Qual é a variável mais importante para a aprovação na residência médica?

Conteúdo / Residência Médica / Qual é a variável mais importante para a aprovação na residência médica?

Fala, pessoal! Chega um momento durante os estudos que a aprovação na residência médica vira o único objetivo por meses, certo? Várias paranoias começam a surgir, e nos fazem duvidar se estamos indo para a direção certa. Por isso, estamos aqui para te falar quais foram as variáveis em comum dos principais aprovados da Medway para 2023! 

Afinal, há exemplo melhor do que aqueles estudantes que conseguiram o sucesso no seu sonho seguindo o conselho que aprovou outros alunos também. É um método seguido por muitos e o resultado é inegável. Segue mais no artigo que daremos a resposta que você tanto procura. 

Como conquistar a aprovação tão sonhada com a ajuda do Extensivo?

Queridos estudantes, sabemos que vocês querem muito uma resposta simples para essa pergunta, mas não é assim que funciona. Na verdade existem diversos fatores que podem te fazer o novo residente médico, e um fator primordial é a sua plataforma de estudo.

Um bom curso preparatório para residência médica pode te oferecer muito mais que apenas bons conteúdos de Medicina, ele também pode te poupar tempo. Exemplo, se o site do curso te oferece questões dos temas que você teve aula recente, você não vai perder tempo pesquisando uma prova antiga para suprir essa necessidade.

Assim, um bom extensivo é aquele que te oferece as ferramentas que vão facilitar sua rotina de estudo. Ainda sim, não depende só do curso, é preciso saber aproveitar o produto que está na sua mão. A sua aprovação na residência médica depende de você!

Quais variáveis são realmente importantes para alcançar a aprovação na residência médica?

Juntamos a rotina dos alunos dos Extensivos Medway que foram aprovados para a segunda fase do processo seletivo de residência médica da USP-SP em 2023 e conseguimos perceber variáveis importantes que resultaram na aprovação. Vamos ver quais são elas?

Desempenho nos estudos

Ser aprovado na residência médica não é para qualquer um. O curso é uma plataforma que irá te ajudar e facilitar no seu processo de aprendizagem, mas ele não vai fazer sua prova sozinho. 

Seus resultados nos simulados e nas provas antigas serão consequência do seu esforço e dedicação durante a preparação. E se você tiver um bom desempenho no seu período de estudo, a aprovação vai estar a pequenos detalhes de ser realidade. Então, tenha foco!

Fazer revisão do conteúdo e das questões

Não há aprovação sem revisão dos conteúdos. Afinal, o conteúdo médico é muito extenso, então se você só estudar ele uma vez no começo dos seus estudos, até as provas de residência médica você terá uma baixa retenção de informação desse assunto.

Nos nossos extensivos, a programação de estudo inclui uma rotina de revisão aos conteúdos com as questões. Assim, você terá certeza que reteu as informações necessárias quando conseguir concluir os exercícios do tema com êxito.

Estudar através de aulas

Nosso curso disponibiliza as aulas todos os dias da semana para você, por isso é ideal que você tenha um planejamento seguindo os professores e seu conteúdo. 

Seria bom se você organizasse um tempo para reunir suas dúvidas antes das aulas. A ideia é que você já tenha um conhecimento mínimo do assunto, pois ele já foi mencionado nos seus anos de faculdade. Assim, as aulas servem para masterizar o necessário para as provas de residência médica.

Questões de simulados e provas

Não é só o conteúdo que os estudantes de prova de residência médica precisam dominar, mas também como ele é atribuído no processo seletivo. 

Assim, nada melhor do que fazer a revisão do tema estudado com questões da provas anteriores. Do mesmo jeito que você testa seu entendimento sobre determinado assunto, você já entende a maneira que o processo seletivo funciona.

Simulado é outra forma de testar seu conhecimento, mas tome cuidado. Certifique se o simulado é da instituição que você quer entrar, pois se não for, pode confundir um pouco sua cabeça. O ideal é fazer exercícios focado na sua instituição ou das provas passadas.

Se formar em São Paulo é uma variável de peso?

Sem enrolação: não é! Existe uma mística por volta desse pensamento. Afinal, as instituições vão dar preferência para aqueles que fizeram a faculdade lá, correto? Erradíssimo! Não é assim que funciona.

O que conta é a sua dedicação e esforço. Esse é um fator muito pequeno em comparação aos outros que falamos. A Joana Rezende e a Marina Pereira, que são professoras da Medway, passaram em residência médica na USP e na UNICAMP respectivamente, e ambas não nasceram e nem fizeram faculdade em São Paulo.

Agora você já sabe qual é a variável mais importante para a aprovação, certo?

Isso depende apenas de você, e nós confiamos que você vai conseguir realizar esse sonho o mais rápido possível. E sabemos que é preciso ter um bom material nas mãos para ter as melhores condições de ser aprovado, por isso você não pode deixar de dar uma olhada nos Extensivos Medway!

São diversas ferramentas que facilitará sua vida na rotina de estudos, além do conteúdo médico feito pelos professores que tiveram total sucesso nas provas de residência médica. O melhor de tudo é que você pode testar nossos cursos durante 7 dias gratuitamente! Vai perder essa chance de ouro? Venha logo conhecer e sei que vamos te surpreender.

JoanaRezende

Joana Rezende

Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina. Siga no Instagram: @jodamedway