Escolha da residência médica: por que não fazer qualquer uma

Sabemos como é estressante a fase de escolha da residência médica. Isto é, dá vontade de fazer qualquer uma só pra “se livrar”. Também passou pela nossa cabeça (mas só por um breve momento) fazer Residência Médica em lugares não tão bons “só pra garantir”.

Felizmente conseguimos oprimir essa ideia, antes mesmo de nos inscrevermos nos processos seletivos. A gente entende o desespero que dá e sabemos a melhor solução. Além disso, a vontade louca de entrar logo em qualquer residência médica e parar de sofrer por ansiedade é um sentimento comum. Mas amigo, é a sua carreira em jogo.

Esse erro de ir pra “qualquer” Instituição só pra atender a esse senso de urgência também pode trazer graves consequências em todas as esferas da sua vida.

Há muitas considerações que você deve fazer antes de decidir qual especialidade prestar, e onde irá prestar. Isso inclui família, dinheiro, relacionamento afetivo, perspectiva de vida e de carreira, sonhos e qualidade de vida.

Nós entramos a fundo em muitas delas em nosso programa de Mentoria visto que essa escolha de residência médica é peça-chave para o resultado final.

E como se isso não bastasse, ainda preparamos este infográfico pra “plantar a sementinha da reflexão” na sua mente.

Vejam que interessante:

Não Faça Qualquer Residência Médica
Não Faça Qualquer Residência Médica-2
Não Faça Qualquer Residência Médica-3

Faz sentido evitar fazer qualquer residência médica, não faz?

Sobraram dúvidas de onde prestar provas? Não se esqueça de dar uma olhada no nosso artigo sobre as perguntas que você deve fazer na hora de escolher onde fazer residência médica, que também tem muitas coisas complementares para você refletir! Lembrando que na Academia Medway, você encontra esse e outros materiais, incluindo Guias Definitivos de uma série de instituições de SP, como USP-SP, Unifesp, Santa Casa, entre outras, para ajudar na sua decisão.

Esperamos que com essas dicas seja mais fácil fazer a escolha da residência – sem tomar essa decisão, você pode ter dificuldades para ver seu desempenho deslanchar, sabia? Falamos mais sobre outros bloqueios mentais que podem atrapalhar seus estudos e te impedir de ser aprovado na residência médica dos seus sonhos no nosso e-book gratuito Os 15 bloqueios que te impedem de ser aprovado na residência – sugiro que você baixe e comece já a trabalhar neles!

Um abraço a todos e contem conosco para seu processo de aprovação na residência médica!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
MicaelHamra

Micael Hamra

Nascido em 1991, médico desde 2015, formado pela Faculdade de Medicina de Catanduva (FAMECA) e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) finalizada em 2018. "Nunca quis seguir o fluxo. Sempre acreditei que existe uma fórmula do sucesso para cada um de nós. Se puder conquistar sua mente, poderá conquistar o mundo."