Carregando

Saiba mais sobre a residência médica na UFSC

Dar o próximo passo na jornada acadêmica e profissional não é uma tarefa simples. Por isso, é muito importante conhecer os caminhos disponíveis e se preparar bem. Cursar residência médica na UFSC é uma oportunidade para quem sempre desejou estudar em uma das melhores instituições de ensino do país.

Para tirar suas dúvidas, vamos dar mais informações sobre as opções de especializações da UFSC. Antes, vamos falar um pouco sobre a história e os destaques da universidade. Assim, fica mais fácil avaliar as alternativas, organizar-se e estudar!

Mas antes de falarmos mais a fundo sobre a residência médica na UFSC, a gente tem um breve alerta para dar. É o seguinte: se você está com tudo na preparação para ingressar no R1 e vai se inscrever em instituições de todo o Brasil, fique sabendo que podemos te ajudar.

Com os Intensivos Enare e Estaduais, a sua preparação fica cada vez mais direcionada e você turbina os seus estudos. Afinal, são aulas ao vivoresoluções de questões específicas, simulados na íntegra e uma série de guias estatísticos que vão te fazer brilhar nas provas de residência.

E a melhor parte é esta: você pode usufruir de tudo que os nossos Intensivos Enare e Estaduais oferecem por 7 dias gratuitos. É isso mesmo: uma semana totalmente gratuita para aprimorar os seus conhecimentos e aumentar as suas chances.

Não vai ficar de fora, certo? Então, acesse agora mesmo a página dos Intensivos e não perca nenhum desses benefícios!

E bora pra ciiiiima!

Conhecendo um pouco mais a UFSC

Criada em 1960, a Universidade Federal de Santa Catarina oferece diversas oportunidades de aprendizado, pesquisa e extensão. Com mais de 60 anos de história, hoje, a instituição conta com 5 campi: Florianópolis, Araranguá, Curitibanos, Joinville e Blumenau.  

Devido ao alto nível de qualificação, ela está entre as melhores universidades do Brasil. De acordo com o Ranking Universitário da Folha (RUF), ela ocupa a quarta posição na pesquisa que classifica as universidades de maior destaque no país.

Além de oferecer cursos de graduação, pós-graduação e mestrado, a instituição possui um grande investimento em pesquisas e projetos de extensão. O resultado é a formação de profissionais capacitados, assim como o reconhecimento e a cooperação com instituições de ensino espalhadas pelo mundo.

A universidade tem o desejo de fazer ciência em diversas áreas para beneficiar a sociedade. Por isso, oferece diversos serviços voltados para a comunidade, como acesso à arte, à cultura, aos cursos e às oficinas. 

Com esse espírito de inovação e serviço, o Hospital Universitário foi fundado. Ele foi essencial para a chegada e o desenvolvimento dos cursos de Ciências da Saúde. Outro fruto que surgiu apenas alguns anos após a inauguração do hospital foi a infraestrutura de qualidade da residência médica na UFSC.

História da UFSC

A trajetória da Universidade de Santa Catarina iniciou-se em dezembro de 1960. Após 5 anos, a designação “Federal” foi acrescentada ao nome. A formação nasceu a partir da junção de 7 faculdades de Florianópolis (Direito, Medicina, Farmácia, Odontologia, Ciências Econômicas, Serviço Social e Filosofia). 

Juntamente das faculdades já existentes, a Escola de Engenharia Industrial foi criada e acrescentada à instituição. A década seguinte trouxe mudanças nas estruturas físicas e curriculares.

O Hospital Universitário foi inaugurado em 1980. Apenas 7 anos depois, houve a implementação da primeira residência médica da unidade. Nos anos 90, a UFSC foi uma das pioneiras em disponibilizar cursos no formato de videoaulas, o que abriu caminho para a modalidade EaD no país.

Em 2009, a UFSC expandiu e construiu os novos campi em Araranguá, Curitibanos e Joinville. A unidade de Blumenau foi inaugurada 5 anos mais tarde. Atualmente, a Universidade Federal de Santa Catarina foi classificada pela revista inglesa Times Higher Education como a sexta melhor instituição de ensino da América Latina.

Residência na UFSC

Como destacamos um pouco acima, a primeira possibilidade de cursar residência médica na UFSC surgiu em 1987. Na ocasião, a única opção era a residência de Clínica Médica. Conforme os anos foram passando, as áreas de ensino do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago foram ampliadas.

Hoje, o médico residente pode escolher entre muitas especialidades da residência médica. O tempo de duração e o número de vagas variam de acordo com cada programa. A seguir, listamos as especialidades da Federal:

  • Acupuntura;
  • Anestesiologia;
  • Área Cirúrgica Básica;
  • Cirurgia do Aparelho Digestivo;
  • Cirurgia Geral;
  • Cirurgia Plástica;
  • Cirurgia Vascular;
  • Clínica Médica;
  • Dermatologia ;
  • Dor em Acupuntura – R3;
  • Endocrinologia;
  • Gastroenterologia;
  • Ginecologia e Obstetrícia – R3;
  • Hepatologia;
  • Medicina Intensiva;
  • Medicina Paliativa;
  • Neurologia;
  • Patologia;
  • Pediatria;
  • Pneumologia;
  • Radiologia e Diagnóstico;
  • Reumatologia.

Além de todas essas especialidades, ainda há outra opção: a residência multiprofissional na UFSC. Oficialmente chamada de residência integrada multiprofissional em saúde (RIMS), a especialização conta com disciplinas de diversas áreas de atuação reunidas em um único programa.

Como preparar-se para a residência na UFSC?

Depois de conhecer o histórico e a credibilidade da universidade, a residência médica na UFSC parece uma ótima opção, não é mesmo? Contudo, não deixe o entusiasmo te fazer esquecer um fator imprescindível para os médicos recém-formados: a preparação para o processo seletivo.

Fortalecer seus conhecimentos sobre aquilo que você já aprendeu na graduação e a especialização de seu interesse é um bom começo, mas só isso não basta. Estudar os editais das seleções passadas e as informações específicas sobre a Universidade Federal de Santa Catarina são caminhos promissores.

A preparação para o processo seletivo exige bastante, mas a boa notícia é que você não precisa fazer isso sozinho. Com a nossa Mentoria, você vai aprender as melhores estratégias de estudo para dobrar suas chances de ser aprovado na residência dos seus sonhos.

Prepare-se para a residência na UFSC com a gente!

Agora que você conhece um pouco mais sobre a residência médica na UFSC, já pode começar a se preparar para garantir sua aprovação. Você encontra diversos conteúdos em nosso blog e ainda pode adquirir nossos cursos exclusivos para aprender de forma eficaz e interativa!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
DjonMachado

Djon Machado

Catarinense e médico desde 2015, Djon é formado pela UFSC, fez residência em Clínica Médica na Unicamp e faz parte do time de Medicina Preventiva da Medway. É fissurado por didática e pela criação de novas formas de enxergar a medicina.