5 Razões para Cursar Residência Médica

Por que você quer fazer Residência?

A fase final da graduação em Medicina pode ser bem angustiante. Isso porque há muita pressão para saber se vai ou não cursar residência médica e ainda, se for, qual especialidade prestar. O que acontece muitas vezes é fazer uma residência em um lugar qualquer só “por fazer” e pela ansiedade de “ter um rumo”.

Ainda assim, se você resolve cursar residência médica tem o próximo passo: escolher uma especialidade e uma instituição.

Há ainda quem já sabe onde, quando e porque cursar residência médica! Logo, caso sua resposta seja: “Para obter minha especialização”, ótimo. Você está nesse grupo e já tem meio caminho andado. Contudo, há pelo menos 5 outras razões para que você dedique mais alguns anos de vida à sua formação.

Veja cada uma delas na lista a seguir:

1)tomadas de decisões sábias

Existe a conduta nível IA para cada doença, mas não há nenhum guideline que define o melhor a se fazer pelo paciente que está bem na sua frente. Isto é, o jovem residente muitas vezes não vai conseguir seguir o que está no livro por causa de condições do paciente, sejam elas econômicas, sociais, geográficas… Cursar residência médica é trabalhar ser menos paternalista e ter mais empatia. Isto é, o certo é relativo e sempre pode mudar de acordo com a realidade do paciente.

2)ganhar segurança

Entre as tantas dificuldade de um profissional em Medicina, as duas que mais se destacam são: tomada de conduta e realização de procedimentos invasivos (principalmente para quem acabou de se formar). Durante a residência essas duas habilidades são muito exploradas e desenvolvida. São tantos casos que vão passar por você, que ao final a sensação de firmeza e confiança vai te ajudar muito a ser um excelente médico

3)eficiência na prática profissional

A demanda por serviços de saúde é maior do que a capacidade humana pode atender. Logo, você começa a ganhar “traquejo” para agir mais rapidamente. Com isso, ao cursar residência médica você aprende a estabelecer prioridades e a trabalhar de forma versátil, efetiva e satisfatória.

4)oportunidades de trabalho

Cursar residência médica expande seu networking e consequentemente as possibilidades de trabalho, seja por colegas, preceptores etc.

5)credibilidade

O título de especialista te dá muita credibilidade frente à sociedade e a seus pacientes. A Residência Médica, aliada ao seu carisma e desenvoltura para comunicação, garante muito mais poder às suas palavras.

Enfim…

Agora que você já sabe os motivos para cursar residência médica, o próximo passo é se preparar para tal! E você precisa começar vencendo os bloqueios mentais que atrapalham os seus estudos. Por isso, preparamos o e-book gratuito Os 15 bloqueios que te impedem de ser aprovado na residência, com ele, você conhece todos os bloqueios que atrapalham o seu desempenho e te impedem de ser aprovado.

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
MicaelHamra

Micael Hamra

Nascido em 1991, médico desde 2015, formado pela Faculdade de Medicina de Catanduva (FAMECA) e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) finalizada em 2018. "Nunca quis seguir o fluxo. Sempre acreditei que existe uma fórmula do sucesso para cada um de nós. Se puder conquistar sua mente, poderá conquistar o mundo."