Já pensou em qual cor de roupa usar na entrevista da segunda fase de residência médica? Se não, há grandes chances de você utilizar as vestimentas mais básicas e sociais do seu armário — assim, não cometerá erros. Mas já pensou na diferença da sua imagem se você estudar a roupa certa para usar?
Cada pessoa tem uma personalidade diferente, motivações diferentes, e tudo isso pode ser bem alinhado com a sua roupa. A primeira impressão conta, se você for coerente do começo ao fim, a sua nota nesta fase vai estourar!
É claro que todo tipo de roupa é permitido fora da entrevista, não estamos aqui para te dar dicas de moda. No entanto, na segunda fase de residência médica, algumas coisas não são bem vistas pelos entrevistadores.
Evite ir para sua entrevista com acessórios em excesso, como joias e bijuterias. Para a vestimenta, roupas estampadas e coloridas são proibidas se você quer passar uma boa primeira impressão.
O ideal é tentar ir com uma peça de roupa monocromática, nada muito curto ou muito largo, para não passar uma mensagem não profissional.
A escolha da cor para a entrevista é vista como um problema para alguns estudantes. Afinal, melhor usar preto básico ou posso ousar um pouco? Na verdade, usar uma cor diferente na sua camisa social não é errado se você souber o que está fazendo.
Cada cor passa uma primeira impressão diferente, e se você puder utilizar isso ao seu favor e combinar com a imagem que você quer passar, a roupa dará um upgrade na sua entrevista! A cor depende da especialidade escolhida por você também: fique atento a isso! Então, vamos lá ver a imagem que cada cor passa?
É uma peça comum no guarda roupa de qualquer um, certo? Se você está inseguro e tem medo de uma cor mudar o julgamento dos entrevistadores, essa é a cor da segurança.
Agora, se você quer passar uma imagem discreta e enigmática, o preto é a cor para isso. Os entrevistadores estão acostumados a essa peça, então não há nada novo para esperar. Essa é a cor para quem deseja entrar e sentar sendo uma página em branco.
É claro, se preto é uma cor que não passa uma imagem sólida, o branco pode ter essa interpretação também. É comum as pessoas utilizarem uma combinação de camisa social branca, uma gravata preta e um terno.
Entretanto, se você conseguir fugir desse padrão, a impressão pode mudar. Uma gravata branca pode trazer uma imagem simpática, sensível e perfeccionista, fortemente ligada à organização. Se você acredita que essa imagem é a que te define, então já sabe como ir à entrevista!
É a cor favorita para quem deseja passar uma imagem mais tolerante e calma. Claro, existem diversos tons de azul, então nosso conselho aqui é utilizar um tom mais escuro (azul marinho), pois uma coloração mais clara pode dar uma impressão mais suave e menos profissional.
De primeira vista, parece uma cor não apropriada em ambiente profissional, né? É uma cor bem sensível e afetuosa. Se sua intenção for mostrar humanidade e compreensão, saiba que os entrevistadores se importam com a sensibilidade entre doutor e paciente. Mas não exagere nessa impressão: você precisa provar que está preparado para praticar a Medicina.
O lado ruim da cor é que ela pode passar uma imagem de extrema confiança, então, o tiro pode sair pela culatra.
A cor cinza pode passar duas imagens. Se você se vê como uma pessoa organizada e metódica, pode ser um ponto positivo um estilo mais neutro como o cinza. Entretanto, a cor também passa um ar de tristeza e impessoalidade.
É claro, se você agir de maneira positiva e alegre na entrevista, isso pode mudar. Mas não se esqueça de que as primeiras impressões podem mudar o rumo da conversa.
Essa cor traz determinação e paixão para quem a utiliza. É uma ótima coloração para todas as situações, apesar disso, em uma entrevista é bom não exagerar. A cor vermelha é muito forte, então evite esse destaque.
O vermelho traz a sensação de autoafirmação, então um pouco dessa cor não faz mal. Independência com uma boa dose de racionalidade e bom senso é bem chamativo para os entrevistadores.
Outro lado negativo dessa cor: você pode ser visto como uma pessoa agressiva. Então, essa cor de nenhum modo pode ser predominante no seu conjunto. Reserve uma gravata vermelha se você deseja passar uma imagem positiva.
Seguindo nossas dicas, você irá se prevenir de surpresas negativas. É uma fase muito tensa para os alunos, principalmente pela pressão que os entrevistadores colocam em cada participante. Saber qual cor de roupa usar na entrevista da segunda fase pode ser diferencial na continuidade da entrevista.
Se você ainda não sabe por onde começar a se preparar para a entrevista de residência médica, conte com o nosso time de especialistas do CRMedway, um curso preparatório para essa fase do processo seletivo.
Nascido em São Paulo, criado em Belém do Pará. Formado médico pela Universidade do Estado do Pará e Cirurgião Geral pela Escola Paulista de Medicina/Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP). Atualmente, profissional da área médica na assistência e no ensino. Segue apaixonado por administração, economia e finanças. A gente só tem aquilo que a gente aceita ter! Siga no Instagram: @danielhaberfeijo