Carregando

Associação Médica Homeopática Brasileira (AMHB): tudo o que você precisa saber

Se você já terminou a sua residência médica em Homeopatia e quer saber onde se associar pra ter acesso a conteúdos, cursos e benefícios, ou se ainda está na briga por uma vaga na residência desta especialidade e já quer ficar por dentro das associações e parcerias na sua jornada profissional, vem com a gente conhecer a AMHB – Associação Médica Homeopática Brasileira.

A Associação Médica Homeopática Brasileira

A Associação Médica Homeopática Brasileira foi fundada em 24 de Novembro de 1979 e é filiada à Associação Médica Brasileira (AMB) através do seu Conselho de Especialidades. A Homeopatia é reconhecida no Brasil como uma especialidade médica desde os anos 80 e, em 2006, ela foi aprovada pelo Ministério da Saúde como uma das práticas integrativas que podem ser desenvolvidas pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC).  

Apesar disso, a especialidade ainda enfrenta alguns desafios em virtude da falta de informação sobre como o sistema de tratamento funciona e como os medicamentos agem. A missão da AMHB é colaborar para que mais pessoas tenham acesso à informação, conheçam o tratamento homeopático e todos os seus benefícios à saúde.

A AMHB reúne 20 entidades regionais filiadas, de norte a sul do país, com o objetivo de reuni-las e apoiá-las nas questões científicas, éticas, sociais, econômicas e até mesmo jurídicas pertinentes ao interesse da área. Tudo isso para que juntas possam unir e inspirar os médicos homeopatas por meio do aprimoramento profissional, com educação médica continuada, formação técnica e certificação autorizada. 

Cabe à AMHB fornecer o Título de Especialista em Homeopatia que segundo a entidade, há cerca de 2900 médicos homeopatas no Brasil, responsáveis pelo atendimento de 50 milhões de pessoas. A AMHB ainda promove campanhas de divulgação da Homeopatia através de produções culturais que veiculem o interesse da Homeopatia, cursos, e publicações de interesse aos médicos associados. Tudo isso visando a cooperação entre os profissionais homeopatas e a melhoria contínua da especialidade.

Como se associar à AMHB

Para se associar a AMHB (Associação Médica Homeopática Brasileira) o médico precisa entrar em contato primeiro com a associação federada do seu estado ou região. Em seguida, eles fazem seu cadastro e emitem o boleto para pagamento anual. Assim, desta forma, o profissional vai poder participar de forma ativa na construção de uma especialidade melhor e lutar pela valorização da área. Além, é claro, de obter inúmeras vantagens tais como educação médica continuada, valorização e defesa profissional, melhoria constante na experiência do associado e, ainda, descontos em cursos e eventos da associação. 

Você pode encontrar aqui a lista completa de associações regionais de Homeopatia, com todos os seus e-mails e telefones de contato para você buscar mais informações. 

O que faz a Associação Médica Homeopática Brasileira

A AMHB é uma entidade sem fins lucrativos que busca desenvolver ações para sempre estimular seus associados no seu desenvolvimento profissional. A Associação Médica Homeopática Brasileira possui um trabalho voltado à prestação de consultoria aos membros que pretendem começar o seu próprio consultório, apresentando soluções que já foram testadas por outros parceiros.

Buscando assim, encontrar a melhor alternativa para o início e desenvolvimento do consultório e da prática da especialidade médica. Tudo isso sem deixar de considerar as particularidades de cada região do país no que diz respeito à gestão de negócios, empreendedorismo e marketing. 

Além de contribuir para o início da carreira do médico iniciante que deseja empreender e ter o seu próprio consultório, a AMHB também disponibiliza aos seus associados periódicos e artigos sobre homeopatia, que vão auxiliar em pesquisas e na formação de futuros médicos homeopatas.

E aliás, esse é mais um dos objetivos da AMHB: aumentar o número de pesquisas e estudos em todo o Brasil para que haja, dessa forma, uma melhora no atendimento em consultórios e resposta dos pacientes ao tratamento.

Ao longo de todo o ano, a AMHB organiza diversos encontros, eventos, simpósios, congressos nacionais e internacionais, entre outras programações nas quais os associados podem desfrutar de descontos exclusivos e receber, em primeira mão, todas as informações mais relevantes sobre eles. 

Eventos da AMHB

Dentre os eventos e atividades propostos pela AMHB para os seus médicos associados, os cursos de especialização em Homeopatia oferecidos pelas regionais e a residência médica 

estão entre os mais cotados. A AMHB também divulga artigos e promove cursos e palestras sobre a Homeopatia, e eventos como a 35° edição do Congresso Brasileiro de Homeopatia, que aconteceu em junho de 2021 e contou com a presença do renomado estudioso Dr. Dinesh Chauhan, da The Other Song, na Índia.

Título de especialista na AMHB

O Título de Especialista em Homeopatia é obrigatório para que o médico possa atuar na especialidade no Brasil, e ele é expedido pela Associação Médica Homeopática Brasileira (AMHB), em convênio com a Associação Médica Brasileira (AMB). 

Para a obtenção da titulação de especialista nessa área, é necessário que o médico tenha realizado o Programa de Residência Médica em Homeopatia. O programa tem duração de 2 anos, e pode ser realizado em instituições credenciadas pela Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação (CNRM/MEC). Além disso, é necessária a posse da certificação, e realizar o exame de suficiência. 

Há ainda mais duas outras possibilidades de se conseguir o Título de Especialista em Homeopatia para aqueles que não fizeram a residência médica: o médico deve possuir certificado de conclusão de treinamento teórico prático em Homeopatia. Este treinamento tem duração e matriz de competência igual à do respectivo programa de residência médica reconhecido pela CNRM/MEC, e pode ser feito em instituições credenciadas pela AMHB.

Outra opção, ainda, é ter a comprovação de capacitação por atuação prático-profissional em Homeopatia por no mínimo 4 anos. Vale lembrar que essa comprovação deve vir por meio de carta do diretor ou do coordenador da Instituição onde se deu a atuação profissional.

E pra você que quer mais informações sobre o Título de Especialista em Homeopatia da AMHB, dá uma olhada aqui. Nesse link você vai ter acesso a todas as informações, vai encontrar a lista de todos os pré-requisitos, os procedimentos e também as formas de preenchimento da ficha de inscrição. Além disso, o site da AMHB traz explicações detalhadas de como proceder em relação ao envio dos documentos exigidos e sobre a realização da prova. 

Quer saber sobre outras especialidades antes de escolher qual é a que melhor se encaixa no seu perfil? Então, dá só uma conferida nos artigos que fizemos sobre qual carreira seguir dentro da Medicina, como esse aqui sobre os 3 hospitais mais concorridos para fazer Residência Médica em Dermatologia no SUS-SP. 

A Residência Médica em Homeopatia

A Residência Médica em Homeopatia tem duração de 2 anos e é de acesso direto, ou seja, não necessita de pré-requisito. Durante o curso, os residentes vão estudar de maneira mais aprofundada sobre as medicações, desde a sua origem até seus resultados no organismo. Também vão estudar sobre suas formas farmacêuticas, a farmacotécnica e modo correto de preenchimento do receituário homeopático. Além de participar de discussões semanais e da observação de casos clínicos ambulatoriais e em enfermarias.

Quem escolhe essa especialidade tem gosto pela pesquisa, pelo tratamento holístico do paciente e apreço pela relação médico-paciente cuidadosa e humanizada. Por isso, ao longo de sua formação, os residentes precisam desenvolver a capacidade de se comunicar, refletir, questionar e fazer perguntas pertinentes durante o processo de análise e diagnóstico. 

O especialista em Homeopatia tem como principais áreas de atuação o ambulatório e o consultório, tanto no serviço público quanto em clínicas particulares. Muitas vezes, o homeopata acaba optando por empreender, abrindo seu próprio consultório e ampliando suas possibilidades de rendimento, já que segundo pesquisa do site Salario.com.br junto a dados oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web, um médico homeopata ganha em média R$7.501,60 no mercado de trabalho brasileiro para uma jornada de trabalho de 20 horas semanais.

E aí, gostou de conhecer um pouquinho mais da Associação Médica Homeopática Brasileira (AMHB)?

Então, bora pra cima! É chegada a sua hora de se preparar para as provas da residência médica com foco e qualidade: inscreva-se no Intensivo São Paulo! Esse é o nosso curso com dezenas de videoaulas ao vivo e gravadas com os temas que você realmente precisa saber para ingressar nas maiores instituições de residência médica de São Paulo. Você vai ter acesso também a um app com milhares de questões comentadas por um time de professores especialistas e que conhecem bem todo o processo de seleção. 

Agora, se o que você quer é mais conteúdos gratuitos sobre as residências médicas, corre pra Academia Medway que você vai encontrar diversos materiais que vão te ajudar a entender melhor como são as provas das principais instituições de todo o país. Dá só uma olhada nesse Guia Definitivo da Unicamp

Já aqui no Blog, você pode continuar navegando para conhecer mais sobre a Residência Médica no Complexo Hospitalar Padre Bento em Guarulhos pelo SUS – SP ou saber como é o cenário da residência médica no Brasil e dar o primeiro passo com segurança, em direção ao seu sonho de se tornar um especialista. Tá esperando mais o quê? Vamos estudar juntos! Bora pra cima, galera! 

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
DjonMachado

Djon Machado

Catarinense e médico desde 2015, Djon é formado pela UFSC, fez residência em Clínica Médica na Unicamp e faz parte do time de Medicina Preventiva da Medway. É fissurado por didática e pela criação de novas formas de enxergar a medicina.