Preparação para a residência médica: como se atualizar através do Ministério da Saúde

Conteúdo / Residência Médica / Preparação para a residência médica: como se atualizar através do Ministério da Saúde

A preparação para a residência médica é muito importante para a carreira do médico. É o momento em que o profissional se especializa em uma área da Medicina, aperfeiçoando habilidades e adquirindo novos conhecimentos, mais específicos.

O Ministério da Saúde é uma excelente fonte para o candidato se atualizar continuamente. Leia nosso artigo e veja os recursos que o MS oferece e que podem ajudar você em sua preparação para a residência médica!

Importância de se atualizar na Medicina

O médico precisa se atualizar constantemente, pois a área de saúde se mantém em constante evolução. Novas descobertas, novos métodos, novas tecnologias criam um novo cenário para o profissional e para o médico que pretende se especializar.

Novos tratamentos e técnicas

Os novos tratamentos e as novas técnicas resultam do aprimoramento da tecnologia e das novas descobertas científicas.

Muitos estudos atuais sobre o câncer, por exemplo, consideram o uso de certas substâncias em fases diferentes da doença que vêm trazendo resultados satisfatórios. A análise dos bons resultados pela Anvisa contribuiu para que essas substâncias fossem liberadas para aplicação em tratamentos oncológicos.

Testes de laboratório confirmam a eficácia de medicamentos e vacinas que podem ser utilizados em diferentes tipos de doenças. Essa eficácia é mensurada, de modo a hierarquizar as soluções encontradas, desde as mais eficazes até aquelas que apresentam o menor percentual de eficácia.

Dessa forma, é possível escolher os melhores tratamentos conforme o perfil do paciente, o seu quadro clínico, o estágio em que a doença se encontra.

É importante manter-se atualizado também sobre procedimentos menos invasivos e mais seguros, que são boas opções para o médico e para o paciente.

Por exemplo, quando é possível realizar um procedimento não invasivo, em vez de uma cirurgia, o tratamento é menos complicado, o que facilita o trabalho do médico e envolve menos riscos para a pessoa que se submeterá a ele.

Atualização de questões para a prova de residência médica

A necessidade de se atualizar na Medicina diz respeito diretamente à preparação para a residência médica. As bancas que elaboram as provas desejam avaliar o conhecimento do candidato em diferentes aspectos, inclusive seu conhecimento sobre as mudanças que ocorrem na área de saúde.

Para os que vão fazer programa de RM que exige pré-requisito, é importante atualizar-se sobre as inovações específicas de sua especialidade.

Fique de olho nas últimas notícias do MS

O Ministério da Saúde é o órgão governamental que implementa políticas e diretrizes referentes à saúde no Brasil. Ele também trabalha na capacitação e na atualização de profissionais da área, incluindo aqueles que buscam preparação para a residência médica.

Por isso, você deve ficar de olho nas últimas notícias do Ministério da Saúde. O MS dá acesso a revistas e outras publicações científicas, que passam informações relevantes sobre os últimos avanços da Medicina.

Ele também organiza e divulga workshops e conferências sobre diferentes temas. Nesses eventos, o candidato pode interagir com especialistas da área que ele deseja cursar e com outros candidatos, o que permite a troca de experiências e conhecimentos.

As notícias do Ministério da Saúde permitem que o candidato fique a par dos mais importantes acontecimentos envolvendo a saúde no Brasil: investimentos, processos seletivos, pesquisas médicas, campanhas de saúde, novas vacinas, focos de doenças e muito mais.

Como posso estudar pelo site do Ministério da Saúde?

O Saúde de A a Z é um glossário com os temas mais importantes, ações, políticas públicas, programas do MS na prevenção e na promoção da saúde no país.

É possível procurar os principais assuntos, como sintomas, diagnósticos, exames, tratamentos, causas, prevenção, vacinação. Basta clicar na letra desejada e conferir as informações. 

Vamos conferir alguns conteúdos atuais que estão disponíveis no site do Ministério da Saúde que ajudam o candidato em sua preparação para a residência médica. Naturalmente, o site passa por atualizações conforme os eventos na área da saúde.

Letra A

Por exemplo, na letra A, o estudante vai encontrar os seguintes grupos: Acesse as Informações e Acidentes por Animais Peçonhentos:

Acesse as Informações

Neste grupo, o usuário encontra temas que falam de problemas de saúde e vírus: Aedes Aegypti, Aids/HIV, Alzheimer, Anomalias Congênitas, Arenavírus, Asma, Aspergilose, Atrofia Muscular Espinhal (AME) e AVC.

Acidentes por Animais Peçonhentos

Neste grupo, o estudante confere informações sobre: acidentes por abelhas, acidentes por escorpiões, acidentes por lagartas, acidentes ofídicos, acidentes por águas-vivas e caravelas.

Letra B

O usuário acessa informações sobre Botulismo e Brucelose Humana. Há informações sobre as principais formas de transmissão, sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção.

Letra C

Na letra C, o site disponibiliza dois grupos principais: Acesse as Informações e Câncer. No primeiro, estão registradas informações sobre doenças e agentes causadores de doenças que começam com a letra C, como Caxumba, Chikungunya, Cólera, Catapora, Coronavírus e assim por diante. Em Câncer, há informações sobre alguns tipos de Câncer: de boca, de mama, de pele, de próstata e de pênis.

Letra D

Na letra D, há informações sobre Dengue, Depressão, Diabetes, Doação de Sangue, Doença de Chagas, Doenças Diarreicas Agudas, DRC (doenças renais crônicas) e outros problemas de saúde.

Letra E

Na letra E, o estudante tem acesso a informações como Ebola, Esclerose Lateral Amiotrófica, EPICOVID-19, Epidermólise Bolhosa, Esquistossomose, Esporotricose Humana, Esteatose Hepática, além de passar informações sobre enchentes.

Letra F

A letra F oferece informações a respeito de Febre Amarela, Febre do Mayaro, Febre do Nilo Ocidental, Febre Maculosa, Febre Tifoide e outras doenças iniciadas com F.

Letra G

Na letra G, existem informações sobre Geo-Helmintíase, Gripe (Influenza), Guillain Barré, além de falar sobre gravidez. A Síndrome de Guillain Barré é uma doença autoimune rara que ataca uma parte do sistema nervoso.

Letra H

Na letra H, há informações sobre Hanseníase, Hantavirose, Hepatites Virais, Herpes (conhecida popularmente como “cobreiro”), Hidatidose Humana, Hipertensão Arterial, Histoplasmose, HPV e HTLV.

As outras letras

E assim seguem as demais letras: I, L, M, O, P, R, S, T, U, V e Z. Não existem as letras J, N e X. Nem as letras pouco usadas K, W e Y.

Você conferiu, portanto, que o Ministério da Saúde pode ser uma fonte confiável e valiosa de preparação para a residência médica. Aproveite essa ferramenta para se atualizar e aprender mais!

Não deixe de conferir nossas publicações nas redes sociais. Siga-nos no Facebook, no Instagram e no Youtube e acompanhe nosso conteúdo dinâmico com textos, imagens e vídeos!

DanielHaber Feijo

Daniel Haber Feijo

Nascido em São Paulo, criado em Belém do Pará. Formado médico pela Universidade do Estado do Pará e Cirurgião Geral pela Escola Paulista de Medicina/Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP). Atualmente, profissional da área médica na assistência e no ensino. Segue apaixonado por administração, economia e finanças. A gente só tem aquilo que a gente aceita ter! Siga no Instagram: @danielhaberfeijo