Carregando

Notas de corte da residência médica na UFRJ 2022: confira!

E aí, pessoal? Hoje a gente traz por aqui um pouco mais sobre as notas de corte da residência médica da UFRJ 2022! Como todo mundo já sabe, essa é uma das universidades mais concorridas do Brasil. Bora descobrir as notas mínimas para ser aprovado em cada especialidade?

O processo seletivo da UFRJ é considerado mais simples em comparação a outras instituições. O que não quer dizer que é moleza, é claro! Então, vem descobrir um pouco mais sobre as notas e a prova neste artigo, para você se preparar ainda melhor.

Notas de corte da residência médica da UFRJ: confira!
Notas de corte da residência médica da UFRJ: confira!

Notas de corte da residência médica na UFRJ 2022

Primeiro e mais importante, vamos às notas de corte da UFRJ 2022, assim você já fica por dentro dos números. Ah, e é importante lembrar que por aqui estão apenas as especialidades de acesso direto, certo?

EspecialidadeNota de corte
Anestesiologia8,00
Cirurgia Geral8,20
Clínica Médica7,90
Dermatologia8,40
Ginecologia e Obstetrícia7,90
Infectologia6,90
Medicina de Família e Comunidade6,40
Medicina Física e Reabilitação6,10
Medicina Intensiva6,60
Medicina Nuclear6,20
Neurologia7,90
Oftalmologia8,10
Ortopedia e Traumatologia7,20
Otorrinolaringologia8,20
Patologia7,50
Pediatria7,40
Psiquiatria7,20
Radiologia e diagnóstico por imagem6,40

Se você está procurando as notas de corte das subespecialidades clínicas na UFRJ, também já falamos delas aqui no blog!

Comparativo das notas de corte de 2021 e 2022

Bom, como você deve saber, é claro que as notas podem sofrer alterações de um processo seletivo para o outro. Por isso, é interessante comparar brevemente alguns números para se ter uma ideia de como isso funciona.

Em 2021, a Anestesiologia teve a nota de corte mais alta, 8,4. E, em 2022, caiu um pouco: 8,00. A Dermatologia é que pegou o primeiro lugar como nota mais alta esse ano, com 8,4, sendo que em 2021, ficou em 8,1.

Em relação à nota mais baixa, ano passado foi a de Medicina Nuclear, com 5,4. E, em 2022, a especialidade que tomou seu lugar no ranking foi a Medicina Física e Reabilitação, com 6,10, sendo que em 2021, ela bateu 7,1. E, nessa instituição, nenhuma nota se manteve a mesma, todas sofreram mudanças para mais ou para menos.

A prova de residência da UFRJ 2022

Depois de saber mais sobre as notas de corte da residência médica da UFRJ 2022, muita gente se pergunta como é o processo seletivo. Na última edição, ele teve uma única fase, com prova objetiva.

O exame contou com 100 questões objetivas, que cobriam as 5 grandes áreas da Medicina. Elas apresentavam 4 alternativas, com apenas uma correta, e os candidatos tiveram 3h30 para respondê-las.

Como não existe prova prática na instituição e a fase de análise de currículo foi excluída, ir bem na prova objetiva era essencial. Porque, é claro, ela é classificatória.

A prova da UFRJ é considerada a mais puxada, em especial nas questões de Clínica Médica. Entretanto, a estrutura dos enunciados não costuma causar dúvida, então é rápido resolver tudo.

Pronto, agora você já sabe quais foram as notas de corte da residência na UFRJ!

Aproveite que você está por aqui e conheça a nossa Mentoria 2022, uma excelente maneira de guiar seus estudos. E matricule-se também em nosso Extensivo, para dar um gás logo no começo do ano e chegar até a prova se sentindo confiante. Esperamos por você!

O que achou das notas de corte da residência médica da UFRJ 2022? Era o que você esperava para a especialidade que pretende cursar ou os números te surpreenderam? Com esses dados em mãos, não dá para perder mais tempo. É hora de começar a se preparar! 

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoanaRezende

Joana Rezende

Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina.