A trilha de estudos de um aprovado Medway: qual é a média de aulas e capítulos estudados?

Conteúdo / Residência Médica / A trilha de estudos de um aprovado Medway: qual é a média de aulas e capítulos estudados?

A trilha de estudos de um aprovado Medway não é moleza. Para além do estudo por questões e dos estudos autônomos, a galera assiste muita aula. E não é à toa! Nosso conteúdo é rico, atualizado e cheio de dicas importantes para você se dar bem nas provas.

É por isso que a gente decidiu dar uma olhada nas estatísticas de quem passou recentemente na residência médica e verificar o caminho percorrido por eles. A média de aulas assistidas fez a diferença no desempenho deles, e é por isso que vale a pena falar sobre o assunto.

Então, vamos ao que interessa? Aqui você encontra essa trilha de sucesso em detalhes, com números, médias, explicações e mais algumas outras dicas para conquistar sua aprovação com a nossa ajuda.

Preparado para saber o caminho das pedras de um aprovado Medway?

O aluno Medway aprovado na residência médica percorre um caminho árduo, mas quem disse que seria fácil? Passar em programas de residência médica tão concorridos exige esforço e dedicação, e a gente consegue ver a evolução de nossos alunos por meio das estatísticas a seguir.

Quantas aulas em média foram estudadas pelos alunos aprovados na residência médica?

De acordo com nossas pesquisas internas, a média de aula iniciada por aluno aprovado ao longo do ano é de 305 aulas. E a evolução do consumo de aulas é bastante expressiva mês a mês. Veja a tabela!

Mês Quantidade de aulas
Janeiro 9
Fevereiro 12
Março 23
Abril 18
Maio 19
Junho 18
Julho 33
Agosto 39
Setembro 34
Outubro 45
Novembro 35
Dezembro 20

Dá para perceber que a partir de julho, o número de aulas assistidas aumenta de maneira significativa. Afinal, a prova de residência está próxima, e essa é a reta final de preparação, que faz mesmo a diferença em seu desempenho.

Outubro se mostrou o pico de consumo de aulas, e não poderia ser diferente. Entre setembro e novembro, a grande maioria das provas das grandes instituições acontece, e a maioria dos candidatos presta em mais de um lugar. Então, é hora de revisões rápidas, de espremer um ou outro detalhe no plano de estudos e de recapitular o que ainda gera dúvidas.

No fim do ano, esse número cai, porque boa parte das provas mais concorridas já passou. Mas ainda tem gente que aproveita o conteúdo para revisar ou para fazer algum processo seletivo mais tardio.

Quantos capítulos em média um aluno aprovado estudou?

Agora, vamos à quantidade de capítulos estudados pelos alunos Medway que foram aprovados! Porque não basta assistir a aulas, focar em assuntos específicos, em especial naqueles que caem com mais frequência na instituição que você quer prestar, também é muito importante.

A média de capítulos iniciados por aluno aprovado ao longo do ano é de 156. E a tabela com a evolução do consumo de capítulos por mês fica da seguinte maneira:

Mês Quantidade de capítulos
Janeiro 12
Fevereiro 12
Março 14
Abril 9
Maio 11
Junho 9
Julho 14
Agosto 16
Setembro 12
Outubro 14
Novembro 15
Dezembro 8

Aqui, a gente vê de novo que a partir de agosto, o número de capítulos aumenta em comparação ao começo do ano. No entanto, a diferença não é tão grande quanto nas aulas. Isso mostra que nossos aprovados estão bem focados nos estudos desde o começo, e sabem o que esperar da cobrança das instituições.

É importante lembrar que o que acabamos de mostrar são apenas estatísticas e médias. São os traços em comum encontrados nos perfis dos aprovados de residência médica. Significa que você tenha que seguir esse ritmo à risca? De maneira nenhuma!

Essa é apenas uma sugestão com base no que a gente identificou por aqui. A trilha de estudos pode e deve ser personalizada de acordo com cada aluno, suas dificuldades e seu próprio ritmo. Mas fica aqui uma dica do que pode dar certo e que é interessante observar em seu desempenho diário.

O meio do ano é decisivo na hora de dar um gás nos estudos?

Por meio de nossos dados, é possível perceber que os aprovados Medway passam a consumir ainda mais conteúdos disponíveis no app justamente no meio do ano. Ou seja, a preparação começa antes, mas quanto mais a data das provas se aproxima, mais intensos ficam os estudos.

Isso é exatamente um problema? Não! A gente sabe que quem estuda para a residência médica tem um monte de outras coisas para fazer. Estão no fim da faculdade, encaram algum estágio, atuam como médico generalista depois de se formar por algum tempo e assim por diante.

É mesmo complicado conciliar tudo. Só não dá mesmo para deixar muita coisa para em cima da hora, certo? O meio do ano é basicamente o último momento que você tem para mergulhar de cabeça em sua preparação, portanto não perca o timing.

A partir do meio do ano, tente focar mais nas cobranças particulares de cada instituição. Vale a pena pesquisar quais são os assuntos e temas mais cobrados nas questões das 5 grandes áreas da Medicina, e direcionar um olhar especial para eles.

Assim, você consegue ir direto ao ponto e cumprir as exigências que a instituição dos seus sonhos faz. Nossas aulas têm esse foco e você pode pesquisar por materiais específicos de temas e instituições no aplicativo e em nossos cursos, de acordo com as suas necessidades. O importante mesmo é se dedicar!

Quer ser um aprovado Medway?

A gente tem muito conteúdo bacana para auxiliar você em seus objetivos, então aproveite todas as possibilidades que oferecemos. E nem é preciso falar que estudar com a Medway é sinônimo de estudar com os melhores, não é mesmo?

Se você quer ser um aprovado Medway, chegou a hora! Além de estudos autônomos e do conteúdo do aplicativo, vale a pena se dedicar aos nossos cursos Extensivos: são três modalidades diferentes, sendo um exclusivo para instituições de São Paulo, um que engloba 3 cursos em 1, e outro para quem ainda está no 5º ano, mas já quer começar a se preparar.

Acha que uma dessas propostas se encaixa em suas necessidades? Não perca mais tempo! Bora conhecer mais sobre os Extensivos Medway e se inscrever. Pra cima!

JoãoVitor

João Vitor

Capixaba, nascido em 90. Graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e com formação em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) e Administração em Saúde pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Apaixonado por aprender e ensinar. Siga no Instagram: @joaovitorsfernando