Veja o que é essencial na prova de segunda fase de residência

Conteúdo / Residência Médica / Veja o que é essencial na prova de segunda fase de residência

É isso aí! Você passou na primeira fase e agora é hora de dar mais um passo importante em busca da especialidade dos sonhos: mas o que é essencial na prova de segunda fase da residência?

Em meio a tantas informações e cobranças, é fácil se perder na preparação para essa etapa. Com a pressão de ter que demonstrar seu conhecimento na prática, também é fácil se esquecer de coisas importantes no momento fatídico, mesmo tendo estudado bastante.

Mas calma! A gente reuniu alguns pontos importantes sobre a prova prática para que esses problemas não surjam em seu caminho. Confira, a seguir, tudo o que você precisa saber para se dar bem.

Afinal, o que é essencial na prova de segunda fase?

E então, o que é essencial na prova de segunda fase? Acredite, as orientações são muito mais simples do que parecem. A dica é realmente ficar de olho em detalhes, para não deixar passar nada, e aplicar seus conhecimentos ao máximo. Veja só!

Leia as instruções com atenção

Para começar, leia as instruções com muita atenção. Não deixe o nervosismo te dominar, porque um mínimo deslize pode colocar o seu desempenho a perder.

As instruções sempre são entregues ou indicadas nas estações pelas quais os candidatos passam. Em geral, alguns minutos são concedidos para que a leitura seja feita, então respire fundo, porque uma vez iniciada a prática, você não terá tempo de reler.

Afinal, as respostas precisam ser dinâmicas e rápidas, e o avaliador observa e pontua seu nível de atenção e compreensão em relação ao que deve ser feito. Você também terá tempo determinado para responder, então não dá para vacilar e arriscar que o tempo termine sem você ter concluído a demonstração.

Tente fazer mais de uma leitura para se certificar da compreensão do texto e aproveite cada segundo para absorver a instrução. Depois, ficará muito mais fácil prosseguir, já que você terá total segurança sobre o que precisa ser feito.

Utilize todos os instrumentos necessários à sua volta

Você terá uma série de instrumentos à sua disposição na hora de demonstrar habilidades e conhecimentos. Eles não estão ali por acaso, mas para que você faça pleno uso de todos que forem necessários à sua resposta.

Até porque, pode ser que ela envolva exatamente um procedimento que exija o manuseio correto de um determinado instrumento. Ou que vise a combinação de ações com vários deles em um determinado cenário.

Seja objetivo e estratégico. Dentro de suas possibilidades, você pode até mesmo treinar o uso em casa, no cursinho ou na faculdade, mais de uma vez, e ainda tirar suas dúvidas no caso de instrumentos  mais complicados ou específicos.

Se o instrumento não estiver disponível durante a preparação, assistir a vídeos pode ajudar bastante. E lembre-se: manuseie tudo com segurança e precisão, porque é isso que se espera de um bom médico.

Lave as mãos

Lavar as mãos é parte de absolutamente qualquer conduta médica, em qualquer ambiente clínico e hospitalar, e em qualquer especialidade. Então, por que na prova prática de residência médica isso não seria necessário?

Sim, se você pular esse cuidado, será penalizado por isso. As estações contam com um espaço adequado para que você faça a higienização, portanto não há desculpas para se esquecer. Não ignore o procedimento por achar que isso é perda de tempo, porque ele faz parte do sucesso de sua resposta demonstrativa.

Além disso, pode ser que você tenha que lidar com pessoas reais que simulam pacientes. Dessa forma, pode ser necessário encostar nelas para demonstrar a prática correta.

Você também fará uso de vários instrumentos. Que, por sua vez, foram e serão manuseados por outros candidatos que também estão por ali.

Assim, lavar suas mãos deve ser, além de uma conduta, um processo óbvio e natural. Tenha isso em mente em primeiro lugar para contar pontos.

Siga um checklist em seus estudos

Os avaliadores presentes nas estações de prova prática estão sempre com um checklist a postos. É com base nele que seus pontos serão distribuídos.

Mas esse checklist não considera somente a resposta ou a conduta esperada para cada situação. E sim uma série de questões que também estão presentes na atuação diária de um profissional.

Vale a pena, então, elaborar um checklist ou pesquisar por um modelo na internet e segui-lo à risca durante os estudos. Eles devem incluir questões como:

  • ser educado (cumprimentar o paciente, perguntar o nome dele, realizar o acolhimento, reproduzir os gestos adequados);
  • cumprir todas as orientações e instruções oferecidas, sem deixar nada passar;
  • agir da mesma forma que em uma situação real (explicação de termos técnicos, realização de procedimentos, conversa com o paciente).

Não tenha medo de ser crítico. Ao identificar algo que ainda não está bom, comece a treinar até adquirir desenvoltura suficiente para se adequar ao seu checklist hipotético.

Participe de simulados

Nada de ficar somente em apostilas e anotações. Essa é uma prova prática, ou seja, você precisa de fato praticar para conseguir se preparar e desenvolver melhor suas habilidades e conhecimentos.

Portanto, participe sempre que puder de simulados. Muitos cursinhos oferecem situações de simulação para que você esteja mais próximo das exigências desse tipo de exame.

Mas você também pode treinar com seus colegas, por exemplo. O importante é realmente testar o conteúdo na prática e ser crítico na avaliação, para identificar alguma falha no processo ou na resposta.

Assim, haverá tempo para corrigir. E você ainda aperfeiçoa suas respostas na medida em que treina.

Esteja sempre um passo à frente!

Você acabou de descobrir tudo o que é essencial na prova de segunda fase. Aproveite essas dicas para se preparar ao máximo para o grande dia, porque a sua aprovação depende muito da nota que você conseguir nessa etapa.

Esteja um passo sempre à frente: estude com dedicação, foque nas exigências da sua instituição favorita, controle a ansiedade e não canse de treinar. Pode apostar que assim tudo vai dar certo! E se estiver atrás de mais dicas para se dar bem, bora seguir a gente no Facebook e no Instagram. Novidade é o que não falta por lá!

Com isso, quer treinar para a segunda fase de residência médica gratuitamente? No dia 25/02, em um sábado, teremos nosso evento “2º fase sem surpresa” que terá um simulado multimídia de 50 questões. Participe disso e concorra a 100% de bolsa para nosso CRMedway! Não dá para perder, né? Clique aqui e se inscreva!

LaraCochete

Lara Cochete

Nascida em Belém do Pará no ano de 1992. Formada pela Universidade Federal do Pará (UFPA) em 2017, com residência em Cirurgia Geral pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) no Paraná, concluída em 2020. Residência em Cirurgia de Cabeça e Pescoço pela Santa Casa de Limeira-SP. "Lembre-se: seu foco determina a sua realidade" (Qui-Gon Jinn em 'Star Wars: A Ameaça Fantasma'). Siga no Instagram: @laracochete