Carregando

Pneumonia Redonda: Tudo que você precisa saber

Fala, pessoal! No artigo de hoje, vamos te passar tudo que você precisa saber sobre pneumonia redonda. Apesar de essa infecção ser bem rara, principalmente na faixa etária adulta, é importantíssimo conhecer suas características primordiais e o tratamento mais adequado. 

Principalmente pra que você não erre no diagnóstico do seu paciente na Sala de Emergência, um ambiente que com certeza você não vai querer cometer nenhum erro, né? Mas fica tranquilo que com esse artigo você vai conseguir identificar facilmente esse quadro! Bora lá aprender tudo sobre pneumonia redonda?

Pneumonia Redonda: Tudo que você precisa saber
Se você quer saber tudo sobre pneumonia redonda, continue com a gente!

O que é pneumonia redonda? Qual agente etiológico mais comum?

Pneumonia redonda, também chamada de pneumonia pseudotumoral ou pneumonia organizada, é uma infecção atípica das vias aéreas inferiores e geralmente tem como agente etiológico o Streptococcus pneumoniae (outros menos comuns: Haemophilus influenzaeS. aureus e M. pneumoniae). É uma apresentação de pneumonia rara em adultos (<1%) sendo mais comum em crianças em idade escolar (por volta dos 8 anos).
Ela se apresenta, radiograficamente, como uma opacidade ovalada bem delimitada, normalmente > 3cm únicas e localizadas nos lobos inferiores.

Que diagnósticos diferenciais tenho que pensar quando encontro esse padrão radiográfico?

Principalmente nos adultos (em que essa apresentação é rara) é importante sempre lembrar, quando nos deparamos com uma opacidade ovalada na radiografia de tórax, do carcinoma ou cisto broncogênico, atelectasia redonda, blastoma ou hamartoma, metástase e malformação artério-venosa 

E o tratamento? 

Pessoal, antes de falarmos sobre o tratamento da pneumonia redonda, temos um recado importante pra dar: embora exames como TC e UCG estejam se tornando mais comuns, a gente sabe que, em grande parte dos serviços, o raio-x continua sendo o único método de imagem disponível. 

Mas e aí, você tem dificuldade em interpretar as radiografias simples de tórax e abdome? Então, deixa que a gente te ajuda! Com o e-book “ABC da radiologia”, você vai aprender:

  • os 4 Qs; 
  • radiografia de abdome;
  • ABCDE do raio-x de abdome; 
  • raio-x de tórax. 

E o melhor de tudo: o e-book é totalmente GRATUITO! Isso mesmo: você aprimora os seus conhecimentos sem pagar nada por isso. Baixe agora mesmo e aproveite todos os benefícios!

Agora, voltando ao assunto principal do texto, o tratamento é empírico e guiado pelo agente etiológico mais comum: Streptococcus pneumonia. Normalmente, a resposta radiográfica e clínica é completa com Amoxicilina.

Adulto: Amoxicilina 500mg 8/8h por 7 dias
Criança: < 40kg: Amoxicilina 20-50mg/kg/dia 8/8h por 7 dias.
              > 40kg: Amoxicilina 250-500 mg/dose 8/8h por 7 dias.

É isso! Então, a partir de agora, quando uma criança em idade escolar iniciar quadro de taquipneia, febre, tosse e a radiografia de tórax evidenciar uma opacidade ovalada, sempre lembre-se da Pneumonia Redonda e que seu principal agente etiológico é o Streptococcus pneumoniae. Isso vai te ajudar a escolher o antibiótico, que nesse caso a melhor escolha é a Amoxicilina! O paciente tende a melhorar entre 10 e 14 dias após o início do tratamento com antibiótico. Fechou? 

Curtiu saber tudo sobre pneumonia redonda?

Então agora você não vai ter mais dúvidas sobre o tratamento de pneumonia redonda. Espero que tenham gostado!

Aproveitando, te convido a dar uma olhada no nosso Guia Rápido da Intubação Orotraqueal, que traz todas as informações de que você precisa pra realizar uma IOT com segurança em qualquer plantão!

Com certeza você também precisará medicar seus pacientes da melhor maneira possível, então aproveita e dá uma olhada no nosso Guia de Prescrições! Com ele, você estará muito mais preparado para encarar qualquer plantão do Brasil!

Pra quem quer aprender ainda mais sobre a área, o PSMedway, nosso curso de Medicina de Emergência, pode ser a melhor opção pra você. Lá, vamos te mostrar exatamente como é a atuação médica dentro da Sala de Emergência, com simulações realísticas, aulas teóricas e conteúdo interativo pra você se sentir seguro dentro do ambiente mais complexo do hospital. Curtiu? Então não perca tempo e se inscreva!

Quer saber mais sobre Pneumonia? Clica nos links abaixo. Abraço e até mais!

* Colaborou Amanda Rodrigues Vale, aluna da faculdade UFSCar.

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram

É médico e quer contribuir para o blog da Medway?

Cadastre-se
AnuarSaleh

Anuar Saleh

Nascido em 1993, em Maringá, se formou em Medicina pela UEM (Universidade Estadual de Maringá) e hoje é residente em Medicina de Emergência pelo Hospital Israelita Albert Einstein e também editor e professor do PSMedway.