4 dicas de como aumentar a produtividade nos estudos

Conteúdo / Residência Médica / 4 dicas de como aumentar a produtividade nos estudos

Desde o início da faculdade, muitos estudantes sonham com a aprovação na residência médica. É preciso saber como aumentar a produtividade nos estudos para, consequentemente, ter mais chances de alcançar um ótimo desempenho na prova da instituição desejada. 

Se você quer melhorar a qualidade da sua rotina de preparação para as provas e ter produtividade nos estudos, este artigo vai ajudar. A seguir, confira dicas e técnicas que fazem toda a diferença na sua rotina!

O que não fazer durante a preparação para a prova

Uma das dicas de produtividade nos estudos é ter constância. Por mais que esteja estudando com muita antecedência, antes do último ano da graduação, não desacelere o ritmo ao ganhar confiança. Esteja sempre em busca de melhorias ao identificar pontos que podem ser reforçados. 

O erro de muitos estudantes é pensar que estão adiantados em relação à concorrência, que, geralmente, se dedica aos estudos por apenas um ano. O tempo pode ser um fator determinante para o rendimento na prova, mas a forma de estudo diz mais sobre a qualidade e o aproveitamento dos conteúdos. 

Independentemente do tempo de estudo, é preciso aproveitá-lo ao máximo e ter autorresponsabilidade para delegar as tarefas necessárias. Já dominou um conteúdo? Lembre-se de reforçá-lo com simulados, estudo por questões e flashcards. Não o deixe de lado por já ter entendido por completo. 

Caso identifique que está com dificuldades, não desanime! Nesse caso, outro erro comum é a desaceleração no ritmo e o estudo apenas de matérias de maior afinidade, para evitar frustrações. No entanto, essas posturas comprometem o rendimento e devem ser evitadas. 

Virada de sucesso com as técnicas de produtividade

Para quem está enfrentando dificuldades e não sabe como aumentar a produtividade nos estudos, as técnicas utilizadas por concurseiros são a solução! Elas podem ajudar de diferentes maneiras, tanto para manter o foco, quanto para melhorar a eficiência da hora de estudo.

A seguir, conheça quatro técnicas que podem ser aplicadas no seu plano de estudos e adaptadas quando for necessário. Afinal, é possível que você tenha maior afinidade com algumas delas e mantenha apenas as que achar mais proveitosas!

1. P.V.R. – Pare de Viajar pelas Redes

Uma das principais dicas de rotina de estudos é se desconectar do celular. Para ter alto rendimento e bom desempenho ao fazer a prova, você deve parar de gastar horas olhando a linha do tempo do Facebook, o feed do Instagram e as conversas do WhatsApp.

Em um piscar de olhos, a distração que, inicialmente, duraria 15 minutos pode chegar a mais de uma hora. Nesse tempo, é possível estudar uma matéria importante, tirar dúvidas com os professores do curso preparatório e treinar com as provas de anos anteriores.

Para evitar essa distração, o primeiro segredo de como aumentar a produtividade nos estudos é desligar as notificações do celular. Se for possível, mantenha-o longe do ambiente de estudo e use aplicativos que bloqueiam o acesso às redes sociais durante determinado período.

2. Técnica Pomodoro

Para colocar essa técnica em prática ao longo do cronograma de estudos, é preciso de um cronômetro e da lista de tarefas do dia. A produtividade diária é dividida em blocos de 25 minutos, chamados de pomodoros, devido ao formato de tomate do cronômetro que deu origem ao método.

Durante cada bloco de 25 minutos, é preciso estar com a atenção focada em apenas uma tarefa designada. Após cada pomodoro, há uma pausa de 5 minutos para relaxar. 

Ao concluir 4 ciclos, o tempo de descanso aumenta para 15 e 30 minutos. Se houver distração em um dos blocos, independentemente de qual seja, o pomodoro é anulado, e o estudante começa a atividade do zero. 

3. Estudo por horas líquidas produtivas

Essa é outra técnica que pode ajudar quem ainda não sabe como aumentar a produtividade nos estudos! Os estudos são cronometrados sem rigidez no limite de tempo, em ciclos com pausas entre eles. Ao fim de cada um, as pausas aumentam.

Nesse método, utiliza-se uma tabela para organizar todas as horas líquidas de estudo e atividades finalizadas no período. Assim, é possível avaliar produtividade, eficiência e déficit. No modelo abaixo, você confere como isso é feito e pode utilizar o nosso template para facilitar o processo. 

tabela-exemplo

Nesse método, você usa uma tabela para organizar todas as horas líquidas de estudo (cronometradas) e atividades terminadas naquele tanto de horas, como no exemplo acima

4. V.S.C. – Video Speed Controller

Como o tempo do estudante de Medicina é curto e precisa ser bem aproveitado, muitos desejam finalizar as aulas com mais rapidez e pular as partes que não acrescentam ao conteúdo.  

O Video Speed Controller é uma extensão do Google Chrome que cria atalhos no teclado para acelerar ou reduzir a velocidade de vídeos assistidos no navegador. Imagine quanto tempo é possível economizar dessa forma? Basta manter o foco e fazer anotações para seu estudo estar ainda mais otimizado, e você fazer mais aulas.  

Impulsione os estudos com a gente!

Agora que você já sabe como aumentar a produtividade nos estudos, pode contar com uma ajudinha extra: a Mentoria Medway. Com ela, seu cronograma é otimizado, e você tem mais chances de dar conta de todos os conteúdos essenciais para as provas de residência.

AlexandreRemor

Alexandre Remor

Nascido em 1991, em Florianópolis, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP (HC-FMUSP) e Residência em Administração em Saúde no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Fanático por novos aprendizados, empreendedorismo e administração. Siga no Instagram: @alexandre.remor