Carregando

Como usar simulados para estudar para as provas de residência médica?

Aprenda como usar simulados para estudar
Aprenda como usar simulados para estudar

Usar simulados para estudar para as provas de residência, principalmente os que são direcionados por instituição, é uma das melhores táticas para obter um bom resultado. Você provavelmente já fez isso muitas vezes para estudar para o ENEM ou para o vestibular, certo? Portanto, é hora de resgatar o hábito e potencializá-lo.

Além disso, essa é uma forma de variar um pouco seu plano de estudos. A diversidade ajuda a não cansar a mente e ainda estimula a fixar o conteúdo estudado. Mas existem outras vantagens e métodos interessantes para você aproveitar melhor o uso de simulados.

Quer ver só? Continue a leitura deste artigo e descubra como estudar com eles de maneira mais eficiente!

Qual é a importância de usar simulados para estudar?

Resolver simulados para estudar é uma maneira de avaliar seus conhecimentos. No entanto, a prática vai muito além desse objetivo.

Os simulados atuam como um verdadeiro complemento de estudos. Isso porque, muitas vezes, você não percebe algumas lacunas em seu aprendizado.

É tanta coisa para absorver e reter, que falhas acontecem. Mas não se preocupe, é normal! Com a pressão do momento e a responsabilidade nos estudos, uma coisa ou outra acabam passando mesmo.

No entanto, para evitar que isso prejudique seus resultados, os simulados entram em cena para ajudar. Ao ler, interpretar e responder questões, você consegue visualizar exatamente no que tem mais dificuldade e pode melhorar seu sistema de revisão.

Quais são as principais vantagens de usar simulados para estudar?

Agora que você já sabe o quanto é importante investir em simulados para estudar para a residência médica, vale a pena conferir algumas das principais vantagens de optar por esse método. Acompanhe!

Treinar o tempo

Ao realizar um simulado, você consegue calcular exatamente o tempo que leva para resolver uma questão e também toda a prova. Assim, consegue se organizar para cumprir o horário proposto no dia da prova de residência sem passar nenhum aperto.

Ter contato com provas antigas para entender o estilo das questões

Os simulados também permitem que você tenha contato com provas antigas. Cada instituição tem um jeito diferente de montar suas questões e conhecer os detalhes da metodologia é essencial para um bom preparo.

Vale ressaltar que a maioria dos simulados direcionados por instituição conta com questões originais, com base no estilo de provas anteriores, isto é, você ganha a vantagem de já treinar de acordo com a cobrança de cada banca.

Estabelecer uma análise de dados

Com os simulados, você não apenas resolve as questões, mas também pode corrigi-las. A partir disso, será possível estabelecer uma análise de dados. Você vê quantas questões acertou, quantas errou, qual assunto domina mais e a qual precisa se dedicar melhor nos estudos.

Use os simulados para estudar e ganhar segurança

Por fim, com os simulados você ainda ganha mais segurança para fazer as provas. Afinal, já tem um direcionamento preciso a respeito do conteúdo e conhece a prova a fundo

Como usar simulados para estudar para a residência médica, na prática?

A prova de residência médica é desafiadora. Mas, como você viu, os simulados permitem que você consiga um domínio maior sobre o conteúdo.

E como isso acontece? Aqui estão algumas sugestões para usar os simulados para estudar ao máximo e aproveitar tudo o que ele oferece.

Revise suas respostas

Lembre-se de sempre revisar suas respostas. Não somente se ela estiver errada, mas também se estiver certa.

Você precisa saber exatamente por que ela está certa ou errada. Quando você entende exatamente o cerne da questão é que é possível confirmar que você aprendeu efetivamente aquele conteúdo.

Reescreva as questões

Outra dica interessante para treinar a sua capacidade de interpretação é reescrever as questões do simulado, com suas palavras. Destrinche cada sentença e a interprete com calma, para exercitar.

Essa é uma forma de fazer com que você se acostume ao estilo de questão adotada pela instituição e de confirmar que você realmente entendeu. Com o passar do tempo, a sua interpretação será mais automática e você precisará fazer menos anotações.

Identifique fatores importantes para seu desempenho

É fundamental que você também consiga identificar fatores importantes para seu desempenho. Por exemplo, quão rápida é a sua escrita, quando você precisa responder a uma questão aberta?

Ou então, quanto seu raciocínio flui diante de uma questão mais complicada? Avalie também seu preparo físico, psicológico e emocional, para ver como eles refletem no seu desempenho.

Desenvolva as questões de maneira equilibrada

Não deixe para fazer uma prova muito complicada em um único dia. Reveze questões mais simples e mais complicadas, para que seus estudos sejam mais equilibrados.

Foque em maior quantidade, é claro, no que você tem mais dificuldades. Mas não deixe os assuntos que domina de lado, porque é preciso exercitá-los para fugir de possíveis “pegadinhas” ou instruções que possam soar ambíguas. Um pouco de cada por dia é o que fará o seu sucesso.

Inclua simulados em seu cronograma

Nada de fazer simulados uma vez ou outra. É preciso que eles façam realmente parte de seu cronograma. Fazer um simulado ou prova na íntegra uma vez por semana é uma boa sugestão para que você treine e aprenda por meio deles.

Mas se você quiser fazer mais vezes, sem problemas. Desde que você tenha uma rotina de estudos saudável, com pausas e horários que permitam que você concilie períodos de lazer, fique à vontade para determinar a quantidade de simulados. O importante é que você tenha disciplina para manter esse hábito.

Resolva o simulado como se fosse o dia da prova

Não resolva seu simulado como se simplesmente estivesse fazendo um exercício da faculdade. Tenha foco como se fosse o dia da prova. Do contrário, você não fará uma avaliação precisa do seu desempenho.

Nesse caso, você pode errar uma questão por bobeira, e não por dificuldade real, por exemplo. Isso interfere bastante em seus resultados e no dia real da prova, você talvez não se saia tão bem quanto gostaria.

Utilize o YouTube para fazer simulados para estudar

Que tal uma mãozinha para fazer seus simulados? A Medway disponibiliza pelo YouTube orientações e soluções de provas das principais residências médicas de todo o Brasil. Deixei aqui embaixo um exemplo pra você acompanhar:

Além disso, quem é aluno do nosso Extensivo tem acesso todo mês a novos simulados, diretamente pelo aplicativo. Quem ainda não estuda com a gente, pode degustar de alguns recursos do app que estão disponíveis gratuitamente, basta fazer o download para dispositivos Android ou iOS, ou até mesmo utilizar a versão para desktop

Viu só como vale a pena usar simulados para estudar? Com a gente ajudando você nesse processo, pode ter certeza de que você terá ótimos resultados e uma experiência tranquila nas provas de residência médica.

Não perca mais tempo e conheça agora mesmo o Extensivo Medway! Esse é o nosso curso que rola o ano inteiro com videoaulas sobre os temas que você realmente precisa saber! Além disso, com ele você tem acesso a todos os recursos do nosso aplicativo, incluindo mais de 10 mil questões comentadas. Tá esperando o que pra se inscrever? Esperamos por você em nossas turmas!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
AlexandreRemor

Alexandre Remor

Nascido em 1991, em Florianópolis, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP (HC-FMUSP) e Residência em Administração em Saúde no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Fanático por novos aprendizados, empreendedorismo e administração.