Carregando

Residência médica na Beneficência Portuguesa de Santos: história, números e estrutura

A gente sabe que muitas dúvidas permeiam a vida de quem está buscando uma vaga nas residências médicas e elas vão desde a cidade onde morar, qual especialidade fazer e principalmente, em qual instituição estudar. Por conta disso, a gente vai te dar uma mãozinha! Quer conhecer mais uma ótima opção pra sua residência médica? Dessa vez, vamos falar sobre a residência médica na Beneficência Portuguesa de Santos. Vamos lá? 

A cidade de Santos 

Para iniciar essa nossa conversa, vamos conhecer um pouquinho de Santos, que fica pertinho de São Paulo, aproximadamente 80 km da capital com cerca de 433.656 habitantes. A cidade é famosa por abrigar o maior da América Latina e ocupar a quinta colocação entre as não capitais mais importantes para a economia do país. 

É nesse cenário, quase que de frente para o mar, que você vai poder cursar sua residência médica na Beneficência Portuguesa de Santos. E aí? Curtiu? Vem aqui que vamos te contar tudo! 

História 

A Sociedade Portuguesa de Beneficência de Santos foi criada há muito tempo, lá em 1859 por um grupo de imigrantes portugueses com o objetivo de prestar assistência a outros portugueses, que sem recursos ou parentes, desembarcavam no porto de Santos para tentar a vida em terras brasileiras. E nove anos depois, com uma mudança de propósitos, deu-se início ao projeto de construção de um hospital que fosse capaz de atender a esses imigrantes mas também a toda uma demanda de pessoas que necessitavam de atendimentos médicos. 

E no imenso terreno doado, nascia, num palacete em estilo neocolonial que confere charme à cidade do litoral de São Paulo, o Hospital da Santa Casa de Misericórdia da Associação  de Beneficência Portuguesa de Santos. De lá pra cá, nos quase 160 anos de existência, a instituição vem zelando pela saúde da população da baixada santista, de forma ética, humanizada e com responsabilidade social e atuando no tratamento de pacientes particulares, de convênios médicos e do SUS (Sistema Único de Saúde). 

O complexo hospitalar da residência médica na Beneficência Portuguesa de Santos

O complexo hospitalar da Sociedade Portuguesa de Beneficência de Santos é formado pelos Hospitais Santo Antônio e Santa Clara e se destaca por conta da CTI (Centro de Tratamento Intensivo), do número de leitos SUS (Serviço Único de Saúde) e Repouso (leitos destinados à pacientes em consulta no PS-Pronto Socorro) e principalmente pelo atendimento no Centro Cirúrgico e no Serviço de Oncologia, no qual é referência regional. , 

E não para por aí! Nos hospitais da Beneficência de Santos é possível encontrar dezenas de especialistas para as mais diferentes patologias, em uma combinação eficiente de profissionais de alta formação e tecnologia de ponta, como por  exemplo os equipamentos de Medicina Nuclear e notoriedade das muitas cirurgias realizadas, como a craniectomia aquela em que durante a cirurgia de cérebro o paciente permanece acordado.

A instituição é, ainda, o primeiro hospital da Baixada Santista a disponibilizar um Centro de Tratamento Intensivo (CTI) Cardiológico com apartamentos individuais e com direito a permanência do acompanhante, isso porque a Sociedade Portuguesa de Beneficência de Santos preza pelo atendimento humanizado e garante que deixar o paciente junto aos familiares auxilia na resposta mais positiva ao tratamento.Ela conta ainda com o

Serviço de Hemodinâmica, Ultrassom, Tomografia, Ecocardiografia, Cintilografia Miocárdica, Tomografia e laboratórios, entre outros. 

Números e estrutura 

  • 2 leitos com monitorização contínua, suporte ventilatório, equipe treinada e preparada para atendimentos emergenciais; 
  • 3 consultórios amplos com maca e estrutura completa para o atendimento de urgência, sala de sutura e pequenas cirurgias;
  • 24 horas de presença de médico da cirurgia geral para avaliações dos casos cirúrgicos no Pronto-Socorro; 
  • 50 especialidades médicas;
  • Aparelho de ressonância magnética de última geração, com alta complexidade nas áreas de cirurgia vascular, tórax, urologia, gastroenterologia, cabeça, pescoço e implantação de marca-passo; 
  • Referência regional no setor de Oncologia.

A residência médica na Beneficência Portuguesa de Santos

Para você não ter mais dúvidas sobre qual caminho escolher, saiba que a residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação com treinamento em serviço que se destina a médicos e por isso, também leva o nome de curso de especialização mas com a diferença das demais áreas do conhecimento, a residência médica só pode funcionar em instituições de saúde como hospitais-escola. 

No Hospital da Beneficência Portuguesa de Santos, os programas de residência médica são aprovados pelo Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Nacional de Residência Médica, e também reconhecidos pelas Sociedades Brasileiras de diversas especialidades médicas. Só na última seleção, foram ofertadas cerca de 6 vagas em Cardiologia: 11 vagas para Clínica Médica; 6 vagas para Cirurgia Vascular; 2 vagas para Cirurgia Geral; 2 vagas para a área Cirúrgica Básica e 1 vaga para Cancerologia Clínica. A Sociedade Portuguesa de Beneficência de Santos  conta ainda com o programa de residência médica em Oncologia e já disponibiliza 6 vagas para residentes no setor e a entidade passará a ter o primeiro hospital de toda a região da Baixada Santista a possuir residência médica na área oncológica. 

E aí? Gostou de saber mais sobre a residência médica na Beneficência Portuguesa de Santos? 

Então, está na hora de se preparar para encarar esse desafio: vai ser concorrido e exigente. E de uma coisa a gente tem certeza, de que depois desse bate-papo e do seu esforço e dedicação aos estudos,  vai valer muito a pena quando você der de cara com seu nome na lista de aprovados! 

E fica ligado porque aqui no blog, a gente está sempre falando como são as provas de residência médica de diversas  instituições de São Paulo. Na Academia Medway, você encontra centenas de conteúdos totalmente gratuitos que vão te ajudar a entender melhor como é que faz pra se chegar com sucesso na residência médica dos seus sonhos, como por exemplo  o  Guia Estatístico da Unifesp, que é uma  outra opção de instituição para você que deseja fazer residência no estado de São Paulo. 

Pra driblar o medo das provas e encarar a concorrência com segurança, que tal vir pro Intensivo São Paulo ? É o nosso curso com videoaulas ao vivo e gravadas com os temas que você realmente precisa saber para ingressar nas principais instituições do país. Também oferecemos um app com milhares de questões comentadas

Vamos estudar juntos? Bora pra cima, galera! 

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoanaRezende

Joana Rezende

Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina.