Carregando

Residência médica da UFAL: conheça como funciona o programa

A residência é uma das fases mais importantes na carreira de qualquer profissional que sonha em se especializar em alguma área da Medicina. Para isso, é necessário ser aprovado em diversos concursos pelo país. Portanto, que tal conhecer como o programa de residência médica da UFAL funciona?

A instituição é uma das mais concorridas do país e pioneira no estado de origem, em Alagoas. Ela desenvolve a capacitação necessária para a formação de médicos em diferentes especialidades, tanto de acesso direto quanto com exigência de pré-requisitos, assim como outros programas em vigência pelo país.

Mas, afinal, como a residência médica da UFAL funciona? Continue lendo para compreender as principais características do concurso, como o processo de especialização e outras informações a respeito da instituição.

O que é a UFAL?

A Universidade Federal de Alagoas (UFAL) é a maior instituição pública de ensino superior do estado. Fundada em 1961, ela desenvolve diversas atividades no campo de pesquisa e extensão, além de oferecer programas e iniciativas de bolsas para iniciação científica.

Com quatro campi, sendo Campus A.C. Simões, Campus CECA, Campus Arapiraca e Campus Sertão, a universidade conta com mais de 80 cursos de graduação e especialização em diversas áreas do conhecimento, como a Medicina. Ela oferece programas de residência multiprofissional em saúde há mais de 10 anos.

A residência multiprofissional diz respeito a um programa voltado especificamente para a saúde de adultos e idosos. No entanto, essa categoria contempla apenas profissionais de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Serviço Social.

Na especialização médica, a UFAL oferece programas há mais de 30 anos e tem como principal foco capacitar médicos por meio de uma metodologia integrada do setor da saúde, que oferece formação com as principais abordagens técnicas e humanizadas da área.

A residência médica na UFAL

Como citado, o programa de residência médica da Universidade Federal de Alagoas é pioneiro no estado e altamente reconhecido na região Nordeste. A especialização na instituição é realizada no Hospital Universitário Professor Alberto Nunes (HU), uma organização suplementar da UFAL.

Desde a criação, em 1989, a residência médica da UFAL realiza diversas ações relacionadas às práticas e ao aprendizado da Medicina, com o objetivo de capacitar médicos residentes em atividades por meio de treinamento e supervisionamento por profissionais altamente qualificados, visando a formação de novos médicos.

Como ingressar na instituição?

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) é responsável por organizar o processo seletivo para participação do concurso para o programa de residência médica da UFAL. A organização promove o Exame Nacional de Residência Médica (ENARE), um processo seletivo único que integra diferentes instituições.

No edital do ENARE, é possível encontrar todas as informações a respeito das instituições participantes, assim como o número de vagas disponíveis para cada especialidade de acesso direto e com pré-requisitos. Além disso, o documento possui informações sobre a taxa de inscrição e o calendário de avaliações.

Prova objetiva

O processo seletivo do programa de residência médica da UFAL possui duas etapas. A primeira delas é a realização da prova objetiva, de peso 9, com questões de múltipla escolha. Como se trata de um processo seletivo que envolve grande quantidade de instituições, a avaliação é realizada em diversas capitais do Brasil.

Ok, mas antes de continuar a leitura, a gente tem um breve alerta para dar. É o seguinte: se você está com tudo na preparação para ingressar no R1 e vai se inscrever em instituições de todo o Brasil, fique sabendo que podemos te ajudar.

Com o Intensivo Enare, a sua preparação fica cada vez mais direcionada e você turbina os seus estudos. Afinal, são aulas ao vivoresoluções de questões específicas, simulados na íntegra e uma série de guias estatísticos que vão te fazer brilhar nas provas de residência.

E a melhor parte é esta: você pode usufruir de tudo que os nosso Intensivo Enare oferece por 7 dias gratuitos. É isso mesmo: uma semana totalmente gratuita para aprimorar os seus conhecimentos e aumentar as suas chances.

Não vai ficar de fora, certo? Então, acesse agora mesmo a página do Intensivo e não perca nenhum desses benefícios!

Análise curricular

A segunda etapa do programa é a análise curricular, fase que possui peso 1 na nota. Dela, participam os candidatos que atingiram quantidade mínima de 50 pontos na prova objetiva. O envio dos documentos para análise é realizado de forma digital e deve ser feito no período estabelecido no edital.

O programa é uma ótima oportunidade não só para quem possui formação em Medicina na UFAL, mas também para qualquer pessoa que sonha em ser aprovado em uma instituição renomada e se especializar na área desejada. Por isso, é importante levar em consideração todos os requisitos e características do concurso.

A preparação para as provas

Mas, afinal, como se preparar para as etapas das avaliações dos principais concursos de residência médica? Alguns processos seletivos, como o ENARE, possuem mais de uma fase. É muito comum ficar inseguro ou receoso no momento da preparação para as provas.

O estudo por questões é uma técnica que pode te auxiliar na jornada para a sua aprovação. A prática consiste em utilizar questões recorrentes nas provas das instituições desejadas e focar no aprendizado, aprimorando o que você já sabe e analisando os principais erros.

Além disso, é possível contar com o nosso programa de Mentoria. Ele utiliza padrão-ouro de aprendizado na metodologia para garantir boa performance nos estudos para a especialização dos seus sonhos e suporte individualizado para todas as suas dúvidas.

Conte com a nossa ajuda para garantir sua aprovação!

Você pode começar a direcionar os seus estudos para o Enare 2023 conferindo o nosso Guia Estatístico do Enare. Ele apresenta os assuntos que mais aparecem no exame e faz com que você saiba o que vai encontrar na hora da prova. Que tal? Não perca tempo e baixe-o gratuitamente para aproveitar todos os benefícios!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoanaRezende

Joana Rezende

Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina.