Carregando

3 dicas para prova multimídia de residência médica

Se você está prestando residência médica, certamente tem lido muito por aí o termo “prova multimídia”. Acontece que ela está sendo cada vez mais aplicada na segunda fase de diversas instituições, até mesmo por ser uma alternativa mais econômica do que a prova prática de habilidades. Sendo assim, não vai ter muito jeito: provavelmente você vai se deparar com esse modelo de prova em algum momento. É por isso que hoje vamos dar 3 dicas para a prova multimídia de residência médica!

3 dicas para a prova multimídia
Confira 3 dicas para a prova multimídia de residência médica

O que é a prova multimídia?

Antes de falarmos das dicas para a prova multimídia, vamos defini-la: a prova multimídia é, basicamente, uma prova que vai se valer de recursos audiovisuais em suas questões. Podem ser fotos, vídeos, gráficos, filmes, etc. Esses recursos vão compor a problemática apresentada nas questões, simulando casos reais com os quais você pode se deparar na prática médica. Ou seja, você pode ter que ler um exame relacionado a um caso clínico para saber a conduta adequada, por exemplo. 

Quais instituições de residência médica incluíram prova multimídia no edital em 2022?

Quer saber em quais provas caiu o exame multimídia nos editais de 2022? Se liga:

  • USP-SP
  • Unifesp
  • Iamspe

Uma grande dificuldade na hora de estudar para as provas multimídia é não conhecer muito bem o padrão das questões de cada instituição. E, como aqui na Medway a gente sempre indica o estudo direcionado, vemos que existe um desafio aí: como estudar para determinada instituição sem acesso às questões multimídia?

É por essa razão que criamos o ebook Prova Multimídia da Unifesp 2021. Montamos a experiência mais próxima possível da prova multimídia da Escola Paulista de Medicina, já que a modalidade é aplicada há alguns anos na instituição. Com imagens exclusivas e comentários dos nossos professores, você estará mais preparado para enfrentar a prova de verdade. Baixe o ebook, é gratuito!

3 dicas para prova multimídia 

Agora, para mandar você realmente mandar bem na prova, vamos às nossas dicas para a prova multimídia de residência médica:

Primeira dica para prova multimídia: Reconheça padrões 

Pra começar, multimídia é imagem. Toda a teoria que você conhece não é o único recurso que você precisa usar pra reconhecer padrões visuais. Por exemplo: gota é algo que cai com muita frequência, você tem que bater o olho e saber o que é aquilo. Precisa lembrar dos casos clássicos que podem ser reconhecidos por imagens bastante características

Por isso, o jeito é treinar muito, com muitas questões diferentes das instituições que você mais deseja, pra ir pegando o jeito da manifestação das doenças e dos casos mais comuns. 

Dica 2: saiba extrair as informações necessárias do enunciado 

Ok, você está vendo uma imagem que te remete a algum caso, mas não tem certeza sobre aquilo. Onde está a informação complementar para que você consiga resolver a questão? No enunciado, claro. Aí também entra um treinamento importante. Aos poucos, você vai entendendo quais são as informações cruciais do enunciado, aquelas que você vê e já levam o seu raciocínio para o lado certo

Quanto mais rápido você conseguir detectar os pontos importantes do enunciado, melhor vai ser a resolução da sua prova. 

Dica 3: Saiba interpretar imagens radiológicas e não radiológicas

Nem sempre você está acostumado com imagens de determinados exames. É necessário que você estude casos diversos, assim você vai conseguir identificar com mais facilidade qual é o exame em questão. Mas a prova multimídia não é composta apenas por imagens radiológicas: as não radiológicas também merecem a sua atenção. Novamente, reconhecer padrões, como dissemos na dica 1, é o que pode te ajudar nesse momento. 

Moral da história: pra prova multimídia, estude questões multimídia! 

Moçadinha, a melhor forma de vocês pegarem toda a prática que estamos mencionando é o treino por questões. Não tem outra alternativa. Se você não se preparar, vai chegar na prova vendo imagens que nunca apareceram na sua frente antes e aí não vai adiantar chorar pelo leite derramado. 

Pra ajudar na sua preparação para a prova multimídia, você pode conferir os simulados de multimídia que fazemos em nosso canal do YouTube, como esse aqui embaixo que foi sobre dermatologia:

Outra dica de ouro é baixar o app gratuito da Medway, em que você tem acesso a milhares de questões que podem ser filtradas por ano, instituição, grande área, grau de dificuldade e, adivinhem, imagem! O app é um ótimo recurso para quem está estudando por conta própria ou fazendo uma boa revisão de conteúdos, mas quem deseja uma orientação maior, com um cronograma de estudos e explicações teóricas sobre os temas das questões, precisa conhecer o CRMedway. Este é o nosso curso direcionado para as provas de segunda fase: prova de habilidades e multimídia, com conteúdos também sobre currículo e entrevista. Aproveite essa oportunidade de se destacar entre seus concorrentes e inscreva-se no CRMedway!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
Ana KarolineBittencourt Alves

Ana Karoline Bittencourt Alves

Catarinense nascida em 1995, criada em Imbituba e apaixonada por uma praia. Formada pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2018, com residência em Clínica Médica pela Universidade de São Paulo (USP-SP 2019-2021) e professora de Clínica na Medway. "Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender" - Paulo Freire.