5 áreas da Medicina na prova de residência: o que mais cai?

Conteúdo / Residência Médica / 5 áreas da Medicina na prova de residência: o que mais cai?

Todos os alunos pensando em se preparar para os processos seletivos já esperam um grande número de provas com concorrência altíssima. Afinal, quais são os conteúdos mais recorrentes e quais são as cinco áreas da Medicina na prova de residência?

A base dos exames teóricos ou práticos, em todos os concursos, é centrada nas áreas básicas: Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Medicina Preventiva. Porém, os conteúdos das cinco áreas da Medicina na prova de residência médica podem variar de acordo com a instituição. 

Para você conhecer melhor esse processo avaliativo e aumentar as suas chances de sucesso, elencamos os temas que não podem ficar de fora do seu planejamento para a prova de residência. Confira, a seguir!

Como as provas de residência médica funcionam?

Por conta das diferentes fases e abordagens em cada instituição, às vezes, entrar na residência médica pode ser mais difícil que passar no vestibular. Todo o processo seletivo é realizado por meio de uma prova teórica, que geralmente tem de 100 a 80 questões com modelos que variam em cada exame.

Além disso, há uma prova prática, que equivale a 40% da nota final. Essa etapa consiste em 5 estações de atendimento, simuladas por atores ou manequins, nas quais, a partir das informações coletadas pelo próprio paciente ou das instruções, uma hipótese diagnóstica deverá ser formulada e uma conduta adequada realizada. 

Tudo isso deve acontecer de maneira rápida, pois, normalmente, o tempo de permanência é limitado. As estações também são focadas nas cinco áreas da Medicina na prova de residência médica. 

Em complemento à parte prática, algumas instituições fazem uma entrevista com base em uma análise curricular. Com o histórico de estudos e atividades extracurriculares, os avaliadores procuram conversar de maneira formal sobre a vida, os motivos de escolha da especialidade e outros pontos do documento de cada candidato. 

Quais são os conteúdos mais frequentes?

As temáticas das cinco áreas da Medicina na prova de residência variam a cada processo seletivo, pois as instituições fazem escolhas distintas. Você precisa de uma preparação centrada em cada estilo, analisando os exames anteriores. Confira alguns exemplos! 

Temas cobrados nas provas da USP

Na Universidade de São Paulo (USP), conhecida pela ampla concorrência, a incidência de assuntos abordados nas provas teóricas nos últimos anos dividiu-se em: 

  • Em Clínica Médica, Cardiologia é um tema frequente, apresentando um percentual de 18,25%;
  • Na área cirúrgica, Cirurgia Geral ocupa 17,89% da prova;
  • Em Ginecologia e Obstetrícia, o assunto que mais cai é parto, com 17,27% de incidência;
  • Em Pediatria, as questões de Infectologia são muito cobradas, com 20,31% e 48,39% do percentual da prova;
  • Quase metade de todo o exame é referente à Medicina Preventiva, com foco no Sistema Único de Saúde (SUS). 

Outro detalhe importante é que há a prevalência do uso de imagens nas questões que compõem a prova teórica da USP. Elas costumam ser apresentadas como:

  • ECG (Eletrocardiograma) em Clínica Médica;
  • TC (Tomografia Computadorizada) de abdome e pelve na área de Cirurgia;
  • Em Ginecologia e Obstetrícia e Pediatria, sinais semiológicos são sempre os mais exigidos;
  • Em Medicina Preventiva, a incidência de questões com tabelas é enorme.

Temas cobrados nas provas da Unifesp

Na residência médica da Escola Paulista de Medicina da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), outra universidade de renome na região sudeste, as questões têm poucas imagens, em geral. Apenas 11,86% possui algum tipo de imagem, radiológica ou não.

Em relação aos assuntos cobrados nas cinco áreas da Medicina na prova de residência médica, Pediatria destaca-se. Nos temas mais recorrentes, estão:

  • distúrbios obstrutivos;
  • doenças infecciosas no período neonatal;
  • anemias e hemoglobinopatias;
  • intestino;
  • sala de parto. 

Como descobrir os assuntos recorrentes nas provas?

Conforme as provas anteriores são realizadas como forma de revisão e fixação dos conteúdos, é possível identificar não apenas o formato das questões, mas os temas frequentes em cada uma das cinco áreas da Medicina. Ao identificá-los, é possível determinar os focos de estudo para cada processo seletivo. 

Para essa tarefa se tornar mais prática e detalhada, desenvolvemos guias estatísticos das principais instituições do estado. USP-SP, USP-RP, Unifesp, Unicamp, Santa Casa da Misericórdia de São Paulo, SUS-SP e muitos outros locais fazem parte da lista disponível no site. 

Cada e-books analisa a prova dos últimos anos, separando os temas que você precisa redobrar atenção e dominar antes das provas. Essa ajuda é indispensável para você ter precisão no plano de estudos, evitando o erro de estudar de tudo sem direcionamento e não focar no que tem maior incidência. 

Direcione os estudos com a gente!

Além de saber os temas recorrentes das cinco áreas da Medicina na prova de residência, conte com a gente para dominá-los! Aqui, você encontra cursos preparatórios, que focam nas bases teóricas e práticas, assim como na análise das imagens dos exames.

Com o Extensivo São Paulo, por exemplo, você direciona os estudos com materiais didáticos, videoaulas e time de professores especializados. Faça o teste grátis de sete dias. Ao comprovar a qualidade, não deixe de se inscrever na versão completa do curso! 

MicaelHamra

Micael Hamra

Nascido em 1991, médico desde 2015, formado pela Faculdade de Medicina de Catanduva (FAMECA) e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) finalizada em 2018. "Nunca quis seguir o fluxo. Sempre acreditei que existe uma fórmula do sucesso para cada um de nós. Se puder conquistar sua mente, poderá conquistar o mundo." Siga no Instagram: @mica.medway