Melhores residências em Psiquiatria: quais são os quatro hospitais mais concorridos no SUS-SP?

Conteúdo / Residência Médica / Melhores residências em Psiquiatria: quais são os quatro hospitais mais concorridos no SUS-SP?

Sempre reforçamos que chegar até a residência é um caminho desafiador e repleto de escolhas. É inevitável pensar em qual especialidade escolher ou onde cursar a residência. Por isso, vamos ajudar você a saber quais são as melhores residências em Psiquiatria no SUS-SP. 

Em primeiro lugar, há um detalhe importante: essa especialidade não é uma das mais fáceis. No processo seletivo de 2023, a residência em Psiquiatria no SUS-SP apresentou a 6ª maior concorrência (25,89 candidatos por vaga). Entretanto, isso não é motivo para desistir. É sempre importante ter confiança em si, independentemente dos outros!

Pensando na sua aprovação, chegou o momento de contextualizar as melhores residências em Psiquiatria deste processo seletivo, de acordo com a busca dos próprios candidatos. A seguir, confira os quatro hospitais mais concorridos e os diferenciais de cada um! 

Instituto de Psiquiatria Américo Bairral

Um dos principais hospitais psiquiátricos do SUS-SP, o Instituto Bairral é o maior complexo de saúde mental da América Latina. Construída em 1937, tendo mais de 85 anos de atuação, a instituição realiza atendimentos particulares e públicos. 

Atualmente, há seis frentes de atuação: atendimento ambulatorial especializado em saúde mental, unidades de internações psiquiátricas, comunidade terapêutica, residência terapêutica, pesquisa e capacitação de profissionais.

São cerca de 800 leitos. Aproximadamente 500 são destinados ao SUS. O restante fica à disposição das demais unidades de tratamento, para pacientes de convênios e saúde pública. O quadro de funcionários é composto por 935 pessoas. Já são mais de 80 mil atendimentos ao longo de toda a história!

A distância é o único ponto que pode ser um problema para alguns candidatos na residência em Psiquiatria. O instituto fica ao Norte do estado de São Paulo, próximo à fronteira com Minas Gerais. Se você não descarta uma mudança, vale muito a pena considerar essa opção. 

CAISM Franco da Rocha – Juquery

Uma das melhores residências em Psiquiatria é feita no Centro de Atenção Integral à Saúde Mental (CAISM) de Franco da Rocha, inaugurado em 2010. Mesmo não sendo tão antigo quanto o Instituto Bairral, ele também é um dos principais hospitais da rede do SUS-SP. 

Apesar de recente, o CAISM-FR já atende um número significativo de pacientes. Entre eles, estão mais de 3.000 atendimentos ambulatoriais e 1.000 atendimentos de pronto-socorro, além da capacidade de fazer mais de 500 internações por ano. 

Vale notar que, como o próprio nome indica, o CAISM-FR fica na região metropolitana. Com a distância, o deslocamento diário é um fator decisivo. Nesse caso, novamente entra a possibilidade de uma mudança, ponderando o que pode ser feito para o melhor aproveitamento da residência médica em Psiquiatria no SUS-SP.

CAISM Philippe Pinel

O terceiro lugar da lista de melhores residências em Psiquiatria fica com o CAISM Philippe Pinel, o mais tradicional em relação aos demais. Em 2023, a instituição, considerada um dos principais hospitais psiquiátricos do SUS-SP, completa 94 anos de história. É muito tempo de atividade.

A estrutura que inclui 6 pavilhões, o prédio da administração, a biblioteca e as antigas residências médicas foi tombada em 2018 pelo Condephaat, o Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Histórico. Atualmente, o centro emprega 460 funcionários e atende a 500 pessoas, entre dependentes químicos e doentes mentais.

Para desempenhar esse papel tão importante socialmente, você não precisa ir muito longe. Essa unidade do CAISM fica em Pirituba, na Zona Oeste de São Paulo, bem mais acessível de trem, metrô e ônibus em comparação às residências em Psiquiatria mencionadas anteriormente.

Hospital Santa Marcelina

Para quem acompanha os nossos conteúdos, esse nome não deve ser nenhuma surpresa. Por conta da popularidade e da ampla qualidade, vale uma menção honrosa a ele, mesmo que não seja necessariamente um dos principais hospitais psiquiátricos da rede pública.

Além de ser bem tradicional (com quase 60 anos de atuação), o Santa Marcelina oferece uma variedade de experiências para os residentes e os futuros especialistas em Psiquiatria. Ele também é um dos hospitais mais concorridos em outras especialidades, como Clínica Médica, Otorrino, GO e Neurologia.

Em termos de tamanho e estrutura tecnológica, o Santa Marcelina desponta como o principal hospital da Zona Leste que atende ao SUS, com mais de 2 milhões de atendimentos realizados de janeiro a agosto de 2020.

A localização é um ponto de atenção a ser considerado no leilão de vagas. Decida se você está disposto a encarar a distância e o tempo de locomoção, que não são tão grandes comparados aos demais, para aproveitar o ensino de uma das melhores residências de Psiquiatria de São Paulo. 

Com a nossa ajuda, você vai mais longe no processo seletivo do SUS-SP!

Gostou de saber sobre as mais procuradas e melhores residências em Psiquiatria da rede pública? Como o processo seletivo tem apenas uma fase, composta por uma prova teórica de múltipla escolha, você só vai ter uma chance de mostrar a que veio, então é preciso otimizar a preparação estudando o que mais cai no exame. Para isso, confira o Guia Estatístico do SUS-SP.

Caso queira melhorar seus estudos, matricule-se no Intensivo São Paulo. No nosso curso, você tem um direcionamento específico para a prova do SUS-SP por materiais ricos, app de questões comentadas e ferramentas que utilizam inteligência artificial para organizar seu planejamento. É o preparo que você precisa para ganhar confiança e conquistar a tão sonhada aprovação!

JoanaRezende

Joana Rezende

Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina. Siga no Instagram: @jodamedway