Carregando

Volvo de ceco: confira os achados de imagem

Fala, moçada! Tudo beleza? Hoje vamos falar sobre o volvo de ceco. Esse é um assunto relevante para a vida clínica, porque é recorrente em se tratando de obstrução intestinal, principalmente por termos padrões radiológicos sugestivos da patologia. E aí, bora aprender juntos? Então, vamos lá!

O que é volvo de ceco?

O volvo corresponde à torção deste órgão ao redor do seu próprio mesentério, resultando, assim, em uma obstrução intestinal.

O volvo de ceco é mais raro e ocorre, predominantemente, em uma faixa etária mais jovem que o volvo de sigmóide. 

É causado por um defeito congênito no mesentério cecal, que faz destes segmentos mais móveis e propensos a torcer ou de uma área de restrição da movimentação do intestino, que funciona como um ponto de rotação para o mesmo. Como exemplo, podemos mencionar a neoplasia intestinal.

Clinicamente se apresenta com sintomas de obstrução intestinal baixa, cursando com dor abdominal, distensão e vômitos.

Abordagem radiológica 

Galera, a abordagem radiológica do volvo cecal vai atuar principalmente para seu diagnóstico precoce. Dessa forma, favore uma conduta adequada e a redução de complicações.

A radiografia é utilizada como método inicial de avaliação e feita em duas posições: 

  • em decúbito dorsal horizontal, para avaliarmos distensão de alças, procurarmos gás e suas posições;
  • e em ortostase, para verificarmos a se há ou não nível líquido (alças distendidas se tornam disfuncionais e geram nível hidroaéreo), além de ser possível também verificar a presença de pneumoperitônio, caso as cúpulas diafragmáticas estejam visíveis. 

Esse é o motivo de acrescentarmos uma incidência de tórax quando pedimos a famosa “rotina de abdome agudo”. Já a tomografia computadorizada é muito importante para a avaliação de complicações, bem como analisar o exato ponto de obstrução e sua possível causa.

Como o volvo de ceco aparece nas imagens?

Na radiografia simples, observamos acentuada distensão do ceco, com origem aparente no quadrante inferior direito, estendendo-se até o epigástrio ou para o quadrante superior esquerdo da cavidade abdominal. 

O padrão haustral do ceco é em geral mantido, já que ele é muito complacente. Vamos ver um colapso (ausência completa de gás) do cólon distal, achados que vão servir para diferenciar do volvo de sigmoide.

Na imagem, vemos uma alça intestinal colônica distendida com extensão ao epigástrio, que possui origem aparente do quadrante inferior direito e pode corresponder a um volvo de ceco.
Na imagem acima, vemos uma alça intestinal colônica distendida com extensão ao epigástrio, que possui origem aparente do quadrante inferior direito e pode corresponder a um volvo de ceco.
Radiografia Simples de Abdome - Volvo do ceco.
Radiografia Simples de Abdome – Volvo do ceco. Fonte: https://radiologykey.com/cecal-volvulus-4/

Podemos observar, na imagem acima, o ceco distendido direcionando-se para o quadrante superior esquerdo, com o padrão de haustrações sendo mantido.

Nas imagens de tomografia computadorizada, iremos suspeitar do volvo de ceco pela distensão importante do órgão. O sinal do redemoinho pode estar presente pois, como há torção de alças intestinais, consequentemente vamos ter rotação do mesentério, que apresentará vasos ingurgitados no seu interior. 

Rotação do mesentério (circundado em azul), com presença de vaso ingurgitado no interior (seta vermelha).
Rotação do mesentério (circundado em azul), com presença de vaso ingurgitado no interior (seta vermelha). Tomografia Computadorizada de Abdome – Cortes axiais. Fonte: The Whirl Sign. Khurana, B. Radiology 2003 226:1, 69-70.
Tomografia Computadorizada de abdome – corte coronal. Chama a atenção a distensão do ceco que estende-se até o epigástrio, achados que podem inferir volvo.
Tomografia Computadorizada de abdome – corte coronal. Chama a atenção a distensão do ceco que estende-se até o epigástrio, achados que podem inferir volvo. Fonte: https://learningradiology.com/archives05/COW%20152-Cecal%20Volvulus/cecalvolvuluscorrect.htm

Curtiu saber mais sobre o volvo de ceco?

Agora, pra terminar o texto sobre o volvo de ceco, você já conhece o PSMedway? Se não, chegou a hora de conhecer! Esse é o nosso curso de Medicina de Emergência, que oferece uma abordagem prática das patologias na emergência. Ao final do aprendizado, há um certificado de conclusão para comprovar que você está pronto para enfrentar qualquer plantão. 

E aí, curtiu essa proposta? Então, fique sabendo que agora você pode aproveitar 7 dias grátis do conteúdo do curso. É isso mesmo: é uma semana totalmente gratuita pra aprimorar seus conhecimentos e arrasar no plantão! Demais, certo? Inscreva-se já e não perca essa oportunidade! 

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram

É médico e quer contribuir para o blog da Medway?

Cadastre-se
LuisEduardo Souza

Luis Eduardo Souza

Nascido em 93 no meu país que se chama Pará. Graduado em medicina pela Universidade do Estado do Pará e formado em Radiologia e Diagnóstico por Imagem pelo Hospital Porto Dias em 2020. Apaixonado por radiologia, investimentos e interações sociais, não necessariamente nessa ordem.