Qual é a importância de participar do simulado de prova prática de residência médica?

Conteúdo / Residência Médica / Qual é a importância de participar do simulado de prova prática de residência médica?

Em algumas instituições médicas do país, o processo que seleciona aqueles que vão fazer residência médica envolve uma etapa complicada: a prova prática. Por isso, uma parte importante da preparação dos candidatos é participar do simulado de prova prática de residência médica.

Ainda existem muitas dúvidas a respeito do assunto. Por isso, vale a pena participar de simulações como forma de se antecipar para a prova prática. Confira qual é a importância de fazer simulações de prova prática neste post. Tenha mais detalhes sobre como fazer residência médica com sucesso!

O que é a prova prática de residência médica?

A prova prática de residência médica é uma etapa seletiva que reúne atividades envolvendo casos clínicos e outras situações fictícias (simulações), mas muito realistas. Trata-se da segunda etapa da prova de residência médica.

É uma etapa fundamental para a residência médica, pois corresponde a, no mínimo, 40% da nota final na maior parte das instituições. A prova prática requer nível elevado de preparo e conhecimento. O prazo que decorre entre a primeira e a segunda etapa é breve: podem ser duas semanas ou um mês. Confira outras características:

  • procedimento avaliativo opcional;
  • média do peso em relação ao conteúdo total do processo seletivo: de 40% a 50%;
  • análise das habilidades dos alunos que não mensuradas na avaliação teórica;
  • competências mais relevantes: manuais, coordenação, interpretação dos exames e comunicação.

Finalidade da prova prática

A prova prática serve para testar conhecimentos técnicos em situações críticas, que nem sempre se assemelham ao que ocorre na vida real. Desse modo, se a situação fictícia realmente acontecer por algum motivo, o profissional vai se sentir mais preparado.

A finalidade da prova de multimídia de residência médica é verificar as habilidades e o comportamento do profissional envolvendo comunicação, coordenação e manejo de determinados procedimentos. A prova também permite que o profissional identifique hipóteses conforme o exame físico do paciente.

Já está preocupado com as provas práticas de residência? Esse é o momento ideal para começar a pensar nisso — deixar para a última hora pode comprometer sua aprovação.

Local de aplicação da prova

A prova costuma ser aplicada nos hospitais universitários e nos hospitais-escola. Porém, nem todos efetuam a prova prática. Isso ocorre com as Secretarias Estaduais de Saúde (SES) e o Sistema Único de Saúde (SUS), por exemplo.

Metodologia de aplicação

Geralmente, a prova prática segue o modelo OSCE (Exame Clínico Objetivo Estruturado), formado por cinco estações, sendo que cada uma representa uma área da Medicina.

Os participantes se dividem em grupos que aguardam fora da sala até quando o alarme é acionado. Apenas quando recebem o comando, entram na estação e efetuam as atividades. Quando concluem as tarefas, os alunos acionam o alarme e mudam de estação.

Como estudar para a prova prática?

Uma boa dica é fazer um curso de prova prática de residência médica. Como se trata de uma prova que exige muita habilidade e concentração, é importante se preparar para evitar ficar muito nervoso e inseguro no momento, o que vai repercutir nos resultados.

Quando você já tem uma noção do que vai acontecer, consegue se preparar melhor, desenvolvendo mais segurança e autoconfiança. Você pode acompanhar vídeos com simulações e pedir orientação a amigos que atuam na área, por exemplo.

Para cada fase da prova prática, há critérios diferentes. Embora não seja possível definir os detalhes do que vai acontecer durante a prova, há passos importantes que podem ser estudados, como se apresentar ao paciente, lavar as mãos e falar sobre os procedimentos que integram o protocolo que será aplicado.

Outra dica é elaborar um checklist com todas as ações que devem ser treinadas. Refaça o protocolo quantas vezes for preciso. Pesquise e inclua os checklists comentados das estações que costumam ser cobradas nas mais importantes instituições do país.

Por que participar de simulações de prova prática?

Fazer simulações para a prova prática de residência médica enquanto estuda permite que você antecipe as situações que serão simuladas no momento do exame. Assim, antes do grande dia chegar, você já tem uma ideia de como as coisas funcionam.

O simulado para prova prática de residência ajuda você a treinar a maneira mais correta de atuar. Você consegue identificar seus pontos fracos e as falhas que deve corrigir para não comprometer os resultados e a nota.

Estudar por meio do simulado de prova prática de residência médica também ajuda a gerenciar o tempo, de modo que, no dia marcado, realize as atividades no prazo. Você pode ter um profissional ou um colega ao seu lado para avaliar seu desempenho.

Procure levar o simulado para prova prática de residência médica a sério. Comporte-se como se realmente fosse uma situação real e dê o melhor de si como profissional. Na avaliação posterior, é importante considerar o tempo gasto, a precisão do diagnóstico e tudo que puder ser melhorado.

Entendeu qual é a importância das simulações de prova prática?

Como deu para perceber, o simulado de prova prática de residência médica é uma ferramenta que ajuda o profissional a enfrentar os desafios dessa etapa. Você deve brilhar nas provas práticas de residência médica para conquistar notas altas e ser aprovado.

Está realmente preparado para mandar bem nas provas práticas de residência médica? Conte com o CRMedway para conquistar seus objetivos e fazer residência médica da forma mais prática possível.

Ana KarolineBittencourt Alves

Ana Karoline Bittencourt Alves

Catarinense nascida em 1995, criada em Imbituba e apaixonada por uma praia. Formada pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2018, com residência em Clínica Médica pela Universidade de São Paulo (USP-SP 2019-2021) e professora de Clínica na Medway. "Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender" - Paulo Freire. Siga no Instagram: @anakabittencourt