Carregando

A importância dos simulados presenciais na preparação para residência

E aí, pessoal! Tudo em cima? Hoje é dia de falar sobre um assunto bastante relevante: a importância dos simulados presenciais na preparação para as provas de residência médica. Você sabia que eles podem te ajudar de várias formas e aumentar as suas chances de aprovação? Não? Então, vem com a gente pra saber mais!

A importância dos simulados presenciais na sua preparação para residência
A importância dos simulados presenciais na sua preparação para residência

A importância da realização de questões e simulados de prova nos estudos

Os simulados de residência médica, assim como as principais provas de primeira fase, são formados por questões objetivas sobre as 5 áreas da Medicina: Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Clínica Médica, Medicina Preventiva e Cirurgia. 

Muitos alunos dizem que têm dificuldade para reter o conteúdo, apesar de se dedicarem e estudarem bastante. Então, uma coisa que costumamos indicar é a realização de questões parecidas com as presentes em provas de residência médica e simulados como as que você vai fazer no fim do ano.   

A gente já falou sobre o conceito de estudo ativo aqui no blog, lembra? Então. Quando você estuda de modo ativo, está se voltando totalmente para o aprendizado. Para fazer isso, é preciso colocar o seu conhecimento em prática, o que se torna possível a partir da realização de questões. 

Essa prática traz vários benefícios para a sua jornada de estudos, principalmente em relação à memorização dos conteúdos. Além disso, você passa a conhecer os modelos das provas que vai prestar, o que prepara o terreno para que tudo corra bem. 

Ao testar os seus conhecimentos na prática, dá pra ver a que área se deve dar mais atenção. Aproveitando: isso fica muito mais fácil quando existe um aplicativo pra te ajudar, certo? Então, pode contar com o app da Medway! Por lá, você vai ter mais de 10 mil questões comentadas pelos nossos professores.

Os simulados de prova na preparação

Os simulados de residência médica também são de suma importância para sua preparação, sabia? Com eles, fica mais fácil saber como trabalhar sua calma e confiança, até porque você vai vivenciar um dia bem parecido com o da prova de residência médica

Fazer simulados permite que você tenha um feedback do seu desempenho em cada área da Medicina e também da totalidade da prova. Isso é essencial para montar uma estratégia de estudos que aumente seus resultados e garanta sua aprovação. 

A prática também ajuda bastante a entender o funcionamento do tempo e mostra como esse ponto é fundamental na jornada da aprovação. Ele pode ser seu maior amigo ou inimigo, por isso, você deve saber administrá-lo para se sair bem. 

Realizando simulados de prova, dá pra montar as estratégias que funcionam melhor para cumprir o horário determinado pela banca. Escolher por qual parte começar e qual parte deixar por último, além de definir para qual área vai dedicar mais tempo, são recursos que costumam operar bem entre os candidatos. 

Simulados de residência médica presenciais ou online

Os simulados de prova podem ser feitos de duas maneiras: presencialmente ou pela internet. As duas formas vão ser produtivas para a sua preparação, no entanto, existem algumas diferenças entre elas que precisamos pontuar. 

Ao realizar simulados presenciais, dá pra ter uma experiência bem parecida com a do dia da prova de residência, porque tudo é feito para ser o mais realista possível. A prova é impressa, o uso de aparelhos eletrônicos é proibido e é necessário levar em consideração o tempo do banheiro, lanche e água. Bem similar à aplicação do exame, né?

Vivendo tudo isso, você vai ficar familiarizado às emoções presentes no momento do processo seletivo. Assim, maior vai ser a calma e confiança que terá quando o grande dia chegar. Então, se surgir a oportunidade de fazer uma prova para treinar presencialmente, não perca! É o caso do nosso Aprova Medway, que deve acontecer em breve.

Curtiu saber mais sobre a importância dos simulados presenciais? 

Gostou de saber sobre a importância dos simulados de prova de residência na sua preparação? Então, pensando principalmente nas suas necessidades como candidato às vagas de residência médica pelo país, conheça nosso curso de Mentoria. Por meio dele, você alcança um nível de excelência nos estudos, com a ajuda de quem já passou por esse processo! Bora pra cima!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
DjonMachado

Djon Machado

Catarinense e médico desde 2015, Djon é formado pela UFSC, fez residência em Clínica Médica na Unicamp e faz parte do time de Medicina Preventiva da Medway. É fissurado por didática e pela criação de novas formas de enxergar a medicina.