Questões comentadas sobre Pâncreas: o que cai em Cirurgia nas provas de residência em SP

Conteúdo / Medicina de Emergência / Questões comentadas sobre Pâncreas: o que cai em Cirurgia nas provas de residência em SP

Opa! Tudo bom? Com certeza não, se você ainda não tá ligado no nosso canal no Youtube, né?! Digo isso porque, se você ainda não conhece o canal da Medway, então provavelmente não viu nosso vídeo sobre Cirurgia, em que um dos nossos queridos professores de Cirurgia, o Gabriel Sgarbosa, falou sobre um dos principais assuntos cobrados dentro dessa área nas provas de residência médica em São Paulo, por meio de questões comentadas sobre pâncreas. É mole?

Algumas das instituições paulistas que ele abordou foram a Unicamp, USP-SP, Iamspe, Santa Casa… Deu pra entender, né? Somente as instituições mais buscadas de São Paulo! E caso você esteja se perguntando sobre os temas das questões, eu posso dar alguns spoilers: apareceram questões sobre análise de imagem, procedimentos cirúrgicos, hipóteses diagnósticas, entre muitos outros tópicos relativos ao pâncreas que você confere no vídeo!

E vale lembrar a relevância desse conteúdo, hein? O estudo por questões é altamente eficiente para absorver e fixar conteúdos — afinal, trata-se de um método ativo, uma estratégia em que você pode aprender com as questões, inclusive retomando conceitos vistos há mais tempo — e é claro que os comentários do Gabriel ajudam muito a tirar qualquer dúvida que possa surgir! Vale a pena estudar com o seu vídeo de questões comentadas de estudos epidemiológicos.

Confira abaixo algumas das dicas dadas pelo professor Gabriel!

Estude com foco

Se a sua meta é estudar em São Paulo, nosso professor te lembra que é importante conhecer muito bem o estilo das provas. Dessa forma, você pode se preparar com o direcionamento adequado, conforme os temas mais cobrados e seus graus de dificuldade, observando os tipos de questões, a duração dos exames e todas as peculiaridades de cada instituição que deseja prestar!

Cuidado com a letra!

Em casos de resposta aberta, como ocorreu na questão da Unicamp apresentada pelo Gabriel, é sempre bom lembrar que é importante caprichar ao escrever a sua resposta para que ela esteja legível! Isso facilita o trabalho de correção da banca e também evita que você seja penalizado pela má compreensão do texto!

Preste atenção nos dados clínicos

Em problemas mais exigentes como o da USP-RP de 2019 comentada em vídeo, é importante manter a calma e observar os detalhes. Nesta questão sobre pâncreas, dados como a pressão intra-abdominal de 23 mmHg, hipotensão e desconforto respiratório davam dicas valiosas para a definição do diagnóstico e dos procedimentos que deveriam ser adotados. Por isso, não se assuste diante de uma questão desafiadora! Reflita nos detalhes apresentados e desenvolva seu raciocínio clínico.

Entender de que forma o assunto costuma ser cobrado

Perceber o que costuma aparecer nas questões sobre pâncreas é um passo superimportante para se dar bem nas respostas! Na correção da questão do Iamspe de 2021 – um instituto que AMA questões sobre pâncreas -, Gabriel comenta, por exemplo, o fato de antibióticos aparecerem frequentemente como uma das opções para tratamento de pancreatite, uma inflamação, o que pode induzir o aluno ao erro.

Para evitar essas ciladas, resolva muitas questões e aprenda de que forma cada tema será cobrado pelas bancas! Ah, e lembre-se que a Medway tem aulas específicas sobre como o foco é cobrado em cada uma das grandes instituições paulistas.

E aí, gostou de saber mais sobre as questões de pâncreas?

Já assistiu as questões comentadas de pâncreas e curtiu? Então continue aprendendo na Academia Medway! Por lá disponibilizamos diversos e-books e minicursos completamente gratuitos! Por exemplo, o nosso e-book Guia Definitivo do SUS-SP mostra por completo a residência dessa instituição que é uma das maiores do país!

E, se o seu sonho é entrar na residência médica esse ano, venha com a gente para o Intensivo SP! A partir dele, você pode dar um gás final na jornada de estudos e fazer a sua prova de residência bem preparado, com foco total na instituição dos seus sonhos em São Paulo. Que tal?

É médico e quer contribuir para o blog da Medway?

Cadastre-se
AlexandreRemor

Alexandre Remor

Nascido em 1991, em Florianópolis, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP (HC-FMUSP) e Residência em Administração em Saúde no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Fanático por novos aprendizados, empreendedorismo e administração. Siga no Instagram: @alexandre.remor