O que mais caiu em Cirurgia nas provas de residência em 2023?

Conteúdo / Residência Médica / O que mais caiu em Cirurgia nas provas de residência em 2023?

Fala, galera! Hoje é dia de descobrir o que mais caiu em Cirurgia nas provas de residência em 2023. A gente fez uma análise em exames de instituições brasileiras renomadas para ter uma ideia de assuntos, temas e abordagens que tiveram recorrência dentro dessa grande área.

Inclusive, há quem a considere uma das mais difíceis quando se trata de exame de residência. Portanto, se você ainda vai prestar a prova ou não passou de primeira e precisa de uma nova tentativa, se basear nessa lista pode ajudar a ter um estudo mais eficiente.

E para quem já conseguiu a aprovação, vale a pena rever o desafio e conferir se um desses tópicos passou por você em algum enunciado. Agora, vamos ao que interessa!

Afinal, o que mais caiu em Cirurgia nas provas de 2023?

A seguir, você descobre a lista completa com o que mais caiu em Cirurgia nas provas de residência de 2023. Será que você esperava por esses assuntos ou eles serão mesmo surpreendentes? Continue a leitura e aproveite para dar uma olhada em nossos comentários e outros detalhes.

Cuidados e complicações pós-operatórias

O primeiro assunto que mais caiu em Cirurgia, uma das 5 grandes áreas da Medicina, são os cuidados e complicações pós-operatórias. E a lista de instituições que cobraram questões sobre ele é grande! Veja só:

  •  AMP-PR, AMRIGS-RS, ENARE, FAMEMA-SP, FAMERP-SP, FMABC-SP, HCPA-RS, IAMSPE-SP, PSU-MG, SCMBH-MG, SCMRP-SP, SES-PE, SI-RIO-SP, SMS-SP, SURCE-CE, SUS-SP, UEL-PR, UERJ-RJ, UFCSPA-RS, UNESP-SP, UNICAMP-SP e USP-SP.

Ufa! Como você pode ver, as principais instituições do país estão presentes, um sinal de que esse assunto, além de ter chances de ser recorrente em um futuro próximo, ainda é muito importante.

A abordagem, no entanto, varia de prova para prova. A mais comum esteve voltada para nutrição perioperatória. No entanto, algumas questões se direcionaram para infecção de sítio cirúrgico. Por fim, a Resposta Metabólica Imune ao Trauma (REMIT) fecha o top 3 de abordagens frequentes.

Tumores do aparelho digestivo

Outro assunto muito popular nas provas de residência médica de Cirurgia são os tumores do aparelho digestivo. A quantidade de instituições que apostaram nesse assunto é bastante surpreendente, confira!

  •   AMP-PR, ENARE, FAMEMA-SP, FMABC-SP, HCPA-RS, HOS-SP, IAMSPE-SP, PSU-MG, SCMBH-MG, SCMRP-SP, SES-GO, SES-PE, SMS-SP, SURCE-CE, SUS-SP, UEL-PR, UERJ-RJ, UFCSPA-RS, UNESP-SP e USP-SP.

Esse foi um assunto presente em instituições muito espalhadas Brasil afora, e que contam com estilos diferentes de prova. Por aí, é possível perceber sua relevância.

Em relação à abordagem, ela aconteceu também de três maneiras diferentes. A primeira engloba tumores do estômago, enquanto a segunda, tumores colorretais. Por último, vem a abordagem direcionada para tumores de esôfago. E aí, o que você acha sobre esse tópico?

Hérnias da parede abdominal

As hérnias da parede abdominal também fazem parte do ranking de assuntos mais cobrados nas provas de Cirurgia de 2023. Entre as instituições que tiveram questões com esse assunto, muitas são de São Paulo. Aqui estão elas:

  • AMP-PR, EINSTEN-SP, ENARE, FAMEMA-SP, FAMERP-SP, HOS-SP, IAMSPE-SP, SCMRP-SP, SES-DF, SES-PE, SIRIO-SP, SMS-SP, SURCE-CE, UEL-PR< UERJ-RJ, UFCSPA-RS, UNESP-SP e UNIFESP-SP.

Só por aí, é possível ter uma ideia sobre o nível de dificuldade das questões, não é mesmo? Mas quem conseguiu tirar de letra esse tema, provavelmente também se deu bem no restante da prova.

As hérnias inguinocrurais ocupam o primeiro lugar de abordagens desse tema. Depois, as hérnias incisionais foram o que recebeu mais destaque. E por último, as técnicas cirúrgicas. Assim, são três tópicos bastante específicos, e que se sobressaíram aos demais.

Trauma abdominal

O trauma abdominal vem em quarto lugar em nossa lista. Entre as principais instituições em que ele apareceu, estão as seguintes:

  •  AMRIGS-RS, FAMEMA-SP, FAMERP-SP, HOS-SP, PUC-PR, SCMBH-MG, SCMSP-SP, SES-DF, SES-PE, SIRIO-SP, SUS-BA, SUS-SP, UEAL-PR, UNICAMP-SO e USP-SP.

Muita instituição concorrida, não é mesmo? Por isso, quem se dedicou de verdade ao estudar Cirurgia, provavelmente teve um bom desempenho e conquistou a tão sonhada vaga em uma delas.

Mas e então, como foram as abordagens mais recorrentes desse assunto? Bom, o top 3 fica da seguinte maneira: indicações de laparotomia, trauma urológico e tratamento não operatório. Será que você respondeu a alguma questão que cobrou esses temas?

Abdome agudo inflamatório

O próximo assunto do ranking é o abdome agudo inflamatório. E as instituições que se dedicaram com mais afinco a esse assunto são essas aqui:

  • AMP-PR, AMRIGS-RS, EINSTEIN-SP, FMABC-SP, HOS-SP, IAMSPE-SP, PSU-MG, PUC-PR, SCMBH-MG, SCMSP-SP, SES-PE, SURCE-CE, SUS-SP, UFCSPA-RS, UFES-ES, UNICAMP-SP, USP-SP e USP-RP-SP.

Não dá para negar, o tópico bombou mesmo. No entanto, as abordagens em cada uma dessas instituições foram diferentes. A recorrência mais comum se voltou para a apendicite aguda.

A diverticulite aguda e a colecistite aguda vêm depois, com um pouco menos de frequência. Mas só por aí você já tem um bom direcionamento se quiser começar a estudar por questões ou focar em temas com maior chance de cair. 

Abordagem inicial ao politrauma (ABCDE)

Difícil achar uma prova de residência de Cirurgia em 2023 que não falasse de abordagem inicial ao politrauma (ABCDE). Foram muitas instituições que optaram por questões com esse assunto, como:

  • AMP-PR, AMRIGS-RS, EINSTEIN-SP, FAMEMA-SP, FAMERP-SP, PSU-MG, SCMRP-SP, SES-SP, SURCE-CE, SUS-SP, UEL-PER, UFCSPA-RS, UFES-ES, UNICAMP-SP e USP-RP-SP.

Esse é um tema bem complexo e as instituições foram espertas na abordagem. A que mais apareceu nas questões foi C: Circulação e controle hemorrágico, seguido pela sequência de atendimento ABCDE.

Por último, a abordagem mais frequente foi A: Via aérea e imobilização da coluna cervical. Porém isso não significa que as demais não caíram, viu? Só apareceram com menos destaque do que essas.

Feridas, enxertos e retalhos

Para fechar a lista, temos feridas, enxertos e retalhos. E onde esse assunto apareceu? Nada mais, nada menos do que nas instituições abaixo:

  • AMP-PR, AMRIGS-RS, ENARE, HCPA-RS, HOS-SP, IAMSPE-SP, PSU-MG, SCMBH-MG, SCMRP-SP, SES-PE, SIRIO-SP, SUS-SP, UERJ-RJ, UFES-ES, UNICAMP-SP e UNIFESP-SP.

O tema foi abordado de diferentes maneiras nessas instituições. Mas o que saiu na frente sem dúvida alguma foi a cicatrização, seguida pelas infecções necrotizantes de partes moles. E, enfim, pelos enxertos e retalhos.

Agora você já sabe o que mais caiu em Cirurgia em 2023!

E é isso! Agora você já sabe o que mais caiu em Cirurgia em 2023. A partir dessas informações, pode-se ter uma ideia de prováveis temas para as próximas edições da prova.

Então, o próximo passo é começar a estudar para valer, com tudo o que tem direito. Para isso, conheça os Extensivos Medway e escolha aquele que é ideal para suas necessidades!

DjonMachado

Djon Machado

Catarinense e médico desde 2015, Djon é formado pela UFSC, fez residência em Clínica Médica na Unicamp e faz parte do time de Medicina Preventiva da Medway. É fissurado por didática e pela criação de novas formas de enxergar a medicina. Siga no Instagram: @djondamedway