Carregando

Saiba o valor da bolsa de residência do Sírio-Libanês

Qual o valor da bolsa de residência do Sírio-Libanês? Esta é uma questão comum entre os médicos que estão pesquisando mais sobre as opções de especialização.

Ter esse nome no currículo pode abrir muitas portas, afinal, o Sírio é uma instituição extremamente reconhecida pela excelência no tratamento médico. Mas isso não é tudo. É claro que possuir uma equipe que é referência na área, além de uma infraestrutura de ponta também faz dele uma das grandes referências em programas de residência no Brasil.

Mas é claro que além de tudo isso, uma coisa sempre deve ser levada em consideração na hora de escolher qual instituição escolher: a permanência. Então fica com a gente para descobrir qual é o valor da bolsa de residência do Sírio-Libanês. Bora lá!

Um pouquinho da trajetória do Sírio-Libanês

A história do Sírio começa em 1921, na cidade de São Paulo, quando um grupo de imigrantes da comunidade síria e libanesa criou a entidade filantrópica Sociedade Beneficente de Senhoras. O intuito era promover um bom acolhimento, em retribuição ao tratamento que seus antepassados receberam ao chegar no Brasil.

Com valores como calor humano, solidariedade e excelência, essa Sociedade foi responsável pela construção do hospital, inaugurado oficialmente em 1965.

Pioneira, a instituição foi a primeira a implantar uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Desde a década de 70, o Sírio-Libanês passou também a dedicar-se à investigação e à educação científica.

Atualmente, o hospital conta com 3 unidades em São Paulo e 4 em Brasília.

Como é a residência no Sírio-Libanês?

O programa de residência oferecido pelo hospital propõe aprofundamento científico e proficiência técnica, com todo o peso de referência nacional que o nome carrega.

Quem decide fazer essa especialização conta com profissionais super gabaritados, além de uma excelente estrutura.

Entre os cursos de especialização oferecidos pela instituição, podemos citar:

  • ergometria;
  • mastologia;
  • neurologia;
  • endoscopia;
  • cardiologia;
  • radiologia;
  • oncologia clínica, entre outros.

Para saber mais sobre todos os cursos e suas características, clique aqui.

E para entrar, é tenso?

A prova objetiva para residência no Sírio conta com 100 questões de múltipla escolha. A segunda fase da avaliação tem uma entrevista com análise do currículo.

Na avaliação aplicada em janeiro de 2021 teve peso 9, maior do que o usual, já que não ocorreu a prova prática. Este último edital publicou a abertura de 74 vagas para residentes.

Confira as notas de corte para algumas especialidades:

Anestesiologia 75,00

Clínica Médica 75,00

Dermatologia 80,00

Neurologia 77,00

Pediatria 65,00

Radiologia 73,00

Radioterapia 62,00

Como você pode perceber, as notas são bem altas, não é? Por isso, é muito importante você ter uma excelente preparação se quiser passar nessa residência.

Qual o valor da bolsa de residência do Sírio-Libanês?

Chegamos então ao principal motivo que trouxe você até aqui. Quer saber qual vai ser o valor da bolsa de residência do Sírio-Libanês se ingressar no programa?

No edital da prova de 2021, foi publicado um valor de R$3.330,43, para 60 horas semanais.

Vale lembrar aqui que o valor pago é uma bolsa de auxílio, como as que são dadas a alunos de mestrado e doutorado. Por não se tratar de um salário, não há nenhum vínculo empregatício do residente com o hospital, certo?

Bora se preparar?

E aí, este conteúdo foi útil pra você? Mesmo que você ainda não tenha se decidido quanto à residência que pretende cursar, vale a pena já começar a preparação. Afinal, são avaliações difíceis e uma forte concorrência.

E pra começar, que tal aproveitar um pouco dos conteúdos ricos que a gente oferece aqui na Academia Medway? Lá, você encontra e-books que vão clarear um pouco o seu caminho e te ajudar a chegar nos sonhados 80% na prova de residência. Que tal dar o primeiro passo com Os 15 bloqueios que te impedem de ser aprovado na residência?

Além disso, quem quiser dar um sprint final nos estudos pode aproveitar o Intensivo São Paulo da Medway. No curso, você se prepara para as provas das instituições mais concorridas do estado a partir de aulas segmentadas, além de um aplicativo com um banco de questões gigantesco e muito mais. E aí, vamos começar?

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoanaRezende

Joana Rezende

Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina.