Carregando

Residência médica no Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo: história, números e estrutura

Se você já está de olho nas melhores instituições do país para construir sua carreira, com certeza já ouviu falar da residência médica no Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo. Localizado em São Paulo, capital, é considerado um dos maiores e mais avançados polos hospitalares privados da América Latina.

Ou seja, é uma instituição com uma infraestrutura incrível e completa para que você entre em contato com práticas supervisionadas por médicos que também são referência em sua atuação. Que tal conhecer um pouco sobre o que essa experiência completa e incrível pode trazer para você? Confira mais sobre a residência médica no Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo e veja como se preparar para o processo seletivo.

O Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo

História 

Fundado em 1859 pela Sociedade Portuguesa de Beneficência, esse grande complexo hospitalar foi erguido com o investimento financeiro de imigrantes de Portugal. É pioneiro em nosso país no que diz respeito a diversos avanços médicos. Em 1958, por exemplo, um dos primeiros hospitais da Beneficência Portuguesa de São Paulo realizou uma cirurgia cardíaca de tórax aberto, graças à tecnologia avançada de que dispunha na época, colocando o hospital como uma referência em assistência médica. 

A história da Beneficência Portuguesa de São Paulo acumula grandes feitos. Em 1972, tornou-se o segundo centro mundial de cirurgia de ponte de safena; em 1975, se destacou como o primeiro hospital brasileiro a instalar um tomógrafo computadorizado, o que permitiu uma série de melhorias em exames e diagnósticos; e em 1992, tornou-se o primeiro hospital privado no Brasil a ter um Centro de Controle da Dor, entre outros eventos relevantes. 

O Complexo Hospitalar 

É seu sonho fazer residência médica no Hospital Beneficência Portuguesa?
É seu sonho fazer residência médica no Hospital Beneficência Portuguesa?

Hoje em dia, o Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo conta com três hospitais. Além de duas unidades que estão no bairro Bela Vista (Unidade Paulista e BP Mirante), outra está no bairro da Penha (Unidade Penha). Todos os complexos contam com tecnologia de ponta e um corpo médico experiente. Conheça um pouco mais!

Unidade Paulista 

A Unidade Paulista atende mais de 50 especialidades médicas, com pronto-socorro adulto e infantil funcionando 24 horas, preparado para atender casos de alta complexidade. A equipe conta com profissionais multidisciplinares que trabalham com tecnologias avançadas de diagnósticos e terapias. Além de tudo isso, o local oferece capacitações e serve como ambiente de pesquisa para profissionais da saúde, visando inovação, atualização e aperfeiçoamento da assistência médica. 

Unidade Penha 

A Unidade Penha conta com a mesma excelência de todo o polo de saúde e também abarca o BP Hospital Filantrópico, uma estrutura independente dedicada ao atendimento de pacientes encaminhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Com área útil de 15 mil metros quadrados, possui 155 leitos de internação com suporte para longa permanência e também um Centro de Parto Normal (CPN). Além da estrutura de internação, oferece atendimento de ambulatório pré-operatório

Unidade BP Mirante 

O destaque da Unidade BP Mirante é o atendimento de referência em Oncologia, com profissionais que são reconhecidos dentro e fora do Brasil. A unidade também realiza tratamentos de alta complexidade em Cardiologia e Neurologia. Além disso, o hospital se dedica a um atendimento humanizado e ágil, com tempo reduzido de espera em consultas clínicas e no pronto atendimento. Por fim, conta com um núcleo de terapias integrativas, que são tratamentos complementares para obter a recuperação mais rápida de pacientes, e também possui um Programa de Cirurgia Robótica

Números e estrutura 

Hoje, o complexo hospitalar tem, ao todo, mais de mil leitos, sendo 198 direcionados para UTI. São dezenas de salas de cirurgia, 20 unidades semi-intensivas e setores completos para diagnóstico e ambulatório. Todo ano, cerca de 24 mil cirurgias de alta complexidade e 5 milhões de exames são realizados por lá. Além disso, em média 5 mil refeições são oferecidas diariamente. 

Fazer residência médica no Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo significa estar em um ambiente que, além de tudo o que foi citado, ainda é um centro de referência em transplante. Desde 1973, mais de 4.050 transplantes de coração, fígado, medula, rim e pulmão ocorreram pelas mãos dos médicos competentes deste hospital.

Ele ainda conta com mais de 7 mil colaboradores e 3 mil médicos. Anualmente, a média anual de pacientes que passam por lá é de 1,8 milhão, em mais de 50 especialidades médicas oferecidas, com destaque para os atendimentos de referência em Cardiologia, Oncologia e Neurologia. 

A residência médica no Hospital Beneficiência Portuguesa de São Paulo

Tem interesse em investir na residência médica no Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo? Então agora é hora de descobrir um pouco mais sobre como o processo seletivo funciona para realizar esse grande sonho. 

O processo seletivo dos programas de residência médica da Beneficência Portuguesa é o do SUS-SP, organizado pela Fundação Vunesp. Quem deseja atuar na BP precisa prestar essa prova, que é uma das maiores do país em termos de candidatos, vagas disponíveis e instituições participantes, para depois optar pela instituição no momento do leilão do SUS

A gente já explicou aqui no Blog como funciona esse leilão, mas basicamente é assim: os melhores colocados escolhem primeiro em quais instituições querem ingressar. Ou seja, a residência médica no Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo pode ser sua primeira opção, mas você precisa ralar pra ter uma boa classificação e poder fazer essa escolha, até porque algumas especialidades têm poucas vagas disponíveis. Se liga em como foi a oferta no processo seletivo de 2021:

Especialidades de acesso direto

Especialidades com pré-requisito

  • Cardiologia: 10 vagas
  • Cancerologia Clínica: 4 vagas
  • Mastologia: 2 vagas
  • Medicina Intensiva: 3 vagas
  • Urologia: 1 vaga

Em geral, o processo seletivo acontece uma vez por ano. Você pode navegar em nossos conteúdos aqui do Blog para saber tudo sobre o edital de 2021 e entender como foi a prova mais recente. Também desmistificamos o funcionamento desse processo seletivo neste artigo sobre a prova do SUS, com as informações mais relevantes direto ao ponto!

O projeto de residência médica do hospital está credenciado pelo Ministério da Educação desde 1999. Seu objetivo principal é formar e treinar médicos com base em um rigoroso padrão de ética e qualidade, os dois princípios que regem o funcionamento de todo o hospital. Sempre qual total excelência em todos os serviços aprendidos, para que a execução após a finalização da residência continue a ter a mesma valorização do paciente e do exercício da Medicina.

Ou seja, realizar essa residência médica é ter a experiência de trabalhar em uma instituição histórica e consolidada. A infraestrutura é surpreendente e os médicos supervisores altamente qualificados, com décadas de rotina médica e conhecimentos amplos em suas áreas de atuação.

Cursos de aperfeiçoamento da BP

Se você busca por outras alternativas de especialização, pode contar com os cursos de aperfeiçoamento do Hospital Beneficência Portuguesa, que divulga edital anual para seleção dos interessados em ingressar nos cursos. São oferecidas vagas em diversas áreas, como Cirurgia Geral, Endocrinologia, Medicina Nuclear, Ultrassonografia, entre outras. 

Mas atenção: esses cursos não conferem título de especialista a seus participantes. Eles apenas habilitam médicos a fazerem a prova de título de especialista, conforme concordância da respectiva Sociedade Médica. Para saber mais sobre essa modalidade de especialização, acesse o site do Hospital Beneficência Portuguesa

E aí, já está de olho na residência médica no Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo?

Agora que você já sabe tudo sobre a residência médica no Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, pode começar a pensar em sua preparação para fazer a prova! Planeje-se em relação às disciplinas e áreas de concentração e faça um cronograma de estudos completo, para que todos os pontos mais importantes da prova sejam abordados nos seus estudos da forma correta.

Sugiro dar uma olhada no nosso e-book gratuito Os 15 bloqueios que te impedem de ser aprovado na residência para já começar com o pé direito, já vencendo os bloqueios mentais que atrapalham seus estudos e te impedem de ser aprovado na residência médica dos seus sonhos!

E lembre-se de que na Academia Medway oferecemos mais materiais exclusivos e gratuitos para auxiliar em sua jornada! São e-books, guias estatísticos com temas que mais caem nas provas por instituição, minicursos e muito mais! Acesse e mergulhe de vez no conteúdo para conseguir a sua aprovação!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoanaRezende

Joana Rezende

Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina.