e realizaram uma revisão de acompanhamento da literatura até janeiro de 2023 que poderia influenciar as recomendações. Com tudo isso, a diretriz da hemorragia subaracnóidea foi devidamente atualizada.
A diretriz recomendou a implementação de centros especializados que incluam novas unidades de terapia intensiva neurológica. Com uma equipe de médicos e enfermeiros especializados nesses centros, será possível diminuir a mortalidade e melhorar os resultados de tratamento.
Se você ainda vai prestar residência médica, saiba que a gente pode ajudar da mesma forma. Aproveite que está por aqui e conheça o Intensivo Medway, um curso direcionado especificamente para as provas de residência médica de São Paulo.
Vocês podem encontrar diversos outros assuntos abordados na mesma pegada que fizemos aqui! Se ainda não conhecem a Academia Medway, basta clicar aqui para acessar! Com e-books e com diversas outras dicas gratuitas que vão te ajudar muito na preparação para a residência médica!
Gaúcha, nascida no finalzinho de 1990, em 2011 migrou para Florianópolis completando sua graduação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2016. Fez Residência de Pediatria e Cardiologia Pediátrica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Apaixonada por novos desafios, medicina e ensino.