Questões comentadas de Distúrbios Obstrutivos Pulmonares: o que cai em Pediatria nas provas de residência em SP

Conteúdo / Residência Médica / Questões comentadas de Distúrbios Obstrutivos Pulmonares: o que cai em Pediatria nas provas de residência em SP

E aí pessoal, tudo bom? Você que tá lendo aí, ficou sabendo do nosso vídeo sobre Pediatria? Não? Então ainda não tá ligado no nosso canal no Youtube, só pode! A Joana Rezende, uma das nossas professoras de Pediatria aqui na Medway, falou de alguns dos assuntos mais cobrados dentro dessa área nas provas de residência médica em São Paulo, enquanto apresentava questões comentadas de distúrbios obstrutivos pulmonares. Foi super massa, vale a pena conferir!

Algumas das instituições paulistas que ela abordou foram a Unifesp, Einstein, ISCMSP, Unicamp, USP-SP… bem bom, né? E os temas das questões variaram: apareceram questões sobre asma, bronquiolite viral, fibrose cística, entre outros tópicos que você pode conferir no vídeo!

5 questões sobre distúrbios obstrutivos pulmonares

A professora Jô Rezende decidiu abordar esse tema por ele ser um dos mais relevantes nas bancas das principais instituições de São Paulo. As 5 questões comentadas por ela foram escolhidas conforme os assuntos mais importantes dentro desse grande foco dos distúrbios obstrutivos pulmonares.

Por isso, vale muito a pena assistir ao vídeo, aprender mais sobre o tema e entender melhor seu estilo de cobrança nas grandes instituições de residência médica!

Veja aqui no nosso artigo uma palhinha do que Joana traz em seu vídeo, e confira também a análise completa abaixo!

Quadros de asma

Nas duas primeiras questões, uma retirada da prova de residência médica de 2021 da Unifesp e a segunda da ISCMSP de 2019, o aluno se depara com pacientes que precisam passar por tratamentos de controle de asma.

Segundo Joana, em geral, quando o tema da asma é abordado em questões de instituições paulistas, você não precisa dar um diagnóstico, porque ele já aparece no enunciado. O que se espera do aluno, é que ele possa identificar se se trata de um quadro ambulatorial, para o qual é preciso avaliar o grau de controle e manejar a situação, ou de uma ocorrência de pronto-socorro diante de uma crise.

Joana passa alguns macetes em sua análise, ensinando a sublinhar o que há de mais importante na questão antes de resolvê-la, e apresenta os quatro critérios necessários para avaliar a classificação de controle da asma e o procedimento para identificar o tratamento ideal para cada caso, seja no ambulatório, seja na emergência. Vale a pena conferir!

Hipótese diagnóstica de bronquiolite

Após sublinhar os pontos mais importantes da questão do Einstein de 2017, Joana comenta a imagem apresentada no enunciado (que não é essencial para a resolução do tópico, mas ilustra bem o quadro clínico) e dá a dica: há duas alternativas que apresentam a hipótese diagnóstica de bronquiolite, indicando que a solução deve estar neste caminho.

Neste caso, basta avaliar qual é a conduta adequada para o quadro, o que você pode conferir no vídeo acima!

Fibrose Cística

Para a questão da USP-SP de 2020, Joana ensina como chegar à hipótese diagnóstica do quadro apresentado, que é a fibrose cística, conhecida também como mucoviscidose ou doença do beijo salgado.

Essa é uma doença genética, monogênica de herança autossômica recessiva e que em geral é diagnosticada com o teste do pezinho.

A 5ª questão, da Unicamp 2020, também trata da fibrose cística, porém, neste caso, o que a banca quer é a definição dos agentes etiológicos que precisam ser cobertos pela antibioticoterapia.

Aqui, Joana apresenta os dois principais agentes da fibrose cística e a antibioticoterapia ideal para o caso.

Quer saber mais sobre o tema? Basta conferir a análise completa da nossa professora!

Agora você já sabe como encarar questões de distúrbios obstrutivos pulmonares!

Aqui no blog, nós sempre reforçamos como o estudo por questões é altamente eficiente para absorver e fixar conteúdos, e por isso o recomendamos. Trata-se de um método ativo, uma estratégia em que você pode aprender com as questões, inclusive retomando conceitos vistos há mais tempo. E com os comentários da Jô, nem sobra espaço pras dúvidas! Vale a pena estudar com o seu vídeo de questões comentadas de distúrbios obstrutivos pulmonares, e ficar ligado no nosso canal do Youtube!

Curtiu? Então continue aprendendo na Academia Medway! Por lá disponibilizamos diversos e-books e minicursos completamente gratuitos! Confira também o Medway Radar, nossa plataforma que reúne todas as informações necessárias sobre os editais e as provas das principais seleções para residência médica do país!

E, se o seu sonho é entrar na residência médica esse ano, venha com a gente para o Intensivo R1! A partir dele, você pode dar um gás final na jornada de estudos e fazer a sua prova de residência bem preparado, estudando de forma ultradirecionada para a sua instuição dos sonhos. Que tal?

JoãoVitor

João Vitor

Capixaba, nascido em 90. Graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e com formação em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) e Administração em Saúde pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Apaixonado por aprender e ensinar. Siga no Instagram: @joaovitorsfernando