Carregando

O que vestir nas provas de residência médica?

Fala, pessoal! Tudo em cima? Já tão pensando nas provas de residência no final do ano? Então, é hora de acalmar o coração! Por aqui, a gente tenta trazer sempre as melhores dicas pra que a sua prova aconteça da melhor forma possível. Sendo assim, hoje vamos falar sobre o que vestir nas provas de residência médica!

Essa é uma dúvida muito comum entre os candidatos. Será que pode usar chinelo? E fazer a prova de shorts? Qual é a roupa mais adequada? Vem com a gente, porque vamos te contar tudo!

O que vestir nas provas de residência médica
O que vestir nas provas de residência médica?

As principais informações dos editais

Em se tratando das provas de primeira fase, uma das informações presentes nos editais sobre vestuário diz que, por conta do Covid-19, o uso de máscaras é obrigatório. No entanto, conforme o curso da pandemia vai mudando, essa regra também pode se alterar.

Os editais do IAMSPE e do SUS-SP 2022 diziam que o candidato poderia usar acessórios como luvas e vestimentas descartáveis, face shield e óculos de proteção transparente. Além disso, era permitido levar o próprio álcool gel, desde que ele ficasse em uma embalagem transparente.

Já no exame de residência médica da USP, vale lembrar que os bonés, gorros, chapéus, bolsas e sacolas foram lacrados pelos candidatos antes do início da prova de primeira fase.

Na prova multimídia do processo seletivo, o uso do jaleco ou avental não foi necessário. Os bonés e chapéus estavam proibidos. Ah, e nada de colocar uma roupa ou adereço que indique a sua escola de origem, beleza?

O que vestir nas provas de primeira fase?

Agora é a hora: confira algumas dicas relacionadas ao que vestir na primeira fase das provas de residência médica!

Use roupas confortáveis

Nas provas de primeira fase, o importante é estar confortável. Pense que você vai ficar algumas horas sentado, colocando a cabeça pra funcionar. Nada pode te incomodar ou tirar sua concentração, certo? Então, vista roupas leves e sapatos que não estejam apertados, beleza? 

Vale lembrar que é bom evitar o uso de bonés, chapéus e gorros. Também procure deixar suas orelhas à mostra, como alguns processos seletivos solicitam. Basta prender ou colocar o cabelo para trás que tudo vai estar certo.

Agora, respondendo a uma dúvida comum dos candidatos: não há nada nos editais sobre a proibição do uso de chinelos ou shorts na primeira fase. Então, se com essas peças você vai ficar confortável, manda ver!

Esteja atento à temperatura

Para não passar muito frio ou calor, é bom conferir a previsão do tempo e escolher uma roupa baseada nela. Assim, o clima não vai atrapalhar você e seu desempenho na prova de residência médica.

Também indicamos que carregue um casaco ou guarda-chuva com você caso imprevistos aconteçam. Às vezes, o tempo vira e somos pegos de surpresa, não é? Então, é melhor prevenir do que remediar. Não deixe que algo te atrapalhe nesse dia tão importante!

Não se preocupe com o que vão pensar

Escolheu uma roupa confortável e não gostou de como ela ficou em você? Não tem problema! Lembre-se: o que mais importa é o seu conforto. É melhor usar uma roupa que não combina do que ficar incomodado durante a prova.

Nessa hora, você não deve se preocupar com o que vão pensar. Afinal, todas as outras pessoas ao seu redor estão passando pela mesma coisa e sabem que o bem-estar, naquele momento, deve vir em primeiro lugar. 

O que vestir nas provas práticas de residência médica?

Lembrando que é muito importante conferir o edital de cada instituição mas, na maioria das vezes, as mesmas coisas que falamos acima valem para as provas práticas de residência médica. Vá com uma roupa confortável, pensando no clima e em si mesmo. Nada de se importar com o que vão achar, beleza? 

Um único detalhe a que se deve dar atenção: às vezes, a prova prática e a entrevista acontecem no mesmo dia. Então, se isso acontecer, é bom ir preparado para esta última etapa do processo seletivo. A seguir, a gente vai te contar um pouquinho sobre quais roupas usar para a entrevista de residência médica. 

Por fim: o que vestir na entrevista?

Na entrevista de residência médica, a história muda. Essa parte do processo seletivo exige do candidato mais formalidade, até porque você vai se apresentar e demonstrar por que deve se tornar um residente.

Sendo assim, não é recomendado usar calça jeans e camiseta. Da mesma forma, não vá de shorts e chinelos, beleza? A entrevista é uma ocasião que demanda um traje social, então, vista-se de acordo para obter um bom resultado.

Pronto, agora você já sabe o que vestir nas provas de residência médica

E aí, gostou? Espero que o conteúdo tenha sido útil. Se quiser compartilhar esse conteúdo com um amigo que também sonha em ser residente, clica aí embaixo e compartilha esse artigo com ele! Quem sabe o sonho de vocês não se realiza no ano que vem? 

Quer fazer a residência médica mas não sabe por onde começar a estudar? Então, conte com nossos cursos! Aqui, você tem acesso a videoaulas, apostilas e simulados exclusivos. Ainda é possível tirar dúvidas com um time de professores especialistas em diversas áreas. Aproveite essa oportunidade!
Ah, e depois de ler sobre o que vestir nas provas de residência médica, aproveite pra conhecer o nosso Curso de Entrevista! Pra cima!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoanaRezende

Joana Rezende

Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina.