Carregando

O que é acupuntura? Conheça a especialidade médica

Muitas pessoas recorrem à acupuntura para o tratamento de problemas emocionais e até doenças físicas. Com origem chinesa, a técnica vem ganhando um destaque ainda maior por ser um tipo de terapia que atua para garantir o equilíbrio do organismo.

A modalidade terapêutica é recomendada para diversos pacientes com diferentes finalidades. Uma das principais vantagens é que a técnica quase não possui contraindicações, por se tratar de um processo que auxilia em tratamentos de maneira simples e prática.

Para você entender o que é acupuntura e como a especialidade possui diversos benefícios para o tratamento de diversas patologias clínicas, desenvolvemos um conteúdo especial. Continue a leitura para conhecer mais sobre esse famoso procedimento.

Como a acupuntura funciona?

Segundo um estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS), a especialidade apresentou resultados significativos para 41 doenças. A instituição reconheceu o tratamento por meio de estudos de um grupo científico em 1989. Porém, acredita-se que o surgimento do tratamento ocorreu há mais de 5.000 anos.

A técnica milenar da acupuntura consiste na aplicação de agulhas bem finas em regiões específicas do corpo, conhecidas como meridianos. Como ela se baseia na ideia de que o corpo é composto por uma quantidade de energia, acredita-se que a falta de equilíbrio pode ocasionar cansaço, dores e outros tipos de sintomas.

Assim, ela possui o intuito de restabelecer esse equilíbrio por meio da liberação de substâncias químicas no organismo, facilitando a circulação de energia enquanto age com efeito analgésico e anti-inflamatório. Dessa forma, a prática alivia dores e diversas complicações causadas por algumas doenças.

De acordo com a medicina tradicional chinesa, a acupuntura é recomendada para o tratamento de cerca de 300 patologias, como inflamações gerais, doenças neurológicas e respiratórias, problemas psicológicos, insônia e complicações emocionais.

Benefícios da técnica

Agora que você compreendeu como a acupuntura funciona, é hora de conhecer os benefícios da prática, principalmente por se tratar de um procedimento muito recomendado para auxiliar no tratamento e na prevenção de diversas doenças.

Uma das principais vantagens da acupuntura para o organismo é o fato de diminuir a necessidade de remédios e outros tipos de medicamentos de uso contínuo. Além de ser uma técnica que não oferece riscos à saúde, não causa nenhum tipo de efeito colateral no organismo.

Diversos estudos também demonstram a eficiência da acupuntura em casos de insônia e ansiedade, uma vez que o procedimento atua na liberação de neurotransmissores associados ao humor, como a serotonina.

Cuidados para a realização do procedimento

Entretanto, o procedimento deve ser realizado apenas por profissionais especializados na área, utilizando as agulhas recomendadas e descartáveis, pois a reutilização pode ocasionar diversas contaminações.

Como o tratamento pode causar sangramentos nas regiões onde as agulhas são aplicadas, caso o paciente use medicamentos anticoagulantes, ou seja, que afinam o sangue, é importante consultar um clínico geral ou um especialista para receber as recomendações adequadas em relação à técnica.

Especialização em acupuntura

Para entrar na área, existem dois tipos de especialização que os estudantes podem recorrer: a tradicional e a moderna. A primeira diz respeito à especialização baseada nas técnicas da medicina tradicional chinesa, enquanto a segunda se baseia em fatos científicos, considerada uma categoria de medicina alternativa.

Um acupunturista geralmente atua em clínicas de estética ou consultórios particulares, realizando os procedimentos adequados ao tipo de especialização escolhida. Além de ser reconhecida pela OMS, como citado anteriormente, a prática é disponibilizada como tratamento pelo SUS (Sistema Único de Saúde) no Brasil.

Para quem se interessa pela ocupação, uma vantagem é que a especialização não é restrita apenas aos médicos. Diversas áreas reconhecem a prática nos conselhos federais, como Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Biomedicina, Psicologia, Educação Física, entre outras.

A especialização em acupuntura pode ser feita em formato de curso livre ou modalidade de pós-graduação, uma vez que você possui os requisitos necessários para ingressar na área. Um deles é a formação em um dos cursos que reconhecem a prática, como citado anteriormente.

Melhore seu desempenho nas provas com a gente!

Como visto, a acupuntura é uma prática muito importante para o tratamento terapêutico de uma série de doenças e tem sido cada vez mais reconhecida tanto entre os profissionais quanto entre os pacientes. Além disso, é uma das especialidades de acesso direto para uma série de concursos de residência médica no país.

Portanto, para você melhorar seu desempenho nas principais provas e garantir a tão sonhada aprovação, temos o que é preciso! Além dos nossos cursos preparatórios, é possível conferir nossos materiais gratuitos com conteúdos para seus estudos, como e-books e minicursos.

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoanaRezende

Joana Rezende

Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina.