Carregando

5 áreas da Medicina nas provas de residência: o que mais cai?

Fala, pessoal! Hoje vamos falar a respeito de 5 áreas da Medicina que mais caem nas provas de residência médica. Todo mundo que está pensando em se preparar para esses exames já tem uma ideia do que esperar: muitas provas e concorrência altíssima! Mas, afinal, quais são os conteúdos que mais aparecem nessas provas?

A base das provas tanto teóricas quanto práticas, em todos os concursos dos programas de residência Médica, é centrada nas áreas básicas da Medicina: Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Medicina Preventiva. E as dúvidas mais comuns entre aqueles que estão planejando sua preparação são, sobretudo, sobre quais os temas mais cobrados nas 5 áreas da Medicina na prova de residência médica. Para te ajudar a conhecer melhor esse processo avaliativo e aumentar as suas chances de sucesso nessa etapa super importante da carreira profissional, vem com a gente! 

Como funcionam as provas de residência médica?

Por conta das diferentes fases e das muitas abordagens diferentes em cada instituição, às vezes, entrar na residência médica pode ser mais difícil do que passar no vestibular. Todo o processo seletivo é realizado por meio de uma prova teórica, que geralmente tem de 100 a 80 questões, mas vai depender muito da instituição. 

Além disso, há  uma prova prática que equivale a 40% da nota final do processo e o seu desempenho vai fazer toda a diferença na classificação final. Essa etapa consiste em estações de atendimento simuladas por atores ou manequins, nas quais, a partir das informações que você vai coletar, deverá ser formulada uma hipótese diagnóstica e realizada a conduta mais adequada. E tudo isso deve acontecer de maneira rápida: normalmente, o seu tempo de permanência para cada uma das estações é limitado. Estas últimas, por sua vez, também são focadas nas 5 áreas da Medicina na prova de residência médica. 

Além disso, grande parte das instituições ainda faz uma entrevista com o candidato. Essa parte do processo seletivo consiste, basicamente, em uma conversa um pouco mais formal sobre a vida, os motivos da escolha e os anseios de quem quer entrar em uma determinada residência médica. Também ocorre uma análise curricular em que o histórico de estudos e atividades extracurriculares vai ser arguido e deve ser justificado. Neste momento, é bom treinar antes e caprichar no dresscode mais sóbrio. 

As 5 áreas da Medicina nas provas de residência: os conteúdos que mais aparecem

O que mais vai cair em cada uma das 5 áreas da Medicina nas provas de residência  vai depender e variar de cada instituição. Por conta disso, você precisa de uma preparação de qualidade e centrada em cada estilo de prova. 

As 5 áreas da Medicina na prova de residência da Universidade de São Paulo (USP)

Na USP, por exemplo, a incidência de assuntos abordados nas provas teóricas nos últimos anos ficou assim: 

  • Em Clínica Médica, tem caído mais sobre Cardiologia, com um percentual de 18,25%;
  • Cirurgia Geral ocupa 17,89% da prova;
  • A respeito de Ginecologia e Obstetrícia, o assunto que mais cai é parto, com 17,27% de incidência;
  • Questões de Infectologia são muito cobradas na área da Pediatria, com 20,31% e 48,39% do percentual da prova;
  • Quase metade de todo o exame é referente à Medicina Preventiva com foco no SUS (Sistema Único de Saúde). 

E há a prevalência do uso de imagens nas questões que compõem a prova teórica da USP. As imagens mais cobradas na prova de residência médica da Universidade de São Paulo (USP) são:

  • ECG (Eletrocardiograma) em Clínica Médica;
  • TC (Tomografia Computadorizada) de abdome e pelve na área de Cirurgia;
  • Em GO (Ginecologia e Obstetrícia) e em Pediatria, sinais semiológicos são sempre os mais exigidos;
  • Na Medicina Preventiva, a incidência de questões com tabelas é enorme.

Agora, corre aqui pra ter acesso completo ao Guia Estatístico da USP! A partir dele, você vai saber disso e de muito mais sobre os programas de residência médica da USP. 

As 5 áreas da Medicina na prova de residência da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Já na residência médica da Escola Paulista de Medicina da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), que é outra universidade de renome no estado de São Paulo, as questões em geral têm poucas imagens, sendo que apenas 11,86% possui algum tipo de imagem, radiológica ou não.

Em relação aos assuntos que mais são cobrados nas 5 áreas da Medicina nas provas de residência médica, podemos dar ênfase à Pediatria. No top 5 dos temas mais recorrentes estão:

  • distúrbios obstrutivos;
  • doenças infecciosas no período neonatal;
  • anemias e hemoglobinopatias;
  • intestino;
  • sala de parto. 

Pra você saber tudo mesmo sobre as estatísticas atualizadas relativas à atuação de cada uma das 5 grandes áreas da medicina na prova de residência médica da Unifesp, clique aqui

E não para por aí, não! A gente tem uma série de guias estatísticos, com muito mais informações relevantes sobre as provas de residência médica de outras instituições afamadas, como a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, a USP de Ribeirão Preto e o completíssimo guia estatístico do SUS – SP. 

E se você quer ficar por dentro dos assuntos relativos às 5 áreas da Medicina nas provas de residência médica, não se esqueça de ler nossos conteúdos gratuitos na Academia Medway! É lá que você vai encontrar centenas de artigos sobre tudo o que você precisa saber pra mandar bem nas provas de residência médica de todo o Brasil. 

Prepare-se com foco nas instituições que você deseja

Para chegar com o conteúdo na ponta da língua e com a tranquilidade de que sabe o que tem que fazer, conte com a gente! Afinal, quando se sabe o que vai cair na prova, fica mais fácil de ser aprovado. E nisso, a gente é especialista! Na Medway, você vai encontrar cursos preparatórios que vão te trazer a base teórica e prática. Assim, você vai mandar muito bem em todas as provas que fizer! 

Por último, eu tenho um convite pra você, que quer ter uma preparação incrível para as provas de residência médica do próximo ano! O Extensivo São Paulo, como você já deve ter ouvido falar, tem ajudado muitos alunos na conquista da tão desejada vaga na instituição dos sonhos. Então, a nossa equipe decidiu dar de presente 7 dias de teste grátis para você aproveitar todos os benefícios que o nosso extensivo oferece! É isso mesmo: são 7 dias totalmente gratuitos para aprimorar os seus estudos e aumentar as suas chances! Não vai perder, hein? Inscreva-se clicando aqui!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
MicaelHamra

Micael Hamra

Nascido em 1991, médico desde 2015, formado pela Faculdade de Medicina de Catanduva (FAMECA) e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) finalizada em 2018. "Nunca quis seguir o fluxo. Sempre acreditei que existe uma fórmula do sucesso para cada um de nós. Se puder conquistar sua mente, poderá conquistar o mundo."