Carregando

Tudo sobre a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)

Você conhece a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)? Se a sua intenção é fazer residência nessa especialidade, é muito importante saber todos os detalhes sobre ela. Afinal, assim que você começar a atuar na área, ela oferecerá o respaldo para seu desenvolvimento profissional.

Como toda organização que defende as classes profissionais, a SBOT tem atividades para integrar e defender os interesses dos médicos da área de Ortopedia e Traumatologia. Continue a leitura para saber mais sobre a atuação. 

O que é a SBOT?

A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia é uma instituição conveniada à Associação Médica Brasileira (AMB). Ela reúne especialistas da área e tem como principal objetivo promover condições para todos se manterem devidamente atualizados na carreira.

Com mais de 80 anos de atuação, ela se preocupa com as inovações e as transformações do campo médico. Por meio de ensino, pesquisa, desenvolvimento cultural e defesa dos direitos, a SBOT se pauta na responsabilidade de aperfeiçoamento constante dos médicos.

Atualmente, ela se divide em 27 unidades regionais filiadas, tendo cerca de 13 mil especialistas associados, encarregados de atender a uma população de quase 200 milhões de habitantes. Diante desses números, é possível perceber a importância para a vida profissional dos médicos, não é mesmo?

Quais são as atividades realizadas? 

Conforme mencionamos anteriormente, o propósito da sociedade é garantir meios para aprofundar o conhecimento dos associados. Entre as atividades promovidas, estão a integração por meio de comissões organizadas em temas como história da ortopedia, controle de material ortopédico e dignidade e valorização profissional.

Ela também promove eventos para os médicos ortopedistas e traumatologistas, produzindo conteúdos de educação continuada. Nesta categoria do site, há artigos, cursos para residentes, podcasts, webinars e muito mais. Abaixo, listamos outras atividades desenvolvidas.

Serviços de conselho

Os serviços de conselho incluem relatórios, participação em assembleias, recomendações, visitas de inspeção, planejamento de programas para ensino, treinamentos, entre outros. 

O objetivo é a deliberação de questões pertinentes ao ensino da área para o especialista aproveitar os benefícios oferecidos pela associação com aplicações reais e práticas ao dia a dia de atendimento.

Publicações

A SBOT também investe em publicações reconhecidas nacional e internacionalmente. O associado pode conferir o Jornal da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e a Revista Brasileira de Ortopedia, apelidada como RBO. 

O primeiro possui notícias, artigos e matérias com temáticas pertinentes à área, distribuídos em 27 páginas digitais. Já a revista é produzida em português e inglês, com artigos de atualização, revisão sistemática, colunas de artigos originais e relatos de casos.

Eventos 

A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia é famosa pelos eventos para os associados e a comunidade médica. O Congresso Anual é realizado em uma grande infraestrutura, com convidados renomados e centenas de profissionais de todo o mundo. 

Ademais, ela promove palestras e congressos on-line. O calendário é completo e atualizado ao longo do ano. Por isso, vale a pena ficar de olho e participar quando for possível. 

Como se associar à SBOT?

Para se associar à sociedade, é preciso seguir algumas exigências. Entre elas, estão a aprovação no exame de título de especialista, a comprovação de atuação na área e a documentação comprobatória com comprovantes, CRM e cartas normativas. 

Quando todos os itens estiverem em ordem, o encaminhamento deve ser feito para a SBOT em uma data limite. Um comitê especializado faz uma análise. Em seguida, o candidato presta uma prova. Os detalhes da avaliação são repassados por e-mail.

Entre os benefícios de se associar, estão:

  • atualização científica;
  • acesso à educação continuada;
  • desconto em eventos;
  • direito de associação à American Academy of Orthopaedic Surgeons (AAOS);
  • plano de previdência planejado especialmente para os profissionais;
  • minissite exclusivo para divulgar trabalhos e ser encontrado pelos pacientes na internet.

Título de especialista 

O título de especialista em Ortopedia e Traumatologia, também chamado de TEOT, é conferido pela instituição anualmente. O processo de avaliação é dividido em dois dias, com prova escrita, oral e exame físico. 

O intuito é comprovar que o médico possui conhecimento teórico e prático sobre condições clínicas, diagnósticos e tratamentos. O exame físico é feito em pacientes voluntários e modelo artificial, que reproduz os ossos e os ligamentos humanos.

A prova escrita é composta por cerca de 100 questões de múltipla escolha, respondidas em três horas e meia. O teste oral é feito pela discussão de situações clínicas diante de dois examinadores ao longo de duas horas. 

Residência em Ortopedia e Traumatologia

Para obter o título de especialista, primeiro, é essencial concluir a residência em Ortopedia e Traumatologia. Ela tem a duração de três anos e é considerada uma especialidade clínica-cirúrgica. 

Durante o programa, o médico é supervisionado pelos tutores da instituição médica escolhida e divide a carga horária em plantões e aulas teóricas. Ao mesmo tempo, pode desenvolver pesquisas, participar de eventos e se dedicar a atividades complementares.

Ao término da residência, o profissional fica pronto para o dia a dia em plantões, consultórios e enfermarias. Com a experiência prática adquirida nos três anos do programa, ele estará apto para realizar as seguintes atividades:

  • solicitar e realizar exames; 
  • atender a pacientes em consultas; 
  • diagnosticar doenças; 
  • prescrever medicamentos; 
  • elaborar tratamentos complexos;
  • estar à frente de cirurgias;
  • acompanhar a recuperação do paciente;
  • atuar de forma multidisciplinar com uma equipe de fisioterapia.

Conte com a gente no caminho para especialização!

Para se tornar um membro da SBOT, você precisa passar pela residência e pela prova de títulos. Portanto, acompanhe os conteúdos do nosso blog para tirar suas dúvidas sobre as avaliações. Conte com os nossos cursos para aumentar as chances de aprovação!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
DjonMachado

Djon Machado

Catarinense e médico desde 2015, Djon é formado pela UFSC, fez residência em Clínica Médica na Unicamp e faz parte do time de Medicina Preventiva da Medway. É fissurado por didática e pela criação de novas formas de enxergar a medicina.