Carregando

Simulado de residência médica: como utilizá-lo para se preparar para as provas?

Provavelmente, você já fez algum simulado para se sentir mais preparado para uma prova, não é mesmo? O simulado de residência médica é uma ferramenta essencial para melhorar o desempenho nas avaliações de diferentes instituições e pode aumentar as chances de aprovação. 

Essa também é uma forma de variar o plano de estudos. Saindo da rotina de videoaulas, leituras de apostilas e criação de mapas mentais, os simulados ajudam a colocar em prática o conhecimento e a capacidade de interpretação. A seguir, veja como utilizá-los de forma eficiente. 

Qual é a importância do simulado de residência médica?

Resolver questões de simulado de Medicina é uma maneira de avaliar os conhecimentos. Esse teste atua como um complemento aos estudos, revelando lacunas no aprendizado e pontos que devem ser reforçados, como matérias que deixaram de ser revisadas.

Com tantos conteúdos para absorver e reter, é normal que falhas aconteçam. No entanto, para evitar que isso prejudique os resultados, o simulado para prova deve ser feito com frequência. Normalmente, ele é resolvido a cada término de módulo ou matéria.

Dessa forma, ao ler, interpretar e responder às questões, é possível identificar as dificuldades e melhorar o sistema de revisão. Por exemplo, se você reparou que errou questões sobre diagnósticos no último simulado, reformule seu planejamento dos próximos dias e estude a temática novamente. 

Quais são as vantagens de usar simulados para estudar?

Agora que você já sabe quanto é importante investir em simulados para estudar para a prova de residência médica, vale a pena conferir as principais vantagens de optar por esse método. Acompanhe!

Treinar o tempo

Ao realizar um simulado de residência médica, você calcula precisamente o tempo que leva para resolver cada questão da prova. Assim, você se organiza para cumprir o horário proposto sem deixar nenhuma resposta em branco. 

Cada pergunta sem resposta pode afetar seu resultado. Por isso, não deixe para preencher o gabarito nos últimos minutos. Utilize esse tempo apenas para revisar e conferir se tudo está finalizado. 

Entender o estilo das questões de cada instituição

O simulado de Medicina é uma estratégia para o candidato conhecer os modelos de prova das instituições. Cada avaliação possui questões de múltipla-escolha, mas a cobrança dos conteúdos é diferente. Algumas podem pedir a alternativa correta, enquanto outras contêm pegadinhas que testam a atenção do candidato.  

Como a maioria dos simulados possui questões originais, é possível entender como será a aplicação da prova. Caso queira conferir outras perguntas cobradas nos anos anteriores, consulte as avaliações no site da instituição. 

Estabelecer uma análise de dados

Com o resultado dos testes, o estudante pode estabelecer uma relação de quais questões acertou por temas, modelos de questão e instituição. Essas informações auxiliam na reorganização do plano de estudos e otimizam o tempo do cronograma. 

Os dados também podem ser mais precisos e indicar as temáticas recorrentes das instituições cujas provas serão prestadas. Isso facilita a previsão de quais conteúdos têm mais ou menos chances de serem cobrados no processo seletivo. 

Como estudar com os simulados?

A prova de residência médica é desafiadora, mas estudar para simulado permite um domínio maior sobre o conteúdo. Para você aproveitar todas as vantagens que ele oferece, separamos sugestões. Confira! 

Revise as respostas

Lembre-se de sempre revisar as respostas, corretas ou incorretas. No último caso, procure a explicação da questão. Refaça o raciocínio daquelas que você acertou no chute e entenda as alternativas. 

Com essa finalização, o simulado de residência médica tem mais efeito na fixação do conteúdo. Isso porque o momento de estudo foi além do período de realização das questões e passou por uma revisão das informações. 

Identifique fatores importantes para seu desempenho

É fundamental identificar os fatores que influenciam o desempenho, como, por exemplo, a rapidez da escrita e o tempo de resposta para questões abertas. Muitas vezes, eles são reflexos do preparo físico, psicológico e emocional.

Alguns estudantes já passaram pela situação de obter resultados baixos por estarem ansiosos demais. Nessa situação, é preciso manter a calma e retomar o foco na prova, por mais difícil que seja.

Desenvolva as questões de maneira equilibrada

Não deixe para fazer uma prova de alta complexidade em um único dia. Reveze questões simples e mais complicadas para seus estudos ficarem equilibrados e direcionados.

Foque em responder à maior quantidade possível de questões e aos assuntos de maior dificuldade. Porém, não deixe os assuntos que domina de lado porque é preciso exercitá-los para fugir de possíveis pegadinhas ou enunciados ambíguos.

Resolva o simulado como se fosse o dia da prova

Não resolva o simulado de residência médica como se fosse um exercício comum. Tenha foco como se fosse o dia da prova. Do contrário, você não fará uma avaliação precisa do seu desempenho.

Para tornar o momento mais real, desligue o celular e utilize um relógio para cronometrar o tempo estipulado. Assim, não há distração com notificações ou preocupações da vida pessoal. 

Estude para a residência com a gente!

Quer fazer um exclusivo simulado de residência médica? Nos nossos cursos, além de aulas e apostilas preparadas pelo time de professores, você realiza simulados especiais! Com essa vantagem, o estudo é completo, e o aproveitamento é maior. Entre para o nosso time e aproveite!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
AlexandreRemor

Alexandre Remor

Nascido em 1991, em Florianópolis, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP (HC-FMUSP) e Residência em Administração em Saúde no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Fanático por novos aprendizados, empreendedorismo e administração.