Carregando

5 aplicativos médicos para iPhone que você precisa conhecer

Opa galera, tudo certo? Hoje vamos falar sobre um assunto mais light — e mais familiar para muitos de vocês. Já falamos anteriormente aqui no blog sobre os melhores apps para estudar para a residência médica, bem como sobre os melhores apps para concentração, como alguns de vocês devem se lembrar, mas hoje a ideia é fazer um recorte diferente e focar em alguns aplicativos médicos para iPhone. E não só para quem é residente, afinal, existem apps que podem te ajudar desde a graduação até a prática profissional, né?

Mas chega de enrolar! Bora falar do primeiro da nossa seleção de 5 aplicativos médicos para iPhone!

Medscape

Esse não podia deixar de aparecer, tanto pela sua importância quanto pelo fato de que, provavelmente, muitos de vocês já esperavam encontrar o nome dele por aqui. E não é por menos: o Medscape é um aplicativo que qualquer médico deveria ter sob fácil acesso. Se você ainda não baixou, tá perdendo tempo: é o aplicativo médico mais usado do mundo!

O Medscape é um dos principais aplicativos médicos para iPhone e para outras plataformas em geral

“Mas por quê?”, alguns de vocês podem perguntar. Ora, o Medscape é, praticamente, um catálogo com informações sobre todas as doenças que você precisa conhecer: exames, diagnósticos, tratamentos e outros dados. Dá pra te salvar em um plantão, né?

Além disso, traz notícias atualizadas do mundo da medicina (disponíveis em português!), para você não ficar por fora de nada. E, além disso tudo, ainda há uma ferramenta incrível: o Drug Interaction Checker. Basicamente, ela te permite analisar as interações entre inúmeras drogas. Por conta disso, seu uso é essencial para casos de pacientes em polifarmácia e para prescrições hospitalares mais longas, como forma de garantir a segurança do paciente.

Não perde tempo, corre lá na App Store e baixa logo!

Whitebook

Não se deixe enganar pelo nome: o Whitebook é 100% brasileiro, e um dos aplicativos mais ricos em conteúdos médicos disponíveis por aí — mais de 5 mil, permeando diversas especialidades médicas!

Para quem já trabalha com plantões, o Whitebook também se destaca. Além de informações sobre medicamentos, doenças e protocolos — com a possibilidade de organizar e selecionar seus tópicos favoritos para acessá-los rapidamente —, o Whitebook traz outras vantagens: os códigos CID-010 e de Procedimentos SUS, por exemplo, são uma baita ajuda no que diz respeito à burocracia hospitalar.

No entanto, o principal diferencial do Whitebook, quando falamos em aplicativos médicos para iPhone, são as prescrições completas para diversas doenças, tanto ambulatoriais quanto de urgência e emergência, das situações clínicas até as obstétricas que o aplicativo contém. 

Vale notar, contudo, que para fazer uso da versão completa do app é necessário pagar uma assinatura mensal. Apesar disso, há muitos recursos que já ficam disponíveis na versão gratuita, então aproveita!

Evernote

Apesar de não ser, literalmente, um dos principais aplicativos médicos para iPhone, o Evernote é uma daquelas ferramentas que se adapta ao uso. Isso significa que, por mais que ele não tenha sido pensado com esse propósito, o estudante que tem uma residência médica em mente pode aproveitá-la de diversas maneiras.

O Evernote pode não ser necessariamente um dos principais aplicativos médicos para iPhone, mas possui recursos que o permitem ser utilizado dessa forma

Algumas das coisas que você pode fazer no Evernote são, por exemplo, armazenar e tornar pesquisáveis anotações e checklists que fizer, organizar documentos, fotos, áudios e artigos da internet, além de poder discutir com outras pessoas sobre seu trabalho em um chat oferecido pelo aplicativo — e tudo isso da plataforma que você preferir, pois o Evernote suporta tanto smartphones quanto tablets e computadores, indo além de ser apenas um dos nossos 5 aplicativos médicos para iPhone.

E vale notar: todo esse conteúdo fica disponível offline, então nem precisa se preocupar com períodos fora de casa, hein?

Doctoralia

Eu e você sabemos que médico tem muita, mas muita coisa pra lembrar no dia a dia. Muitas vezes, é necessário até mesmo se lembrar de lembrar o paciente de uma consulta que se aproxima, entre outros tipos de compromissos comuns à carreira. Por conta disso, vale a menção ao Doctoralia, um dos principais aplicativos médicos para iPhone que abordam esse tipo de situação.

O funcionamento é bem similar ao do Google Calendar, mas com um direcionamento maior: os pacientes usam o Doctoralia para lembrar as datas e horários de consultas e retornos, enquanto o profissional pode usá-lo como agenda diária, o que facilita o dia a dia de trabalho. Ele é em português e tem integração com outro app muito popular na área médica, o iClinic, que complementa o Doctoralia com recursos como prontuário eletrônico, gestão financeira, teleconsulta e outras funcionalidades.

Por fim, mas não menos importante: o app da Medway!

Recentemente, nós aqui da Medway lançamos um aplicativo de questões de residência médica, projetado especialmente pra você, que quer passar na residência dos sonhos! O Medway Residência Médica, que não é só um dos nossos 5 aplicativos médicos para iPhone, mas também tem compatibilidade com o Android, é voltado para os alunos do Intensivo São Paulo e do Extensivo São Paulo, nossos cursos de preparação para as provas teóricas.

Com mais de 10 mil questões comentadas das principais de instituições de São Paulo – USP, Unifesp, USP-RP, Unicamp, IAMSPE, ISCMSP, SUS-SP e outras –, além até de algumas instituições de outros estados, como UFPR, UFRJ e UERJ, o aplicativo busca te dar o direcionamento necessário para o exame que você quer, sem oferecer soluções genéricas que “funcionam para todo mundo”. Além do filtro por instituição, você pode filtrar as questões por tema e foco, com a possibilidade de marcar questões como favoritas e de fazer anotações sobre elas!

Além disso, o aplicativo da Medway também oferece simulados, com o diferencial de serem simulados originais, específicos por instituição! Toda semana, o aplicativo recebe atualizações, incluindo novos desafios que são publicados no feed.

O aplicativo de questões de residência médica também permite que os alunos se comuniquem de mais uma forma com os professores, podendo tirar dúvidas sobre conteúdos dentro do próprio aplicativo. E é muito simples: ao finalizar a compra do nosso curso Intensivo ou do Extensivo, você já recebe um acesso para o app, com acesso a todos os recursos.

A melhor parte do app da Medway é que você consegue começar a experimentar de graça! Ainda não é aluno do Extensivo São Paulo? Não tem problema! Você pode ter acesso imediato a mais de 3 mil questões, além de poder criar até 3 trilhas personalizadas e acessar provas antigas dos últimos 2 anos de mais de 15 instituições. Clique AQUI para saber mais sobre o aplicativo da Medway e começar a usar!

Por hoje é isso!

Tem muita opção por aí, mas esses são 5 aplicativos médicos para iPhone que nós julgamos bem relevantes para o dia a dia de quem estuda ou trabalha com a Medicina. Use sem moderação!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
AlexandreRemor

Alexandre Remor

Nascido em 1991, em Florianópolis, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP (HC-FMUSP) e Residência em Administração em Saúde no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Fanático por novos aprendizados, empreendedorismo e administração.