A preparação para a residência médica é muito importante para a carreira do médico. É o momento em que o profissional se especializa em uma área da Medicina, aperfeiçoando habilidades e adquirindo novos conhecimentos, mais específicos.
O Ministério da Saúde é uma excelente fonte para o candidato se atualizar continuamente. Leia nosso artigo e veja os recursos que o MS oferece e que podem ajudar você em sua preparação para a residência médica!
O médico precisa se atualizar constantemente, pois a área de saúde se mantém em constante evolução. Novas descobertas, novos métodos, novas tecnologias criam um novo cenário para o profissional e para o médico que pretende se especializar.
Os novos tratamentos e as novas técnicas resultam do aprimoramento da tecnologia e das novas descobertas científicas.
Muitos estudos atuais sobre o câncer, por exemplo, consideram o uso de certas substâncias em fases diferentes da doença que vêm trazendo resultados satisfatórios. A análise dos bons resultados pela Anvisa contribuiu para que essas substâncias fossem liberadas para aplicação em tratamentos oncológicos.
Testes de laboratório confirmam a eficácia de medicamentos e vacinas que podem ser utilizados em diferentes tipos de doenças. Essa eficácia é mensurada, de modo a hierarquizar as soluções encontradas, desde as mais eficazes até aquelas que apresentam o menor percentual de eficácia.
Dessa forma, é possível escolher os melhores tratamentos conforme o perfil do paciente, o seu quadro clínico, o estágio em que a doença se encontra.
É importante manter-se atualizado também sobre procedimentos menos invasivos e mais seguros, que são boas opções para o médico e para o paciente.
Por exemplo, quando é possível realizar um procedimento não invasivo, em vez de uma cirurgia, o tratamento é menos complicado, o que facilita o trabalho do médico e envolve menos riscos para a pessoa que se submeterá a ele.
A necessidade de se atualizar na Medicina diz respeito diretamente à preparação para a residência médica. As bancas que elaboram as provas desejam avaliar o conhecimento do candidato em diferentes aspectos, inclusive seu conhecimento sobre as mudanças que ocorrem na área de saúde.
Para os que vão fazer programa de RM que exige pré-requisito, é importante atualizar-se sobre as inovações específicas de sua especialidade.
O Ministério da Saúde é o órgão governamental que implementa políticas e diretrizes referentes à saúde no Brasil. Ele também trabalha na capacitação e na atualização de profissionais da área, incluindo aqueles que buscam preparação para a residência médica.
Por isso, você deve ficar de olho nas últimas notícias do Ministério da Saúde. O MS dá acesso a revistas e outras publicações científicas, que passam informações relevantes sobre os últimos avanços da Medicina.
Ele também organiza e divulga workshops e conferências sobre diferentes temas. Nesses eventos, o candidato pode interagir com especialistas da área que ele deseja cursar e com outros candidatos, o que permite a troca de experiências e conhecimentos.
As notícias do Ministério da Saúde permitem que o candidato fique a par dos mais importantes acontecimentos envolvendo a saúde no Brasil: investimentos, processos seletivos, pesquisas médicas, campanhas de saúde, novas vacinas, focos de doenças e muito mais.
O Saúde de A a Z é um glossário com os temas mais importantes, ações, políticas públicas, programas do MS na prevenção e na promoção da saúde no país.
É possível procurar os principais assuntos, como sintomas, diagnósticos, exames, tratamentos, causas, prevenção, vacinação. Basta clicar na letra desejada e conferir as informações.
Vamos conferir alguns conteúdos atuais que estão disponíveis no site do Ministério da Saúde que ajudam o candidato em sua preparação para a residência médica. Naturalmente, o site passa por atualizações conforme os eventos na área da saúde.
Por exemplo, na letra A, o estudante vai encontrar os seguintes grupos: Acesse as Informações e Acidentes por Animais Peçonhentos:
Neste grupo, o usuário encontra temas que falam de problemas de saúde e vírus: Aedes Aegypti, Aids/HIV, Alzheimer, Anomalias Congênitas, Arenavírus, Asma, Aspergilose, Atrofia Muscular Espinhal (AME) e AVC.
Neste grupo, o estudante confere informações sobre: acidentes por abelhas, acidentes por escorpiões, acidentes por lagartas, acidentes ofídicos, acidentes por águas-vivas e caravelas.
O usuário acessa informações sobre Botulismo e Brucelose Humana. Há informações sobre as principais formas de transmissão, sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção.
Na letra C, o site disponibiliza dois grupos principais: Acesse as Informações e Câncer. No primeiro, estão registradas informações sobre doenças e agentes causadores de doenças que começam com a letra C, como Caxumba, Chikungunya, Cólera, Catapora, Coronavírus e assim por diante. Em Câncer, há informações sobre alguns tipos de Câncer: de boca, de mama, de pele, de próstata e de pênis.
Na letra D, há informações sobre Dengue, Depressão, Diabetes, Doação de Sangue, Doença de Chagas, Doenças Diarreicas Agudas, DRC (doenças renais crônicas) e outros problemas de saúde.
Na letra E, o estudante tem acesso a informações como Ebola, Esclerose Lateral Amiotrófica, EPICOVID-19, Epidermólise Bolhosa, Esquistossomose, Esporotricose Humana, Esteatose Hepática, além de passar informações sobre enchentes.
A letra F oferece informações a respeito de Febre Amarela, Febre do Mayaro, Febre do Nilo Ocidental, Febre Maculosa, Febre Tifoide e outras doenças iniciadas com F.
Na letra G, existem informações sobre Geo-Helmintíase, Gripe (Influenza), Guillain Barré, além de falar sobre gravidez. A Síndrome de Guillain Barré é uma doença autoimune rara que ataca uma parte do sistema nervoso.
Na letra H, há informações sobre Hanseníase, Hantavirose, Hepatites Virais, Herpes (conhecida popularmente como “cobreiro”), Hidatidose Humana, Hipertensão Arterial, Histoplasmose, HPV e HTLV.
E assim seguem as demais letras: I, L, M, O, P, R, S, T, U, V e Z. Não existem as letras J, N e X. Nem as letras pouco usadas K, W e Y.
Você conferiu, portanto, que o Ministério da Saúde pode ser uma fonte confiável e valiosa de preparação para a residência médica. Aproveite essa ferramenta para se atualizar e aprender mais!
Não deixe de conferir nossas publicações nas redes sociais. Siga-nos no Facebook, no Instagram e no Youtube e acompanhe nosso conteúdo dinâmico com textos, imagens e vídeos!
Nascido em São Paulo, criado em Belém do Pará. Formado médico pela Universidade do Estado do Pará e Cirurgião Geral pela Escola Paulista de Medicina/Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP). Atualmente, profissional da área médica na assistência e no ensino. Segue apaixonado por administração, economia e finanças. A gente só tem aquilo que a gente aceita ter! Siga no Instagram: @danielhaberfeijo