Carregando

Aplicativos de questões comentadas para residência: por onde começar

A jornada para a aprovação na residência dos sonhos pode ser bastante complicada — e até um pouco solitária. Estudar tantos conteúdos e acumular uma quantidade tão grande de conhecimentos em um período relativamente curto de tempo é um desafio e tanto, mesmo quando você adota boas estratégias, como a resolução de questões comentadas. É comum se sentir desamparado! Essa sensação pode gerar uma grande desmotivação, que nos torna ineficientes e nos faz perder um tempo precioso de preparação. Para a nossa sorte, hoje em dia existem muitas ferramentas que podem ajudar nesse processo; aplicativos de celular são um bom exemplo. Mas você sabe por onde começar no campo extenso dos aplicativos de questões comentadas?

Se não sabe, pode respirar aliviado que a gente tá aqui pra te ajudar e dar umas dicas! No post de hoje vamos te dar uma espécie de passo a passo para ficar mais familiarizado com os aplicativos de questões comentadas, otimizando, assim, os resultados dos seus estudos!

Simbora?

Escolhendo um dos aplicativos de questões comentadas

Não queremos soar óbvios demais, mas o primeiro passo para fazer bom uso dos aplicativos de questões comentadas é… escolher um. Entre tantas opções na Play Store ou na App Store, no entanto, essa escolha pode ser mais complicada do que você imagina. 

Para começo de conversa: geralmente, esses apps estão associados a cursos preparatórios, mas também podem ter opções freemium. As funcionalidades que esses aplicativos podem ter são variadíssimas, mas vale a pena ficar atento para algumas mais relevantes, como banco de questões, simulados, entre outras que você pode conferir neste post, no qual entramos mais a fundo nesse ponto.

Se organize!

Aplicativo escolhido? Então é hora de planejar como você vai fazer o melhor uso possível dele. O tempo é um recurso essencial, porém limitado, e ter um guia de o que fazer em cada momento é uma grande vantagem na hora de estudar para a residência, até pela segurança proporcionada.

O primeiro ponto é juntar todas as tarefas que você executa ao longo da semana — todas mesmo— e categorizá-las entre urgente, importante, ambos ou nenhum dos dois. Depois, é interessante que você construa algo como, por exemplo, uma tabela de horários. Nela, é importante que você visualize todas as tarefas que precisa fazer. Isso vale desde “almoço” até “limpar o banheiro”, variando de acordo com o que você precisa fazer ao longo do seu dia. 

No que diz respeito aos aplicativos de questões comentadas, você pode inseri-los dentro dessa rotina de estudos como uma ferramenta, seja depois de assistir a uma aula do cursinho, de ler um capítulo de uma apostila ou em qualquer situação que condiga com a sua rotina.

Em todo caso, aqui vai uma dica extra: nós, pessoalmente, recomendamos priorizar Preventiva, GO e Pediatria! Essas três áreas tendem a ter o melhor custo-benefício entre as grandes áreas — e custo-benefício é a palavra-chave na hora de estudar.

Meça seus resultados

Seguinte: para entender melhor suas dificuldades e conseguir direcionar os estudos, é importante para o estudante medir os resultados a partir dos aplicativos de questões comentadas. Para manter um registro de seu progresso, podem ser usados dados como a quantidade de acertos em cada uma das áreas e temas e, a partir disso, direcionar seus estudos, aumentando e reduzindo a carga de questões de cada disciplina. 

Isso, inclusive, serve como argumento para o fato de que é muito importante buscar por aplicativos que permitam filtrar o conteúdo e fazer trilhas personalizadas. Que nem sempre reforçamos: o tempo é um recurso essencial, mas é limitado. Você precisa fazer o melhor uso possível dele para ter um estudo eficiente que te leve à residência dos seus sonhos!

E quer mais uma sugestão?

Já que falamos tanto de aplicativos de questões comentadas, aqui vai uma recomendação nossa!

Há um tempinho, nós aqui da Medway lançamos um aplicativo de questões de residência médica projetado especialmente pra você, que quer passar na residência dos sonhos! Você pode começar a testar o app quando quiser! São até 3 mil questões, 5 questões comentadas, 3 trilhas personalizadas e até 3 capítulos de apostila grátis

Com mais de 10 mil questões comentadas das principais de instituições de São Paulo — USP, Unifesp, USP-RP, Unicamp, IAMSPE, ISCMSP, SUS-SP e outras —, além até de algumas instituições de outros estados, como UFPR, UFRJ e UERJ, o aplicativo busca te dar o direcionamento necessário, sem oferecer soluções genéricas que “funcionam para todo mundo”. Além do filtro por instituição, você pode filtrar seus exercícios de revisão por tema e foco, com a possibilidade de marcar questões como favoritas e de fazer anotações sobre elas!

Além disso, o aplicativo da Medway também oferece simulados, com o diferencial de serem simulados originais, específicos por instituição! Toda semana, o aplicativo recebe atualizações, incluindo novos desafios que são publicados no feed.

O aplicativo também permite que os alunos se comuniquem de mais uma forma com os professores, podendo tirar dúvidas sobre conteúdos dentro do próprio aplicativo. E é muito simples: ao finalizar a compra do nosso curso Intensivo ou do Extensivo, você já recebe um acesso para o app, com acesso a todos os recursos. O Medway Residência Médica está disponível para smartphones Android e iOS

É isso, galera! Pra cima!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
AlexandreRemor

Alexandre Remor

Nascido em 1991, em Florianópolis, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP (HC-FMUSP) e Residência em Administração em Saúde no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Fanático por novos aprendizados, empreendedorismo e administração.