Anote 3 dicas valiosas para a prova multimídia de residência médica

Conteúdo / Residência Médica / Anote 3 dicas valiosas para a prova multimídia de residência médica

Se você vai prestar residência, já se deparou com o termo “prova multimídia de residência médica”, certo? Acontece que ela está sendo cada vez mais aplicada na segunda fase de diversas instituições, até por ser uma alternativa mais econômica que a prova prática de habilidades. 

Sendo assim, não tem muito jeito: provavelmente, você vai se deparar com esse modelo de prova em algum momento. Por isso, hoje, vamos dar três dicas para a prova multimídia de residência médica!

Mesmo assim, você precisa se dedicar muito na etapa inicial, que é a prova objetiva, porque somente os aprovados nela seguem na disputa. Fique atento ao processo seletivo, pois cada instituição tem particularidades na aplicação das fases. 

O que é a prova multimídia de residência médica e onde é cobrada

Antes de falar mais a respeito da prova multimídia de residência médica, tenho uma pergunta para fazer: você já está preocupado com as provas práticas de residência? Pois é, esse é o momento ideal para começar a pensar nisso — deixar para a última hora pode comprometer sua aprovação.

Teste grátis - CRMedway

Pensando em você e no seu desempenho na segunda etapa dos processos seletivos, decidimos oferecer o CRMedway! Ele é o curso que vai te ensinar a lidar com as provas práticas de habilidades ou multimídia dos concursos de residência médica como elas realmente são.

Mas para não ficarmos apenas nas palavras, separamos um teste grátis de 7 dias do CRMedway Online, em que será possível aproveitar todos os recursos que ele tem a oferecer. Não perca essa chance!

Antes de falarmos das dicas para a prova multimídia de residência médica, vamos defini-la: basicamente, a prova multimídia inclui recursos audiovisuais nas questões, como fotos, vídeos, gráficos, filmes, etc. 

Esses recursos compõem a problemática apresentada nas questões da prova multimídia, simulando casos reais com os quais você pode se deparar na prática médica. Ou seja, você pode ter que ler um exame relacionado a um caso clínico para saber a conduta adequada, por exemplo. 

Instituições que incluíram a prova multimídia de residência médica no edital em 2022

É muito importante conhecer o edital da instituição na qual você vai prestar concurso, até para saber se a prova multimídia de residência médica será cobrada, visto que algumas instituições tiveram mudanças nos editais.

No edital de 2022, foi possível encontrar a prova multimídia na USP, na Unifesp e no Iamspe, por exemplo. 

3 dicas para prova multimídia 

Visto que a grande dificuldade na hora de estudar para essa prova de residência médica é não conhecer muito bem o padrão das questões de cada instituição, separamos algumas dicas imperdíveis para você se destacar e conseguir a tão sonhada aprovação! 

Dica 1: reconheça padrões 

Para começar, multimídia é sinônimo de imagem. Toda a teoria que você conhece não é o único recurso que precisa usar para reconhecer padrões visuais. Por exemplo: a gota é algo que cai com muita frequência. Você tem que bater o olho e saber o que é aquilo. 

É preciso lembrar dos casos clássicos que podem ser reconhecidos por imagens bastante características. O jeito é treinar muito com as questões da prova de residência médica por assunto das instituições que você mais deseja. Assim, você pega o jeito da manifestação das doenças e dos casos mais comuns. 

Dica 2: extraia as informações necessárias do enunciado 

Você está vendo uma imagem que remete a algum caso, mas não tem certeza de onde está a informação complementar para resolver a questão? No enunciado, é claro! 

Aí também entra um treinamento importante. Aos poucos, você entende quais são as informações cruciais do enunciado, aquelas que você vê e já levam o raciocínio para o lado certo. Quanto mais rápido você detectar os pontos importantes do enunciado, melhor vai ser a resolução da sua prova. 

Dica 3: interprete imagens radiológicas e não radiológicas

Nem sempre, você está acostumado com imagens de determinados exames. É necessário estudar casos diversos. Assim, você identifica qual é o exame em questão com mais facilidade. 

Lembre-se que a prova multimídia de residência médica não é composta apenas por imagens radiológicas: as não radiológicas também merecem a sua atenção. Novamente, reconhecer padrões pode ajudar nesse momento, como dissemos na primeira dica. 

Moral da história: para prova multimídia de residência médica, estude questões multimídias! 

A melhor forma de pegar toda a prática mencionada é a partir do treino por questões. Não tem outra alternativa. Estude provas de residência médica com gabarito. Se você não se preparar, vai chegar na prova vendo imagens que nunca apareceram na sua frente antes.

Para ajudar na preparação para essa etapa, você pode conferir os simulados de multimídia, além de todo material exclusivo que disponibilizamos aqui, no nosso blog. Também vale sempre acompanhar os editais anteriores e as provas passadas. Assim, você fica mais familiarizado com o conteúdo cobrado. 

Seja aprovado na prova multimídia e se torne o mais novo residente

Imagina chegar na prova multimídia de residência médica e ser surpreendido? Para isso não acontecer, vale muito estudar as questões de cada instituição e dominar a banca. Fique calmo que vamos ajudar com isso! Desenvolvemos um treinamento exclusivo com casos clínicos para você mandar muito bem.

Além disso, você pode ter uma preparação direcionada para a prova multimídia e prática com o CRMedway, nosso curso desenvolvido para garantir que você esteja preparado para a segunda fase da residência médica. Teste grátis todas as funcionalidades que ele tem a oferecer e dê o próximo passo para a sua aprovação!

Ana KarolineBittencourt Alves

Ana Karoline Bittencourt Alves

Catarinense nascida em 1995, criada em Imbituba e apaixonada por uma praia. Formada pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2018, com residência em Clínica Médica pela Universidade de São Paulo (USP-SP 2019-2021) e professora de Clínica na Medway. "Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender" - Paulo Freire. Siga no Instagram: @anakabittencourt