Radiografia do pé: confira as incidências básicas e anatomia

Conteúdo / Medicina de Emergência / Radiografia do pé: confira as incidências básicas e anatomia

Fala, pessoal! Beleza? Neste texto do blog, vamos abordar um exame meio incomum para o médico geral e também nas provas, mas que eventualmente pode aparecer para você. Vamos revisar as indicações da radiografia do pé, as incidências mais usadas e a anatomia radiográfica. Bora?

Indicações da radiografia do pé

A radiografia do pé tem como principal indicação o trauma, sendo realizada no pronto-atendimento. Outras indicações incluem:

  • Lesões ósseas focais (tumores benignos e malignos);
  • Osteomielites (especialmente as crônicas);
  • Artrites e outras doenças reumatológicas;
  • Deformidades congênitas ou adquiridas.

A radiografia perde muito a sua acurácia nas lesões de partes moles, lesões tendíneas ou ligamentares e processos inflamatórios agudos (osteomielite aguda). Nestes casos, prefira a ressonância magnética.

Incidências

A avaliação básica do pé pela radiografia deve incluir uma incidência AP (dorsoplantar), uma lateral e uma oblíqua medial.

radiografia de pé
radiografia de pé
Radiografias normais do pé direito em visões AP ou dorsoplantar (à esquerda), oblíqua medial (centro) e lateral (à direita). Fonte: Radiopaedia. Dixon, A. Normal foot x-rays. Case study,
Radiografias normais do pé direito em visões AP ou dorsoplantar (à esquerda), oblíqua medial (centro) e lateral (à direita). Fonte: Radiopaedia. Dixon, A. Normal foot x-rays. Case study, Radiopaedia.org. https://doi.org/10.53347/rID-36688

Algumas incidências adicionais podem ser obtidas conforme a indicação clínica. As principais incidências adicionais são aquelas com carga como a AP com carga e lateral com carga, servindo para avaliar como as estruturas do pé se posicionam com o peso sobre ele. 

Anatomia radiográfica do pé

Para revisar a anatomia, vamos começar observando a radiografia em AP (dorsoplantar).

Começando pelo antepé, podemos identificar as falanges (proximal, média e distal) e os metatarsos, bem como os ossos sesamoides do primeiro dedo. Na figura abaixo, revise estas estruturas anatômicas.

Anatomia do antepé: falanges distais (rosa); falanges médias (azul); falanges proximais (amarelo); metatarsos (verde) e ossos sesamoides (vermelho). Fonte: Adaptado de Radiopaedia. Dixon, A. Normal foot x-rays. Case study, Radiopaedia.org. https://doi.org/10.53347/rID-36688
Anatomia do antepé: falanges distais (rosa); falanges médias (azul); falanges proximais (amarelo); metatarsos (verde) e ossos sesamoides (vermelho). Fonte: Adaptado de Radiopaedia. Dixon, A. Normal foot x-rays. Case study, Radiopaedia.org. https://doi.org/10.53347/rID-36688

Seguindo para o mediopé (entre as articulações de Lisfranc e Chopart), podemos identificar os ossos do tarso: navicular, cuboide e três cuneiformes (lateral, intermédio e medial). Na figura abaixo, revise estas estruturas anatômicas.

Anatomia do mediopé: as articulações de Lisfranc (linha tracejada em vermelho) e de Chopart (linha pontilhada verde); ossos cuneiformes medial, intermédio e lateral (azul); cuboide (verde) e navicular (amarelo). Fonte: Adaptado de Radiopaedia. Dixon, A. Normal foot x-rays. Case study, Radiopaedia.org. https://doi.org/10.53347/rID-36688

Para finalizar, falta só revisar a anatomia do retropé, composto pelo tálus e o calcâneo. A radiografia com incidência AP é bastante limitada na avaliação do retropé devido à sobreposição da tíbia e fíbula. Esse problema é resolvido observando-se as incidências lateral e oblíqua medial.

Legenda: Anatomia do retropé: tálus (azul) e calcâneo (verde). Fonte: Adaptado de Radiopaedia. Dixon, A. Normal foot x-rays. Case study, Radiopaedia.org. https://doi.org/10.53347/rID-36688
Anatomia do retropé: tálus (azul) e calcâneo (verde). Fonte: Adaptado de Radiopaedia. Dixon, A. Normal foot x-rays. Case study, Radiopaedia.org. https://doi.org/10.53347/rID-36688

Curtiu saber mais sobre a radiografia de pé?

Agora que você já sabe mais sobre a radiografia de pé, se você quiser aprender muito mais sobre diversos outros temas, conheça o PSMedway! Esse é nosso curso de Medicina de Emergência, que irá te preparar para a atuação médica dentro da Sala de Emergência!

Caso tenha ficado curioso, aproveite o conteúdo do curso por 7 dias gratuitos! Assim, você turbina seus conhecimentos e aproveita para mandar bem no plantão. Inscreva-se já!

É médico e quer contribuir para o blog da Medway?

Cadastre-se
LuisaLeitão

Luisa Leitão

Mineira, millennial e radiologista fanática. Formou-se em Radiologia pelo HCFMUSP na turma 2017-2020 e realizou fellow em Radiologia Torácica e Abdominal em 2020-2021 no mesmo instituto, além de ter sido preceptora da residência de Radiologia por 1 ano e meio. Apaixonada por pão de queijo, café e ensinar radiologia.