Carregando

FBG: tudo que você precisa saber sobre a Federação Brasileira de Gastroenterologia

Com a missão de promover e representar a especialidade no Brasil, a FBG – Federação Brasileira de Gastroenterologia é uma sociedade sem fins lucrativos, fundada em 1949, que proporciona ensino médico, conhecimento científico e eventos nacionais e internacionais sobre a Gastroenterologia aos seus associados. Quer saber mais sobre essa especialidade? Corre aqui! 

Então, bora lá conhecer melhor a Federação Brasileira de Gastroenterologia – FBG e tudo o que você precisa saber sobre ela! 

A Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG)

A Federação Brasileira de Gastroenterologia – FBG foi criada na capital paulista há 72 anos. Os fundadores eram médicos da especialidade, os quais queriam concretizar ações que buscassem a melhoria da atuação dos profissionais da área. Apoiando e unindo as sociedades regionais de Gastroenterologia, eles estabeleceram entre elas órgãos públicos e instituições de ensino. À sociedade, foram fornecidos vínculos permeados de credibilidade, transparência e responsabilidade social com o exercício da profissão de médico gastroenterologista. 

A FBG está presente em praticamente todos os estados brasileiros, sendo representada em 23 unidades distribuídas pelo país. Todas elas atuam de acordo com as diretrizes do Estatuto Social da FBG, em prol do aperfeiçoamento da Gastroenterologia, com personalidade jurídica própria e autonomia administrativa e financeira. 

A FBG participa, juntamente a mais 64 especialidades reconhecidas, do Conselho Científico da Associação Médica Brasileira (AMB). É filiada, também, à Associação Interamericana de Gastroenterologia (AIGE) e à Organização Mundial de Gastroenterologia (OMGE). 

Ela conta, hoje, com mais de 6 mil médicos especialistas associados, e tem promovido a eles dezenas de eventos regionais, nacionais e internacionais, como cursos de atualização profissional, jornadas, seminários e eventos educativos voltados à comunidade médica. Seu intuito é difundir a especialidade e divulgar as tecnologias utilizadas no tratamento das doenças do aparelho digestivo, assim como intensificar o convívio científico e a troca cultural e social entre os médicos especialistas. 

Como se associar à FBG – Federação Brasileira de Gastroenterologia

Se você tem interesse em se associar à Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), você precisa, primeiramente, acessar o site da instituição. Após o preenchimento dos dados solicitados e o envio dos documentos, é só aguardar durante um período de, aproximadamente, 30 dias, a fim de que a confirmação seja dada.

Podem se associar:

  • médicos que fizeram os 2 anos de residência médica em Clínica Geral e os 2 anos de residência médica em Gastroenterologia;
  • moradores ou não do Brasil (desde que tenham cumprido o pré-requisito acima);
  • portadores de Título de Especialista em Gastroenterologia, emitido pela Associação Médica Brasileira após aprovação no exame promovido pela FBG.

O que faz a Federação Brasileira de Gastroenterologia

A FBG tem atuado ativamente por meio de suas Comissões junto a associações e comitês médicos e científicos, como: 

  • Associação Interamericana de Gastroenterologia (AIGE);
  • Organização Mundial de Gastroenterologia (OMGE);
  • Grupo de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal do Brasil (GEDIIB); 
  • Sociedade Brasileira de Motilidade Digestiva e Neurogastroenterologia (SBMDN);
  • Sociedade Brasileira do Pâncreas e Núcleo Brasileiro para Estudos do Helicobacter pylori e Microbiota.

A Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) busca sempre valorizar e transmitir conhecimento médico aos seus associados. Dessa forma, a entidade espera contribuir para a Medicina e difundir a especialidade no país, por meio de publicações, cursos e eventos. Ela também realiza, anualmente, concursos para obtenção de Título de Especialista em Gastroenterologia, com o objetivo de certificar os profissionais para o exercício da especialidade, de acordo com as Resoluções nº 2.148/2016 e 2.149/2016 do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Por meio do Fundo de Aperfeiçoamento e Pesquisa em Gastroenterologia (FAPEGE), a FBG vem, há anos, promovendo diversos programas de Educação Continuada e promoção à pesquisa, em formato presencial ou online, mas sempre contando com a participação de sócios de vários estados brasileiros. 

Outra atividade recorrente do FAPEGE é coordenar o conteúdo científico do site, as grades científicas de todos os cursos ministrados com a Chancela da FBG, os cursos à distância e a grade científica da FBG durante a SBAD. Isso sem falar que a entidade também apoia graduandos do curso de Medicina, por meio das Ligas Acadêmicas vinculadas à Federação.

Eventos da FBG

A Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), que congrega cerca de 6.326 médicos especialistas, realiza, anualmente, um dos maiores eventos da especialidade no continente Latino Americano: a Semana Brasileira do Aparelho Digestivo (SBAD). É válido mencionar, também, os muitos projetos e iniciativas, como os inúmeros benefícios com que os associados podem contar, nos quais se incluem: 

  • a Universidade FBG, um espaço exclusivo repleto de conteúdos acadêmicos focados na evolução do desenvolvimento em Gastroenterologia;
  • a Biblioteca RIMA, que conta com amplo acervo e livre acesso a artigos de revisão nas áreas de Gastroenterologia, Endoscopia Digestiva, Hepatologia e Clínica Médica; 
  • mais de 2.200 revistas, entre elas, Gastroenterology, American Journal, Alimentary, Hepatologie, Endoscopy, etc. 

Além disso, o associado tem a visibilidade de ser membro de uma entidade que representa a Gastroenterologia mundialmente, como a WGO e a OPGE.

Título de especialista na FBG

Todas as informações que você precisa para conseguir a obtenção do título de especialista na Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) em convênio com a Associação Médica Brasileira (AMB) para 2021 estão disponibilizadas aqui e, juntamente à lista, estão todos os pré-requisitos, procedimentos e formas de preenchimento da ficha de inscrição. Há, também, a explicação detalhada de como deve ser o envio dos documentos exigidos para você conseguir o TEG (título de especialista em Gastroenterologia).

É válido lembrar que, para isso, é necessário ter finalizado a residência médica. Está na lei, conforme o Art. 4º da Resolução do CFM Nº 1634 de 2002: “O médico só pode declarar vinculação com especialidade ou área de atuação quando possuidor do título ou certificado a ele correspondente, devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina.” Então, assim que a residência for terminada e a certificação for fornecida, é só ir para o site da SBD e fazer o cadastro para conseguir a titulação de especialista na área. 

A residência em Gastroenterologia

Pra você que chegou até aqui buscando o máximo de informações sobre a Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) porque atuar nessa especialidade é um dos seus sonhos, se liga na informação: essa é uma especialidade médica que exige pré-requisito em Clínica Geral, com 2 anos de duração. Só depois, você está apto a prestar a prova para ter acesso à residência médica em Gastroenterologia, que dura dois anos. 

Saiba mais sobre a residência em Gastroenterologia no nosso texto sobre a FBG!
Saiba mais sobre a residência em Gastroenterologia

O gastroenterologista clínico pode dividir sua rotina em consultas de ambulatório e prestar assistência, acompanhando pacientes internados ou mesmo realizando procedimentos endoscópicos. Os médicos com preferência para um rotina mais tranquila podem priorizar os atendimentos em consultório, mas aqueles que optam pela atuação em hospitais têm que se preparar para alguns plantões ou manter a disponibilidade de se deslocar ao hospital frequentemente, inclusive aos finais de semana. 

O mercado de trabalho para essa especialidade costuma ser mais amplo nas grandes cidades, principalmente na região sudeste, por conta dos casos mais graves. E se você quer saber quanto ganha um gastroenterologista no Brasil, clica aí! 

E aí? O que achou de saber mais sobre a Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG)? 

Agora, pra finalizar, eu tenho um convite pra você, que quer ter uma preparação incrível para as provas de residência médica do próximo ano! O Extensivo São Paulo, como você já deve ter ouvido falar, tem ajudado muitos alunos na conquista da tão desejada vaga na instituição dos sonhos. Então, a nossa equipe decidiu dar de presente 7 dias de teste grátis para você aproveitar todos os benefícios que o nosso extensivo oferece! É isso mesmo: são 7 dias totalmente gratuitos para aprimorar os seus estudos e aumentar as suas chances! Não vai perder, hein? Inscreva-se clicando aqui!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoãoVitor

João Vitor

Capixaba, nascido em 90. Graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e com formação em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) e Administração em Saúde pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Apaixonado por aprender e ensinar.